RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

CHEGARAM OS AUTOCARROS SEM MOTORISTA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Já é possível apanhar um autocarro sem condutor em Londres. O minibus Harry vai circular junto ao complexo de entretenimento O2, na capital britânica, durante as próximas três semanas, num teste com passageiros a sério.

O veículo sem condutor desenvolvido pela Oxbotica, e que integra um projeto denominado GATEway, tem quatro lugares sentados e faz viagens num percurso predefinido, movimentando-se à “estonteante” velocidade de pouco mais de 16 km por hora.

Sem pedais nem volante, o Harry usa as suas cinco câmaras e três radares laser do sistema LIDAR para ver o que se passa à sua volta e deslocar-se. Embora seja controlado à distância por um computador, a bordo há um técnico a analisar tudo e intervir para parar o minibus autónomo, caso seja necessário.

Os testes ao protótipo vão prolongar-se durante as próximas três semanas, período de tempo em que deverão ser transportadas cerca de 100 pessoas. Os promotores do GATEway pensam que será possível lançar o serviço em 2019, já “com direito” a pagar bilhete e disponível noutros locais.

Veja aqui o vídeo:

VEJA AINDA:

PORTO: METRO ALARGA LINHA DO AEROPORTO E REFORÇA FREQUÊNCIAS

Lusa

LISBOA: TRABALHADORES DO METRO AVANÇA PARA A GREVE EM JUNHO

Lusa

CP: TRABALHADORES EM GREVE ESTA SEGUNDA-FEIRA POR MELHORES SALÁRIOS

Lusa

NOS E ALTICE DIZEM QUE NÃO ESTÃO LIVRES DE SER ALVO DE ATAQUE COMO A VODAFONE

Lusa

APPLE TERMINA PRODUÇÃO DE IPOD AO FIM DE MAIS DE 20 ANOS

Lusa

GOVERNO ESPERA ‘RESOLVER’ OS PROBLEMAS DE ACESSO EM ZONAS SEM INTERNET

Lusa