REGIÕES
BRAGANÇA: APENAS 2,2% DAS CONSULTAS CANCELADAS DURANTE O CONFINAMENTO
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste revelou hoje que “apenas 2,2%” das consultas agendadas nos centros de saúde do distrito de Bragança foram canceladas durante o Estado de Emergência devido à pandemia covid-19.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste revelou hoje que “apenas 2,2%” das consultas agendadas nos centros de saúde do distrito de Bragança foram canceladas durante o Estado de Emergência devido à pandemia covid-19.
A entidade responsável pelos cuidados de saúde nesta região salienta, em comunicado, que mesmo durante o período de maior assistência à covid-19, manteve “igualmente mesmo com algumas condicionantes, o acompanhamento da população”, nos chamados cuidados de saúde primários, através dos centros de saúde e médico de família.
“Do total de agendamentos das consultas de Medicina Geral e Familiar de março e abril apenas 2,2% não foram realizadas”, concretizou aquela entidade, sem avançar o número concreto de consultas realizadas e canceladas.
A ULS do Nordeste evidencia, no entanto, a realização nos 14 centros de saúde do distrito de Bragança, “entre 01 de janeiro e 30 abril, de 133.286 consultas médicas, das quais 53.313 em regime não presencial “.
“À atividade dos Cuidados de Saúde Primários durante o mesmo período acresce a realização de 96.018 consultas de enfermagem, mais de 103 mil contactos também de enfermagem e ainda 3.600 consultas efetuadas por outros técnicos de saúde”, acrescenta.
Depois da suspensão determinada pelo Ministério da Saúde, a 16 de março, com vista a responder aos doentes covid-19, está agora em curso a retoma gradual da atividade clínica programada nos Cuidados de Saúde Primários.
Nos últimos dois meses, devido às medidas de contenção da infeção pelo novo coronavírus, os serviços de saúde têm “privilegiado o contacto telefónico e digital com os utentes.
A retoma da atividade assistencial presencial nos Cuidados de Saúde Primários da ULS Nordeste está a decorrer “de acordo com as diretrizes da tutela, de forma faseada e com regras de higiene e segurança”.
As medidas passam pelo pré-agendamento com hora marcada para toda a atividade, uso de equipamentos de proteção individual, circuitos de doentes, higienização das mãos, de espaços, do material clínico e das superfícies de apoio utilizadas, bem como da etiqueta respiratória e do distanciamento social.
Os utentes, aquando da sua deslocação a qualquer das unidades de saúde da ULS do Nordeste, deverão também “alertar os serviços em caso de eventual presença de sinais e sintomas que possam indiciar infeção por Covid 19, entrar nas instalações apenas dez minutos antes da hora agendada, e só é permitida a entrada de um acompanhante no caso de crianças ou utentes com incapacidade”.
O distrito de Bragança contabiliza 24 mortes associadas à covid-19, cerca de 250 pessoas infetadas e há vários dias que não regista casos novos positivos, segundo os números dados oficiais.

REGIÕES
MOGADOURO: TRIBUNAL DE CONTAS APROVA CONSTRUÇÃO DE NOVO MATADOURO
O Tribunal de Contas (TdC) deu visto à construção do Matadouro Municipal de Mogadouro, no valor de mais de três milhões de euros, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.

O Tribunal de Contas (TdC) deu visto à construção do Matadouro Municipal de Mogadouro, no valor de mais de três milhões de euros, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.
“O TdC deu visto na semana passada à execução da obra de construção do Matadouro Municipal de Mogadouro, cujo valor de investimento ultrapassa os três milhões de euros. Estes processos são difíceis quando se parte do zero, porque é preciso elaborar o projeto, lançar o concurso até à obtenção do parecer das entidades competentes. Creio que este visto foi obtido em tempo recorde”, explicou António Pimentel.
O autarca social-democrata referiu que, apesar de algumas vozes se levantarem contra a construção desta unidade com sala de desmanche devido à alegada redução do efetivo pecuário, a centralidade de Mogadouro, que faz fronteira com seis concelhos do distrito de Bragança, poderá ser uma mais-valia para a atividade agropecuária desta região.
“Estou convencido que o futuro matadouro poderá trazer um novo folgo à atividade agropecuária na região. Tenho a noção de que se trata de uma estrutura que não é fácil de rentabilizar, mas com a crise alimentar que se sente na Europa e no mundo, muitos países estão ansiosos por receber carne de qualidade como a que se produz neste território nordestino. Nenhum matadouro é fácil de rentabilizar”, acrescentou António Pimentel.
A obra já foi consignada e prevê-se que comece a ser construída “dentro de pouco tempo” no loteamento industrial de Mogadouro.
António Pimentel disse também que o matadouro “será construído com apoios resultantes da instalação de parques fotovoltaicos no concelho e outros produtores de energias alternativas, e, caso haja oportunidade de arranjar fundos comunitários, procederá em conformidade.
Em último caso, o investimento será suportado pelo município de Mogadouro.
A construção de uma matadouro Intermunicipal no Planalto Mirandês, com os concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro, foi falada há anos, com ambos os autarcas eleitos nas listas do PSD e fazer deste propósito uma bandeira eleitoral na última campanha para as autárquicas de 2021.
“Cada município entende o que fazer de melhor para o seu território. Se Miranda do Douro entender que deve avançar com a construção de um matadouro, que avance, pois tem toda a legitimidade para o fazer. Só entendo que este concelho não tem a centralidade do de Mogadouro por estar muito encostado à raia fronteiriça e o mercado de consumo poderá não ser o mesmo”, rematou António Pimentel.
De acordo com o autarca de Mogadouro, os produtores da região têm de percorrer muita distância para abater os seus animais, porque o atual matadouro de Miranda do Douro está obsoleto, deslocando-se para Penafiel, no distrito do Porto, ou para unidades de abate em Espanha.
De acordo com as contas de António Pimentel, o planalto mirandês deverá ter cerca de 13 mil bovinos, cerca de 60 mil pequenos ruminantes (cabras e ovelhas), cuniculturas e explorações de porco bísaro, o que poderá trazer alguma dinâmica económica à região.
Também o município de Miranda do Douro inscreveu no seu orçamento municipal para 2023 a construção de um matadouro como uma grande aposta em termos de criação de infraestruturas, com uma dotação de mais de quatro milhões de euros.
Para o efeito, a autarquia adquiriu dois terrenos com uma superfície de 21 mil metros quadrados nas proximidades da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da vila de Sendim.
A presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, já havia dito em 26 de outubro de 2022 que “não há a possibilidade de qualquer reunião com Mogadouro sobre a matéria [da construção de um matadouro intermunicipal]”.
REGIÕES
GONDOMAR: AUTARQUIA “REABRE” COM SERVIÇOS PARALISADOS APÓS CIBERATAQUE
Os serviços ‘online’, técnicos e administrativos da Câmara Municipal de Gondomar vão estar indisponíveis esta semana, informou o município num comunicado publicado na sua página na rede social Facebook.

Os serviços ‘online’, técnicos e administrativos da Câmara Municipal de Gondomar vão estar indisponíveis esta semana, informou o município num comunicado publicado na sua página na rede social Facebook.
O atendimento presencial “mantém-se no horário habitual, mas com restrições, para receção de documentos em papel e que não careçam de informação adicional de outros serviços ou de consulta aos sistemas informáticos”.
Os equipamentos municipais mantêm-se abertos no horário habitual de atendimento ao público, apesar de poderem existir condicionamentos decorrentes dos problemas de acesso aos sistemas informáticos.
O município lamentou os transtornos causados aos munícipes após o ataque informático de que a autarquia foi vítima na madrugada de quarta-feira.
O ciberataque foi comunicado à Polícia Judiciária, ao Centro Nacional de Cibersegurança e à Comissão Nacional de Proteção de Dados.
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: SC BRAGA X SPORTING CP (20:30)
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X FC AROUCA (18:00)
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC VIZELA X SL BENFICA (20:30)
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: FC PORTO X GIL VICENTE FC (20:30)
-
DESPORTO3 dias atrás
BENFICA VENCE O FC PORTO COM GOLO DE DI MARIA (VÍDEO)
-
MAGAZINE3 semanas atrás
CINEMA E DESPORTO: UMA UNIÃO DE SUCESSO
-
REGIÕES4 semanas atrás
SISMO DE MAGNITUDE 3,9 NA ESCALA DE RICHTER REGISTADO NO ALGARVE
-
INTERNACIONAL4 semanas atrás
NOVOS CASOS DE CANCRO ABAIXO DOS 50 ANOS AUMENTARAM 80% DESDE 1990