RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

ATAQUE TERRORISTA EM BRUXELAS

ATAQUE TERRORISTA EM BRUXELASnbsp| RÁDIO REGIONAL

Últimas informações dão conta de que foram ouvidos disparos após alguém ter gritado palavras em árabe. Aeroporto foi evacuado e o espaço aéreo fechado.

Três grandes explosões ocorreram esta terça-feira de manhã no aeroporto internacional de Zaventem, em Bruxelas, na zona das partidas. Fontes hospitalares citadas pela emissora pública belga RTBF falam em 28 mortos e dezenas de feridos.

Minutos antes das explosões, um homem terá gritado palavras em árabe e logo a polícia disparou sobre ele. Segundo a emissora belga VRT, as explosões foram levadas a cabo por bombistas suicidas.

O nível de ameaça foi elevado para quatro em todo o país (estava no nível 3) e activado o plano de catástrofe provincial.

“Ouvi duas grandes grandes explosões. Senti o edifício a tremer e depois havia muito pó e fumo”, descreve um repórter da Sky News que se encontrava na zona do “duty free”.

O aeroporto foi evacuado e as ligações de comboio entre o aeroporto e a capital suspensas. Os voos estão também suspensos e o espaço aéreo foi fechado.

A primeira explosão terá ocorrido às 8h00 (7h00 em Lisboa), ao que tudo indica junto ao balcão da American Airlines, mas esta informação ainda não foi confirmada.

As imagens que estão a ser divulgadas mostram fumo a sair do edifício do terminal e grandes danos no interior do edifício, cujo tecto já abateu. As janelas também não resistiram às explosões e os estilhaços atingiram várias pessoas.

É ainda desconhecida a causa das explosões e se se tratou de um acidente ou de um atentado. Certo é que aconteceram quatro dias depois da detenção, em Bruxelas, do principal suspeito dos ataques de Novembro em Paris. Salah Abdeslam, 26 anos, foi detido na sexta-feira, depois de quatro meses em fuga. A sua detenção permitiu identificar um novo suspeito: Najim Laachraoui, de 24 anos, mais conhecido pelo nome falso de Sufiane Kayal.

Desde então, a polícia belga tem estado mais alerta para eventuais represálias.

O aeroporto internacional de Bruxelas serve mais de 23 milhões de pessoas por ano.

Uma resposta esperada: Na segunda-feira, o ministro belga da Administração Interna, Jan Jambon, afirmou que o país estava em alerta dada a possibilidade de vingança por parte de aliados de Salah Abdeslam.

“Sabemos que neutralizar uma célula pode levar outras a entrar em acção. Estamos cientes de que este é um desses casos”, antecipou numa entrevista à rádio pública.

O investigador francês Francois Molins afirmou, numa conferência de imprensa em Paris, no sábado, que Abdeslam – cidadão francês nascido e criado em Bruxelas – admitiu ter pretendido fazer-se explodir no Stade de France, durante os atentados, mas que acabou por desistir.

VEJA AINDA:

COVID-19: 42% DOS RECUPERADOS COM SINTOMAS DE STRESS PRÓ-TRAUMÁTICO

Lusa

PENAFIEL: INVESTIMENTO DE UM MILHÃO DE EUROS NO SERVIÇO DE PNEUMOLOGIA DO HOSPITAL

Lusa

OBESIDADE CUSTA 1,2 MIL MILHÕES POR ANO AOS PORTUGUESES

Lusa

PORTO: ALA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL DE SÃO JOÃO NO PORTO COMEÇA A RECEBER CRIANÇAS EM NOVEMBRO

Lusa

PORTUGUESES CONSOMEM EM MÉDIA DUAS VEZES MAIS CALORIAS DO QUE O RECOMENDANDO

Lusa

MAIS DE 190 MÉDICOS SOLIDÁRIOS COM DIRETORES DEMISSIONÁRIOS DO CENTRO HOSPITALAR DE SETÚBAL

Lusa