Connect with us

REGIÕES

BRAGANÇA: INCÊNDIO EM AGROCHÃO (VINHAIS) DE COMBATE DIFÍCIL

Pela meia noite deflagrou um incêndio florestal em Agrochão (Distrito de Bragança), que mobilizou a GNR e Bombeiros de Vinhais para o local.

Datas:

em

Esta madrugada, pela meia noite, deflagrou um incêndio florestal em Agrochão (Distrito de Bragança), que mobilizou inicialmente a GNR e Bombeiros de Vinhais e de Torre de D. Chama para o local.

O incêndio esteve em resolução desde as 2 da manhã de quinta-feira, e dado como “controlado” (em estado de vigilância) pelas 09 horas desta quinta-feira; segundo confirmado pelo CDOS de Bragança à Rádio Regional.

Ainda segundo o CDOS de Bragança, o vento terá sido responsável pela reactivação deste incêndio, que às 16 horas de hoje (quinta-feira) já mobilizava 2 meios aéreos, nomeadamente, 1 helicóptero pesado KAMOV e 1 avião FIRE BOSS, 15 viaturas de combate aos incêndios e 58 operacionais.

Fontes da Rádio Regional, dizem-nos que o incêndio terá tido mão humana, dado que ocorreu de madrugada, numa zona recentemente intervencionada, e que fica imediatamente ao lado de um pinhal denso, plantado há 30 anos e de relevante valor comercial.

Agrochão é servido pela Estrada Nacional 206, que liga a localidade de Torre de Dona Chama a Zoio e Bragança; uma estrada que segundo fontes da Rádio Regional, tem problemas de cobertura da Rede SIRESP.

Este incêndio não representa – até ao momento – qualquer risco para a população; e segundo o comando operacional estará em resolução nas próximas horas; apesar do local ser de difícil acesso aos meios terrenos.

Agrochão é uma freguesia do Concelho de Vinhais, Distrito de Bragança, com 18,07 km² de área e 280 habitantes. A sua densidade populacional é de 15,5 hab/km².

ATUALIZAÇÕES:

17:00: Foi mobilizado mais um avião FIRE BOSS para o combate aos incêndio (passando a contar com 3 meios aéreos) e mais 3 viaturas de combate aos incêndios (passando a contar com 18 viaturas), mantendo-se os mesmos 58 operacionais. Relembramos que este incêndio chegou a estar dado como “controlado” (em observação) esta manhã, tendo-se reactivado para atingir uma proporção superior à inicial durante o dia de hoje. Segundo o que a Rádio Regional apurou, juntou-se ao combate a este incêndio outras corporações de bombeiros, nomeadamente Bragança e Macedo de Cavaleiros; que às 17:00 de hora era a segunda ocorrência mais preocupante em Portugal, logo a seguir aos incêndios de Monchique.

19:00: O incêndio agrava-se e o combate intensifica-se, junta-se mais dois meios aéreos ao combate a este incêndio; passando agora a contar com 5 meios aéreos e 66 operacionais (mais 8 operacionais do que às 17:00). A Rádio Regional questionou a GNR – Comando Territorial de Bragança, que acompanha a ocorrência, não confirmando, nem desmentindo; eventual prática criminosa, relegando para um eventual inquérito de investigação a instaurar.

21:00: O anoitecer obriga à redução dos meios aéreos no combate directo ao incêndio; tendo-se reforçado o número de efectivos no terreno. Na última hora, o número de efectivos passou de 66 para 128 operacionais, e de 18 para 40 viaturas de combate aos incêndios. No local a GNR, e várias corporações de bombeiros acompanham as operações, nomeadamente Vinhais, Torre de Dona Chama, Macedo de Cavaleiros e Bragança, entre outras.

 

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SOCIEDADEPublicado há 5 horas

FURACÃO LESLIE: IPMA CONFIRMA VENTOS DE 180 A 190 KM/H

A passagem da tempestade tropical Leslie nas zonas mais afetadas de Portugal terá causado ventos de 180 a 190 quilómetros/hora,...

REGIÕESPublicado há 6 horas

LISBOA: GREVE NO METRO SEM SERVIÇOS MÍNIMOS

O tribunal arbitral decidiu não decretar serviços mínimos para a circulação de composições durante a greve parcial que os trabalhadores...

REGIÕESPublicado há 8 horas

FURACÃO LESLIE: COLHEITA DE MILHO NO BAIXO MONDEGO EM RISCO

Cerca de 50% da colheita dos nove mil hectares de campos de milho no Baixo Mondego está em risco devido...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 12 horas

VEM AI MAIS UM “IMPOSTO” CHAMADO: TAXA DE PROTEÇÃO CIVIL

O Governo pretende criar uma contribuição municipal de proteção civil a suportar pelos proprietários de prédios urbanos e rústicos, de...

REGIÕESPublicado há 1 dia

MACEDO DE CAVALEIROS REFORÇA APOIO AOS BOMBEIROS

A Câmara de Macedo de Cavaleiros vai reforçar em 35 mil o apoio financeiro aos bombeiros voluntários do concelho, prevendo...

REGIÕESPublicado há 1 dia

FURACÃO LESLIE: PREJUÍZOS DE 1,5 MILHÕES EM CONDEIXA-A-NOVA

A tempestade Leslie, que atingiu, sobretudo, a região Centro, provocou estragos superiores a 1,5 milhões de euros nos equipamentos municipais...

JUSTIÇAPublicado há 1 dia

JOÃO RENDEIRO CONDENADO A 5 ANOS DE PRISÃO

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi hoje condenado a cinco anos de prisão com pena suspensa...

REGIÕESPublicado há 2 dias

FURACÃO LESLIE: ALUNOS NA FIGUEIRA DA FOZ SEM AULAS

O vereador da Educação da Figueira da Foz, Nuno Gonçalves, disse hoje à agência Lusa que na segunda-feira não haverá...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

FURACÃO LESLIE “DESLIGA” 50 MIL CLIENTES MEO

A Altice Portugal disse hoje que cerca de 50 mil clientes da rede fixa estão com serviços afetados, na sequência...

REGIÕESPublicado há 2 dias

FURACÃO LESLIE DERRUBA ESTAÇÃO EMISSORA DE RÁDIO

Também a comunicação social foi vítima do Furacão Leslie. Na Região Centro a tempestade derrubou a estação emissora da Rádio...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

AS MAIS LIDAS