RÁDIO REGIONAL
DESPORTO

BENFICA VENCE O BRAGA E VOA RUMO AO TÍTULO (vídeo)

nbsp| RÁDIO REGIONAL

BRAGA 1 BENFICA 4 (ao intervalo: 1-0)

Marcadores:

1-0, Wilson Eduardo, 35 minutos (grande penalidade).

1-1, Pizzi, 59 (grande penalidade).

1-2, Pizzi, 65 (grande penalidade).

1-3, Rúben Dias, 69.

1-4, Rafa, 90.

EQUIPAS:

Sporting de Braga: Tiago Sá, Esgaio (Ryller, 85), Bruno Viana, Pablo Santos, Murilo, Palhinha, Claudemir, Wilson Eduardo (Dyego Sousa, 74), Ricardo Horta, Fransérgio (Trincão, 85) e Paulinho. Suplentes: Matheus, Marcelo Goiano, Ryller, João Novais, Xadas, Trincão e Dyego Sousa.

Treinador: Abel Ferreira.

Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Florentino Luís (Gedson, 80), Samaris, Pizzi (Salvio, 86), Rafa, João Félix (Taarabt, 90+1) e Seferovic. Suplentes: Svilar, Jardel, Gedson, Taarabt, Salvio, Cervi e Jonas.

Treinador: Bruno Lage.

Árbitro: Tiago Martins (Associação de Futebol de Lisboa).

Disciplina: cartão amarelo para Rúben Dias (33), Pizzi (34), Florentino Luís (45+1), Palhinha (45+2), Fransérgio (48), Esgaio (57), João Félix (60), Bruno Viana (64), Rafa (72) e Seferovic (77).

Assistência: 24.046 espetadores.

COMENTÁRIO:

Uma grande segunda parte permitiu hoje ao Benfica virar o resultado e vencer fora o Sporting de Braga, 4-1, na 31.ª jornada da I Liga de futebol, e dar um passo de gigante rumo ao 37.º título nacional.

Numa partida com três penáltis, os bracarenses marcaram primeiro, por Wilson Eduardo (35), de grande penalidade, mas os ‘encarnados’ viraram o jogo com outros dois castigos máximos, ambos convertidos por Pizzi (59 e 65), aumentaram por Rúben Dias, de cabeça, após canto (69), e sentenciaram o resultado por Rafa (90).

Os três primeiros golos do Benfica, em apenas 10 minutos, foram decisivos e o corolário de uma entrada muito forte no segundo tempo, que contrariou uma primeira parte muito ‘cinzenta’ dos benfiquistas.

A euforia que, no final da partida, se viveu nas bancadas com muitos adeptos benfiquistas reflete a vantagem de dois pontos, a três jornadas do fim, que o Benfica tem agora sobre o FC Porto, depois do empate do segundo classificado em Vila do Conde, diante do Rio Ave (2-2), na sexta-feira.

Já o Braga, após o triunfo do Sporting sobre o rival minhoto de Guimarães (2-0), no sábado, também precisava de vencer para continuar a alimentar o objetivo do terceiro lugar, mas deverá ter de se conformar com o quarto, ao ficar a seis pontos dos ‘leões’, que têm vantagem no confronto direto.

O Sporting de Braga repetiu o ‘onze’ que venceu em Santa Maria da Feira o Feirense (2-0), enquanto no Benfica registou-se o regresso de Rafa à equipa, em detrimento de Cervi, titular na goleada frente ao Marítimo (6-0) da última jornada.

A primeira parte do Benfica ficou muito aquém do que se esperava, mas a equipa de Abel Ferreira teve muito mérito nisso porque foi muito pressionante, mostrando uma grande disponibilidade física, o que viria a ‘pagar’ mais tarde.

Foram sempre os minhotos a estar mais perto da área adversária neste período e um ‘tiro’ de Fransérgio de fora da área (27) foi a ameaça para o que se viria a passar pouco depois: grande jogada individual do médio brasileiro, que galgou dezenas de metros com a bola, aguentou a pressão de Florentino, passou por Ferro e foi derrubado por Rúben Dias.

Wilson Eduardo inaugurou o marcador (35), fazendo o seu 11.º golo no campeonato (15.º no total das competições).

A melhor jogada dos ‘encarnados’ na primeira parte surgiu mesmo em cima do intervalo (45), com Rafa a solicitar André Almeida para um remate perigoso de fora da área.

Na segunda parte, contudo, o Benfica entrou com outra atitude. Grimaldo pôs à prova Tiago Sá de livre direto (48), mas uma muito melhor defesa surgiu pouco depois a remate de João Félix já bem dentro da área – a bola ainda embateu no poste (52).

