RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

CHEGARAM OS AUTOCARROS SEM MOTORISTA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Já é possível apanhar um autocarro sem condutor em Londres. O minibus Harry vai circular junto ao complexo de entretenimento O2, na capital britânica, durante as próximas três semanas, num teste com passageiros a sério.

O veículo sem condutor desenvolvido pela Oxbotica, e que integra um projeto denominado GATEway, tem quatro lugares sentados e faz viagens num percurso predefinido, movimentando-se à “estonteante” velocidade de pouco mais de 16 km por hora.

Sem pedais nem volante, o Harry usa as suas cinco câmaras e três radares laser do sistema LIDAR para ver o que se passa à sua volta e deslocar-se. Embora seja controlado à distância por um computador, a bordo há um técnico a analisar tudo e intervir para parar o minibus autónomo, caso seja necessário.

Os testes ao protótipo vão prolongar-se durante as próximas três semanas, período de tempo em que deverão ser transportadas cerca de 100 pessoas. Os promotores do GATEway pensam que será possível lançar o serviço em 2019, já “com direito” a pagar bilhete e disponível noutros locais.

Veja aqui o vídeo:

VEJA AINDA:

5G: PRESIDENTE DA ANACOM GARANTE ‘COBERTURA PLENA’ EM PORTUGAL EM 2025

Lusa

PORTO: ADESÃO AO TÍTULO GRATUITO DE TRANSPORTE PARA JOVENS CRESCEU 20% EM SETEMBRO

Lusa

GREVE: CP AVISA QUE NA SEXTA-FEIRA HAVERÁ ‘FORTES PERTURBAÇÕES’ NO SERVIÇO

Lusa

TRABALHADORES DAS RODOVIÁRIAS PRIVADAS EM GREVE HOJE EM TODO O PAÍS

Lusa

TRABALHADORES DA RODOVIÁRIA DE LISBOA CONVOCAM GREVE PARA 20 E 21 DE SETEMBRO

Lusa

GUARDA: NOVAS PLACAS TOPONÍMICAS EQUIPADAS COM ‘CÓDIGOS QR’

Lusa