RÁDIO REGIONAL | PORTUGAL
NACIONAL

ASSOCIAÇÃO LANÇA CAMPANHA DE PROMOÇÃO DA BATATA PORTUGUESA COM SELO COMUM

A Porbatata lançou hoje a campanha nacional de promoção da batata portuguesa, que vai incluir um selo comum da marca “Miss Tata” para ajudar os consumidores a identificar o produto.

“Numa altura em que a colheita de batata nova decorre um pouco por todo o país, os produtores associados da Porbatata vão usar nas suas embalagens a marca Miss Tata ajudando, assim, os consumidores a identificar mais facilmente a origem do produto”, indicou, em comunicado, a Associação da Batata de Portugal (Porbatata).

Esta vai ser a primeira vez que a marca coletiva estará nas embalagens à venda no retalho.

A campanha, promovida em conjunto com a Associação portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), deverá prolongar-se até setembro.

A par da campanha nacional, vai ainda decorrer uma promoção internacional, utilizando, novamente, o selo “Miss Tata” nas embalagens de batata para exportação.

Em comunicado, o presidente da Porbatata, Sérgio Ferreira, afirmou que “a preferência por produtos nacionais não é apenas uma necessidade de estímulo económico”, mas também um incentivo aos portugueses “para que escolham alimentos mais saborosos, produzidos localmente e, por isso, mais frescos e amigos do ambiente”.

Por sua vez, a diretora-geral adjunta da APED, Mónica Ventosa, notou que o setor da distribuição “está permanentemente empenhado em promover e apoiar a produção nacional”, como se refletiu na adesão de insígnias à divulgação da campanha.

Em Portugal, o consumo ‘per capita’ de batata é de 93,6 quilos por ano, segundo dados da Porbatata enviados à Lusa.

As batatas nacionais são produzidas em todo o país, destacando-se as zonas de Entre o Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana.

A área total ocupada por o cultivo deste produto ascende a 22 mil hectares e a produção média situa-se nas 400 mil toneladas anuais.

Em 2020, as exportações de batata portuguesa ultrapassaram os 18 milhões de euros, sendo a União Europeia o principal destino.

Por mercado, Espanha absorve 48% das exportações nacionais em valor.

VEJA AINDA:

RUÍDO DOS BARCOS AFETA ‘ACASALAMENTO’ DOS PEIXES – ESTUDO

Lusa

SANTARÉM: BAIXOS CAUDAIS DO RIO TEJO COLOCAM EM RISCO A PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Lusa

ANTÓNIO COSTA: ‘PORTUGAL TEM DE ESTAR NA LINHA DA FRENTE DA TRANSIÇÃO TECNOLÓGICA’

Lusa

CRISE: PORTUGAL TEM MAIOR QUEBRA DO PIB DA UE NO PRIMEIRO TRIMESTRE

Lusa

CRISE: GOVERNO ABRE APOIO DE 11 MILHÕES PARA AGRICULTORES E PME – COVID-19

Lusa

MERCADO AUTOMÓVEL COM SUBIDA DE 19,8% ATÉ MAIO COM 77.090 VEÍCULOS

Lusa