O primeiro penálti surgiu por falta de Esgaio sobre João Félix e o segundo por mão de Bruno Viana após remate de Pizzi. Aos 69 minutos, um cabeceamento de Rúben Dias, após canto de Pizzi, ‘matou’ a partida.

Abel Ferreira ainda apostou em Dyego Sousa para o lugar de Wilson Eduardo (74) e o ponta-de-lança internacional português teve um belo pormenor aos 79 minutos, parando a bola no peito e rematando com um pontapé de bicicleta, mas à figura de Vlachodimos.

Com o Braga em evidente quebra física, Bruno Lage refrescou o meio-campo com Gedson (saiu Florentino) e, aos 83 minutos, João Félix não conseguiu ultrapassar Tiago Sá que defendeu também a recarga de cabeça de Rafa.

O técnico bracarense fez uma dupla substituição aos 85 minutos (Ryller e Trincão), mexida muito tardia, e um minuto depois Salvio rendeu Pizzi, mas foi Rafa, aproveitando uma desconcentração de Ryller na sequência de Tiago Sá ter impedido o golo a Seferovic, a fazer o quarto (90).

RESUMO DO JOGO:

FLASH INTERVIEW – ABEL FERREIRA:

FLASH INTERVIEW – BRUNO LAGE:

JOGO AO MINUTO:

