RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

BANCA E SEGUROS: IA AVANÇA MAS FALTAM COMPETÊNCIAS E REGULAÇÃO PESA

As instituições financeiras estão a acelerar a transferência de processos cruciais, como o atendimento ao cliente, para agentes de Inteligência Artificial (IA). Segundo o “World Cloud Report in Financial Services 2026”, do Research Institute da Capgemini, esta mudança visa gerar até 450 mil milhões de dólares em valor económico até 2028.

Nos bancos, 75% das instituições planeiam implementar IA em larga escala no apoio ao cliente, seguidos pela deteção de fraudes (64%). Nas seguradoras, a tendência é idêntica, com foco no atendimento (70%) e na subscrição de riscos. Contudo, a transição enfrenta barreiras severas: 92% dos responsáveis apontam a falta de competências dos colaboradores como um obstáculo crítico, e 96% queixam-se dos constrangimentos regulatórios.

Para mitigar custos, 25% das empresas preparam-se para adotar o modelo “service-as-a-software”, pagando por resultados concretos, como fraudes resolvidas, em vez de licenças.


Redação

VEJA AINDA:

MUNDIAL 2026: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ARBITRAGEM E OPERAÇÕES

Rádio Regional

BCE DEVERÁ SUBIR TAXAS DE JURO EM 25 PONTOS BASE PARA CONTER INFLAÇÃO

Rádio Regional

SUPERCOMPUTADOR COLOCA PORTUGAL NO TOP 5 DE FAVORITOS AO MUNDIAL 2026

Rádio Regional

MICROSOFT LANÇA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PRÓPRIA PARA REDUZIR DEPENDÊNCIA DA OPENAI

Rádio Regional

FRAUDE NOS SEGUROS ATINGE 87 MILHÕES DE EUROS EM INDEMNIZAÇÕES INDEVIDAS

Rádio Regional

GOVERNO PREVÊ SEGURO DE CALAMIDADES EM VIGOR JÁ EM 2027

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.