Connect with us

DESPORTO

AVES VENCEM POR 2-0 EM CASA DOS CONQUISTADORES

O Desportivo das Aves venceu hoje por 2-0 no reduto do Vitória de Guimarães, em encontro da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, resultado que despromove matematicamente o Feirense.

Data:

em

O Desportivo das Aves venceu hoje o Vitória de Guimarães por 2-0, num jogo que controlou do princípio ao fim, e aproximou-se da manutenção na I Liga portuguesa de futebol, ao subir ao 11.º lugar, decorridas 30 jornadas.

A equipa avense esteve sempre mais tranquila em campo, recuou estrategicamente no terreno após ter inaugurado o marcador aos nove minutos, por Derley, e selou o primeiro triunfo da sua história no reduto do Vitória aos 66, por Mama Baldé, frente a um adversário que raramente criou perigo, apesar de ter tido 64% de posse de bola.

A formação treinada por Augusto Inácio somou o sétimo jogo seguido sem derrotas fora, passou a somar 33 pontos, mais seis do que o Nacional, 16.º classificado, e sentenciou ainda a descida do Feirense à II Liga – é 18.º, com 15 pontos, e está a 16 do Tondela, a primeira equipa acima da ‘linha de água’, com cinco jogos por disputar.

Os vimaranenses, que ambicionam o quinto lugar e o apuramento para a Liga Europa, averbaram o segundo desaire consecutivo e continuam no sexto posto, com 45 pontos, menos quatro do que o Moreirense, equipa que recebe no sábado o Desportivo de Chaves.

Assente num sistema tático com três centrais e dois laterais adiantados, que se juntavam à linha defensiva nos momentos sem bola, o Desportivo das Aves entrou bem no jogo, a tentar aproveitar a velocidade dos seus extremos, Luquinhas e Mama Baldé, para ameaçar a baliza vitoriana.

Depois de Jorge Fellipe ter cabeceado à figura de Miguel Silva, quando estava em boa posição para marcar, aos quatro minutos, a turma avense faturou pouco depois, num ataque rápido em que Luquinhas seguiu pela esquerda e vislumbrou Derley na zona central, com o ponta de lança a colocar a bola fora do alcance do guardião vitoriano.

Em vantagem, a equipa treinada por Augusto Inácio recuou no terreno, mas manteve-se confortável no encontro, perante um Vitória, disposto no sistema tático habitual (4x3x3), que circulava a bola no seu meio-campo, mas sem criatividade para desequilibrar até ao intervalo, à exceção de um lance em que Alexandre Guedes atirou ao lado, após cruzamento de Tozé, aos 21 minutos.

A equipa treinada por Luís Castro passou a jogar em 4x4x2 após o intervalo, com as entradas de Rochinha e de Welthon para os lugares de Joseph e de Davidson, mas continuou a sentir problemas para criar espaços na defesa avense e para atirar à baliza até aos 60 minutos, à exceção de uma tentativa de Mattheus Oliveira muito por cima, aos 57.

O Aves, por seu turno, continuou recuado, à espera das perdas de bola do Vitória para subir no terreno com perigo, o que aconteceu aos 59 minutos, quando Mama Baldé tentou o ‘chapéu’ a Miguel Silva, sem sucesso, e aos 66, quando o mesmo Baldé aproveitou uma incursão de Rodrigo pela direita para encostar a bola para o fundo das redes.

Desorientada, e por entre muitos assobios a ecoarem das bancadas, a turma vitoriana ainda ameaçou o tento de ‘honra’, num remate ao lado de Alexandre Guedes, com a baliza deserta, aos 80 minutos, e noutro de Welthon, travado por Beunardeau, já nos descontos.

RESUMO DO JOGO:

JOGO AO MINUTO:

94′ + 4 Termina a partida! Triunfo do CD Aves por 2-0 no terreno do Vitória SC, em jogo da 30.ª jornada da Liga NOS. Derley (9′) e Baldé (66′) foram os marcadores dos golos da equipa de Augusto Inácio.
94′ + 4 Remate de Tozé na sequência de um livre batido por João Carlos Teixeira, mas há falta ofensiva e o lance perde-se.
94′ + 4 CD Aves: Entra M. Milos e sai Vitor.
92′ + 2 Welthon! Tiro do jogador vimaranense à entrada da área, Beunardeau responde com uma grande defesa.
91′ + 1 CD Aves: Entra Miguel Tavares e sai Luquinhas.
90′ Três minutos de compensação.
86′ Corte arriscado de Ponck, mas o Vitória SC não aproveitou e o perigo acaba por passar.
86′ CD Aves: Entra Fariña e sai Vítor Gomes.
85′ Livre de Tozé, Jorge Fellipe alivia. A bola sobra para João Carlos Teixeira que atira ao lado.
80′ O que falha Guedes! Passe de Rochinha, Vítor Costa corta e entrega ao adversário que, com a baliza escancarada, atira para fora.
80′ Que tiro! Remate forte de Mattheus Oliveira, a arriscar de fora da área e a obrigar Beunardeau a defender com o pé!
78′ Passe de Vítor Costa, a demarcar Rodrigo, mas é-lhe assinalado o fora-de-jogo.
75′ Passe perigoso de Baldé para a entrada de Luquinhas na área, limpou Sacko.
74′ Vitória SC: Entra Teixeira e sai Wakaso.
73′ Cabeceamento de Mattheus Oliveira, a sair por cima.
66′ CD Aves: Golo de M. Baldé! Boa jogada ofensiva dos avenses, passe atrasado de Rodrigo com Baldé a aparecer a desviar para o 2-0.
65′ Remate de Guedes, para fora.
59′ Defende Miguel Silva! Baldé ganha a Pedro Henrique e atira à baliza vimaranense, valeu a intervenção do guarda-redes da casa.
59′ Cruzamento tenso de Tozé, Beunardeau a encaixar.
57′ Remate desenquadrado de Mattheus Oliveira, a sair para as bancadas.
55′ Falta de Sacko sobre Luquinhas.
54′ Baldé desarma Rochinha, sem falta, diz o árbitro.
52′ Cruzamento de Tozé, Guedes cabeceia, Welthon ainda tenta chegar ao segundo poste, mas a bola sai pela linha de fundo.
50′ Falcão remata de fora da área, a sair por cima.
46′ Recomeça a partida.
46′ Vitória SC: Entra Welthon e sai Joseph.
46′ Vitória SC: Entra Rochinha e sai Davidson.
47′ + 2 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
46′ + 1 Florent aparecia com perigo na área, Ponck a resolver.
45′ Um minuto de compensação.
42′ Remate de Baldé de fora da área, a sair ao lado.
41′ Remate de Mattheus Oliveira de meia distância, Beunardeau estava atento e defendeu.
36′ Canto curto de Tozé, Mattheus Oliveira a cruzar, Guedes ainda toca de cabeça, mas sem perigo.
36′ Centro de Tozé, Ponck corta para canto.
35′ Tozé em esforço a conseguir evitar que a bola saísse e acaba por ganhar um canto.
34′ Jorge Fellipe tentava encontrar espaço na área, mas a defesa vimaranense a resolver.
31′ Mattheus Oliveira a bater o livre, Beunardeau a afastar.
30′ Falta de Vítor Costa sobre Tozé, livre perigoso para a equipa da casa.
29′ Cruzamento de Florent a sair para as mãos de Beunardeau.
27′ Luquinhas tenta o pontapé de bicicleta, mas a sair torto o remate.
25′ Saída arrojada de Miguel Silva, a chegar primeiro à bola do que Baldé.
23′ Defende Miguel Silva! Baldé enche o pé e já na área faz um remate intencional, a obrigar o guarda-redes vimaranense a uma defesa apertada.
21′ Ao lado! Tozé cruza, Guedes aparece na cara de Beunardeau, mas não consegue finalizar e a bola sai junto ao poste direito da baliza avense.
18′ Pedro Henrique desvia de cabeça, mas Beunardeau segura facilmente.
15′ Rodrigo cruza, Osorio não arrisca e afasta da área.
14′ Remate fraco e ao lado de Luquinhas.
13′ Perigoso! Guedes recupera a bola a Jorge Fellipe na área e atira prontamente, mas ao lado da baliza de Beunardeau.
9′ CD Aves: Golo de Derley! Incursão de Luquinhas, a cruzar para a área onde aparece Derley que, na cara de Miguel Silva, finaliza da melhor forma.
4′ Livre de Rodrigo, Jorge Fellipe à vontade a cabecear na área, mas a bola acaba nas mãos de Miguel Silva.
1′ Arranca a partida no Estádio D. Afonso Henriques!
0′ Minuto de silêncio em homenagem às vítimas mortais do acidente que aconteceu esta semana na Madeira.
0′ CD Aves (Suplentes): André, Defendi, Braga, Fariña, Milos, Rodrigues e Miguel Tavares.
0′ CD Aves (Onze inicial): Beunardeau, Rodrigo, Ponck, Diego Galo, Jorge Fellipe, Luquinhas, Falcão, Vítor Gomes, Vítor Costa, Baldé e Derley.
0′ Vitória SC (Suplentes): Douglas, Rafa Soares, Welthon, Teixeira, Ola John, Venâncio e Rochinha.
0′ Vitória SC (Onze inicial): Miguel Silva, Florent, Pedro Henrique, Osorio, Sacko, Davidson, Joseph, Mattheus Oliveira, Wakaso, Tozé e Guedes.
0′ Manuel Mota, da AF Braga, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre Vitória SC e CD Aves, partida da 30.ª jornada da Liga NOS.

AS MAIS LIDAS