RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

ARRANCARAM CANDIDATURAS AO ENSINO SUPERIOR

ARRANCARAM CANDIDATURAS AO ENSINO SUPERIORnbsp| RÁDIO REGIONAL

As candidaturas à primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior arrancam esta quinta-feira, com 50.688 vagas disponíveis nas universidades e politécnicos públicos, um ligeiro aumento face a 2015, mas o primeiro em quatro anos.

De acordo com dados disponibilizados pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), para o concurso que arranca agora, há mais 133 vagas do que as 50.555 disponibilizadas no ano passado, o que se traduz num aumento ligeiro, distribuído entre várias instituições, mas que contraria uma tendência de queda do número de vagas iniciada em 2012.

Há 28.310 vagas (55,9%) no ensino universitário e 22.378 vagas (44,1%) no ensino politécnico, uma distribuição que mantém a proporção dos últimos anos.

Às vagas do concurso nacional de acesso acrescem 660 vagas para concursos locais, organizados pelas próprias instituições, destinados a colocar candidatos nos cursos superiores artísticos, como música, teatro, dança e cinema.

Há 1.060 cursos disponíveis: 952 licenciaturas de 1.º ciclo, com 42.104 vagas, 101 mestrados integrados, com 8.418 vagas, e sete cursos preparatórios de mestrado integrado, com 166 vagas.

Engenharia e Saúde são duas das áreas de estudo que aumentam a oferta de vagas, em 2016, para a primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, em comparação com 2015, mas a tendência é para a estabilidade.
As candidaturas arrancam a 21 de Julho e terminam a 10 de Agosto, devendo ser entregues ‘online’, no portal da DGES, com os candidatos a poderem autenticar-se com o cartão do cidadão.

Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso são divulgados no dia 12 de setembro, no portal da DGES, seguindo-se depois uma segunda e terceira fases de candidatura, para os estudantes que não conseguirem colocação na primeira fase.

LUSA

VEJA AINDA:

AULAS SUSPENSAS NO INÍCIO DE JANEIRO MAS MANTÊM-SE EXAMES DO ENSINO SUPERIOR

Lusa

SETE EM CADA 10 ALUNOS TERMINAM O SECUNDÁRIO NOS TRÊS ANOS ESPERADOS

Lusa

ABANDONO ESCOLAR PRECOCE CAI PARA 5,2% NO TERCEIRO TRIMESTRE 2021

Lusa

MURÇA: CERCA DE 170 ALUNOS EM ISOLAMENTO E COM ENSINO À DISTÂNCIA

Lusa

LEIRIA: POLITÉCNICO COM DIFICULDADE PARA PAGAR SALÁRIOS PEDE AJUDA AO GOVERNO

Lusa

NÚMERO DE BOLSAS ATRIBUÍDAS NO ENSINO SUPERIOR EM OUTUBRO QUASE DUPLICA EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit