INTERNACIONAL

AVIÃO CHOCA COM DRONE

BRITSH AIRWAYS

O Airbus A320 da British Airways fazia um voo proveniente de Genebra, e aproximava-se do aeroporto londrino, por volta das 13h deste domingo, com 132 passageiros e cinco tripulantes, quando colidiu com um objecto voador.

Depois da aterragem, o piloto relatou que o Airbus tinha sido atingido frontalmente por um objecto, que acredita ser um drone.

“A aeronave pousou em segurança, foi totalmente examinada pelos nossos engenheiros e autorizada a ser usada no próximo voo”, informou um porta-voz da British Airways, citado pela BBC.

A companhia adiantou que dará à polícia “toda a assistência” à investigação.

A unidade britânica de Polícia Especializada em Aviação, baseada em Heathrow, deu início a uma investigação sobre o incidente, mas não foram até agora efectuadas detenções.

No início de deste ano, a Associação Internacional de Transporte Aéreo alertou que os drones operados pelo público em geral são uma “ameaça crescente e real” à aviação civil.

Tony Tyler, diretor-geral da associação, pediu que seja criada urgentemente regulamentação ao uso de drones, “antes que um acidente mais grave ocorra“.

Em janeiro, a organização UK Air Proximity Board, que investiga incidentes nos quais aviões foram quase atingidos por objetos, revelou que no ano passado ocorreram nos aeroportos da Grã-Bretanha diversos episódios graves deste tipo.

VEJA AINDA:

SEGURANÇA: HÁ CERCA DE 1,5 MILHÕES DE ARMAS LEGAIS EM PORTUGAL – PSP

Lusa

GUARDA: GNR VIGIA DIARIAMENTE FRONTEIRAS TERRESTRES ENCERRADAS

Lusa

COVID-19: VARIANTE INGLESA É MAIS MORTÍFERA ALÉM DE MAIS CONTAGIOSA – PM BRITÂNICO 

Lusa

COVID-19: DETIDAS 462 PESSOAS DESDE MARÇO POR VIOLAÇÃO DAS REGRAS – PSP

Lusa

SEF: MAI ANUNCIA CERCA DE UMA CENTENA DE NOVOS INSPETORES

Lusa

PORTO: RUI MOREIRA ‘SUGERE’ QUE A TAP SEJA INCORPORADA NA CARRIS

Lusa