96′ + 6 Termina a partida!
95′ + 5 Remate fraco se Gedson, segura Tiago Sá.
94′ + 4 Perigoso! Alguma confusão na área bracarense, a bola sofre vários desvios e sobra par Salvio, mas o argentino não consegue levar a melhor perante Tiago Sá.
91′ + 1 SL Benfica: Entra A. Taarabt e sai João Félix.
90′ Cinco minutos de compensação.
90′ SL Benfica: Golo de Rafa! Tiago Sá faz uma enorme defesa num primeiro momento, a negar a Seferovic o golo. A bola sobra para Rafa que passa por dois adversários e bate mesmo o guarda-redes bracarense.
86′ SL Benfica: Entra Salvio e sai Pizzi.
85′ SC Braga: Entra Ryller e sai Ricardo Esgaio.
85′ SC Braga: Entra Trincão e sai Fransérgio.
83′ Defende Tiago Sá! Pizzi mete em João Félix que atira à baliza mas vê o guardião bracarense negar-lhe o golo. Rafa aparece a cabecear, mas não atira à figura.
81′ SL Benfica: Entra Gedson e sai Florentino Luís.
79′ Dyego Sousa! Cruzamento para a área, o avançado bracarense mata no peito e tenta o remate acrobático, mas a bola acabou nas mãos de Odysseas.
77′ SL Benfica: Seferovic recebe cartão amarelo.
74′ SC Braga: Entra Dyego Sousa e sai Wilson Eduardo.
73′ Cruzamento de Murilo, Bruno Viana aparecia ao segundo poste, mas Odysseas segura.
72′ SL Benfica: Rafa recebe cartão amarelo. Falta sobre Fransérgio.
71′ Passe para Wilson Eduardo, chegou primeiro Odysseas.
69′ SL Benfica: Golo de Rúben Dias! Canto de Pizzi, Rúben Dias vem de trás para cabecear e atira ao segundo poste, sem hipótese para Tiago Sá.
65′ SL Benfica: Pizzi converte com sucesso a grande penalidade! Tudo igual ao golo anterior, Pizzi atirou para o mesmo lado, Tiago Sá caiu para o lado contrário.
64′ Penálti para o SL Benfica! Tiago Martins exibe o cartão a Bruno Viana e considera que houve desvio com a mão após remate forte de Pizzi.
64′ SC Braga: Bruno Viana recebe cartão amarelo.
61′ Falta de João Félix sobre Pablo.
60′ SL Benfica: Cartão amarelo para João Félix. Falta sobre Claudemir.
59′ SL Benfica: Golo de Pizzi! Através da marcação de uma grande penalidade. Bola para um lado, guarda-redes para o outro, está feita a igualdade.
57′ SC Braga: Cartão amarelo para Ricardo Esgaio.
57′ Penálti para os encarnados! Ricardo Esgaio faz falta sobre João Félix na área e Tiago Martins assinala a grande penalidade.
54′ Lance entre Seferovic e Pablo.
52′ Enorme Tiago Sá! Toque atrasado de Pizzi para João Félix, o jovem avançado atira à baliza, mas um toque providencial do guarda-redes da casa leva a bola a embater no poste.
50′ Lance entre Florentino e Claudemir.
48′ Livre para os encarnados, Grimaldo para bater, a obrigar Tiago Sá a aplicar-se na defesa. Na recarga, João Félix atira por cima.
48′ SC Braga: Cartão amarelo para Fransérgio.
46′ Livre de Wilson Eduardo, Claudemir tenta o desvio mas é-lhe assinalada falta ofensiva.
46′ Recomeça a partida.
48′ + 3 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
47′ + 2 SC Braga: Cartão amarelo para João Palhinha. Falta sobre Rafa.
46′ + 1 SL Benfica: Cartão amarelo para Florentino Luís. Falta sobre Ricardo Horta.
45′ Dois minutos de compensação.
45′ Bom remate de André Almeida, a bola saiu perto do poste esquerdo da baliza de Tiago Sá.
43′ Seferovic aparecia com perigo a desviar de cabeça, mas estava em posição irregular.
41′ Wilson Eduardo a bater o canto, Rúben Dias afasta.
40′ Corte de André Almeida, a ceder canto para os bracarenses.
40′ Canto de Grimaldo, bola diretamente para as mãos de Tiago Sá.
35′ SC Braga: Wilson Eduardo converte com sucesso a grande penalidade! Odysseas ainda adivinha o lado, mas Wilson Eduardo não falha e atira para o fundo das redes encarnadas.
33′ SL Benfica: Pizzi recebe cartão amarelo.
33′ Penálti para o SC Braga! Fransérgio é derrubado por Rúben Dias na área e Tiago Martins assinala o castigo máximo.
33′ SL Benfica: Cartão amarelo para Rúben Dias.
32′ É assinalada falta ofensiva a Seferovic sobre Esgaio na área bracarense.
30′ Choque entre Paulinho e Odysseas, o avançado bracarense tentava chegar à bola, mas é-lhe assinalado o fora-de-jogo.
27′ Por cima! Fransérgio tenta o remate de meia distância, tiro na direcção da baliza de Odysseas, a bola sai perto da barra.
24′ André Almeida penteia a bola já na área, Tiago Sá segura facilmente.
19′ Falta de Ricardo Horta sobre André Almeida.
16′ Desentendimento entre Rúben Dias e Odysseas, Paulinho aproveita para recuperar a bola e tentar o remate, mas o central encarnado acaba por conseguir resolver.
15′ Remate de Paulinho, sai fácil para Odysseas segurar.
15′ Falta de Rafa sobre Wilson Eduardo.
15′ Remate de João Félix à entrada da área, acerta em Bruno Viana.
13′ Cruzamento de Murilo, Wilson Eduardo desvia de cabeça na área, mas acerta mal na bola e atira muito por cima.
10′ Lance entre Claudemir e João Félix na área.
8′ Remate de primeira de Paulinho, Odysseas estava a controlar, a bola saiu ao lado.
7′ Seferovic tentou tocar para Pizzi cruzar, mas o médio encarnado chegou atrasado e a bola saiu pela linha de fundo.
4′ Cruzamento-remate de Rafa, a sair muito desviado do alvo.
3′ Dois cantos consecutivos para a equipa da casa, a defesa encarnada a resolver.
3′ Mau atraso de Florentino para Odysseas, que perante a proximidade de Ricardo Horta, tira para canto.
1′ Rola a bola em Braga!
0′ SL Benfica (Suplentes): Svilar, Jonas, Cervi, Salvio, Jardel, Taarabt e Gedson.
0′ SL Benfica (Onze inicial): Odysseas, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Pizzi, Samaris, Florentino, Rafa, João Félix e Seferovic.
0′ SC Braga (Suplentes): Matheus, Ryller, Xadas, João Novais, Trincão, Goiano e Dyego Sousa.
0′ SC Braga (Onze inicial): Tiago Sá, Murilo, Pablo, Bruno Viana, Ricardo Esgaio, Wilson Eduardo, Claudemir, Palhinha, Ricardo Horta, Paulinho e Fransérgio.
0′ Tiago Martins, da AF Lisboa, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre SC Braga e SL Benfica, partida da 31.ª jornada da Liga NOS.

VEJA AINDA:

BENFICA SOFRE PRIMEIRA DERROTA NA ‘CHAMPIONS’ AO SER GOLEADO PELO BAYERN DE MUNIQUE

Lusa

FC PORTO BATE AC MILAN E ESTREIA-SE A VENCER NA LIGA DOS CAMPEÕES

Lusa

SPORTING ESTREIA-SE A VENCER NA LIGA DOS CAMPEÕES NO ESTÁDIO DO BESIKTAS

Lusa

JORGE JESUS: ‘UM BENFICA PERFEITO PODE DISCUTIR O JOGO COM O BAYERN’

Lusa

FIFA REÚNE-SE COM SELECIONADORES PARA DISCUTIR CALENDÁRIO E MUNDIAL DE DOIS EM DOIS ANOS

Lusa

BENFICA BATE TROFENSE NO PROLONGAMENTO E SEGUE EM FRENTE NA TAÇA DE PORTUGAL

Lusa