RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

ASSOCIAÇÃO LANÇA PACTO NACIONAL PARA REDUZIR E REUTILIZAR PLÁSTICOS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Uma associação do setor dos resíduos lançou hoje um Pacto Nacional dos Plásticos, que envolverá empresas, Governo, universidades e outras organizações num compromisso para reduzir o uso e encorajar a sua reciclagem e reutilização.

O presidente da Smart Waste, Aires Pereira, disse à agência Lusa que espera que o pacto seja assinado em novembro e que o Governo que sair das eleições de outubro mantenha o apoio já manifestado pelo atual titular da pasta do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Sem o apoio do Governo, será impossível garantir a aplicação do pacto, referiu, salientando que é ao executivo que compete criar “políticas públicas de utilização dos plásticos”.

O objetivo é criar “uma fileira da produção à recolha” para reduzir “ao mínimo” a utilização de plásticos de uso único, “os mais difíceis de reutilizar”.

Pretende-se contribuir para colocar o plástico no esquema da economia circular, em que se reduz a utilização de matéria prima nova e se aposta na recolha de resíduos, reciclagem e reutilização na cadeia de valor.

“Só reutilizamos cerca de 25 por cento do plástico, o resto acaba incinerado ou vai parar ao mar”, indicou.

Em relação aos consumidores, trata-se de “mudar comportamentos, o que é cada vez mais necessário”, e que começa com as próprias organizações – Aires Pereira preside à câmara municipal da Póvoa de Varzim pelo PSD -, como as autarquias, a darem “um contributo” em gestos como acabar com plásticos de uso único nos serviços municipais, como copos ou garrafas.

Uma questão central, afirmou Aires Pereira, é envolver as empresas, sabendo-se que “a produção de plástico virgem é mais barata”.

“É preciso um efeito de compensação para as empresas não irem à falência. Tem que haver incentivos fiscais, um produto feito com plástico reciclado não pode pagar o mesmo IVA que um produto feito com plástico virgem”, defendeu.

O Pacto é promovido pela Smart Waste, que reúne uma centena de membros ligados ao setor dos resíduos, desde empresas a universidades, e pela fundação Ellen Macarthur, fundada pela velejadora britânica, que se dedica a acelerar a transição para uma economia circular.

Iniciativas semelhantes foram já lançadas no reino Unido, Chile e França.

VEJA AINDA:

BATERIAS IMPOSSÍVEIS DE SUBSTITUIR AUMENTAM DESPERDÍCIO E GASTOS, ALERTAM AMBIENTALISTAS

Lusa

ESTUDO: OCEANO ÁRTICO COMEÇOU A AQUECER NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Lusa

SÃO PEDRO DA COVA: REMOÇÃO DOS RESÍDUOS PERIGOSOS CONCLUÍDA NO INÍCIO DE 2022

Lusa

PORTUGAL AUMENTA EM 08% RECICLAGEM DE EMBALAGENS – PONTO VERDE

Lusa

POLUIÇÃO MATOU PREMATURAMENTE 364.200 EUROPEUS, QUASE 5.000 ERAM PORTUGUESES

Lusa

FOZ CÔA: BARCO ELETROSSOLAR TRANSPORTOU CERCA DE MIL VISITANTES ÀS GRAVURAS RUPESTRES

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit