Connect with us

REGIÕES

BRAGANÇA: INCÊNDIO EM AGROCHÃO (VINHAIS) DE COMBATE DIFÍCIL

Pela meia noite deflagrou um incêndio florestal em Agrochão (Distrito de Bragança), que mobilizou a GNR e Bombeiros de Vinhais para o local.

Datas:

em

Esta madrugada, pela meia noite, deflagrou um incêndio florestal em Agrochão (Distrito de Bragança), que mobilizou inicialmente a GNR e Bombeiros de Vinhais e de Torre de D. Chama para o local.

O incêndio esteve em resolução desde as 2 da manhã de quinta-feira, e dado como “controlado” (em estado de vigilância) pelas 09 horas desta quinta-feira; segundo confirmado pelo CDOS de Bragança à Rádio Regional.

Ainda segundo o CDOS de Bragança, o vento terá sido responsável pela reactivação deste incêndio, que às 16 horas de hoje (quinta-feira) já mobilizava 2 meios aéreos, nomeadamente, 1 helicóptero pesado KAMOV e 1 avião FIRE BOSS, 15 viaturas de combate aos incêndios e 58 operacionais.

Fontes da Rádio Regional, dizem-nos que o incêndio terá tido mão humana, dado que ocorreu de madrugada, numa zona recentemente intervencionada, e que fica imediatamente ao lado de um pinhal denso, plantado há 30 anos e de relevante valor comercial.

Agrochão é servido pela Estrada Nacional 206, que liga a localidade de Torre de Dona Chama a Zoio e Bragança; uma estrada que segundo fontes da Rádio Regional, tem problemas de cobertura da Rede SIRESP.

Este incêndio não representa – até ao momento – qualquer risco para a população; e segundo o comando operacional estará em resolução nas próximas horas; apesar do local ser de difícil acesso aos meios terrenos.

Agrochão é uma freguesia do Concelho de Vinhais, Distrito de Bragança, com 18,07 km² de área e 280 habitantes. A sua densidade populacional é de 15,5 hab/km².

ATUALIZAÇÕES:

17:00: Foi mobilizado mais um avião FIRE BOSS para o combate aos incêndio (passando a contar com 3 meios aéreos) e mais 3 viaturas de combate aos incêndios (passando a contar com 18 viaturas), mantendo-se os mesmos 58 operacionais. Relembramos que este incêndio chegou a estar dado como “controlado” (em observação) esta manhã, tendo-se reactivado para atingir uma proporção superior à inicial durante o dia de hoje. Segundo o que a Rádio Regional apurou, juntou-se ao combate a este incêndio outras corporações de bombeiros, nomeadamente Bragança e Macedo de Cavaleiros; que às 17:00 de hora era a segunda ocorrência mais preocupante em Portugal, logo a seguir aos incêndios de Monchique.

19:00: O incêndio agrava-se e o combate intensifica-se, junta-se mais dois meios aéreos ao combate a este incêndio; passando agora a contar com 5 meios aéreos e 66 operacionais (mais 8 operacionais do que às 17:00). A Rádio Regional questionou a GNR – Comando Territorial de Bragança, que acompanha a ocorrência, não confirmando, nem desmentindo; eventual prática criminosa, relegando para um eventual inquérito de investigação a instaurar.

21:00: O anoitecer obriga à redução dos meios aéreos no combate directo ao incêndio; tendo-se reforçado o número de efectivos no terreno. Na última hora, o número de efectivos passou de 66 para 128 operacionais, e de 18 para 40 viaturas de combate aos incêndios. No local a GNR, e várias corporações de bombeiros acompanham as operações, nomeadamente Vinhais, Torre de Dona Chama, Macedo de Cavaleiros e Bragança, entre outras.

 

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 10 horas

SOUSA SINTRA: “É TUDO UMA PALHAÇADA”

O presidente da SAD do Sporting, Sousa Cintra, deixou hoje patente a sua saturação em relação ao presidente destituído do...

REGIÕESPublicado há 16 horas

DRONE INSTALOU A CONFUSÃO NO AEROPORTO DO PORTO

As operações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estiveram suspensas cerca de 40 minutos ao início da tarde de...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 16 horas

CRÉDITO AUTOMÓVEL DISPAROU 20% EM JUNHO

Os novos créditos ao consumo automóvel e pessoal cresceram cerca de 20% em junho em termos homólogos e atingiram, em...

DESPORTOPublicado há 16 horas

DESPORTIVO DE CHAVES QUER “REDIMIR-SE” DA GOLEADA PORTISTA

O Desportivo de Chaves quer "limpar a imagem" da goleada sofrida frente ao FC Porto, e somar a primeira vitória...

SOCIEDADEPublicado há 16 horas

HÁ MAIS ANIMAIS ABANDONADOS EM PORTUGAL

A Ordem dos Veterinários alertou hoje para o aumento de animais abandonados e realojados em centros de recolha, admitindo estar...

SOCIEDADEPublicado há 16 horas

SINDICATOS RECLAMAM “ÊXITO” DA GREVE DOS ENFERMEIROS

A greve dos enfermeiros, que durou cinco dias e termina hoje, teve uma adesão de 95%, foi um "êxito" e...

ARTE & CULTURAPublicado há 1 dia

MORREU ARETHA FRANKLIN AOS 76 ANOS

A cantora norte-americana Aretha Franklin, considerada a “Rainha da Soul”, morreu hoje, aos 76 anos, anunciou a sua agente.

REGIÕESPublicado há 1 dia

MONCHIQUE: 70 CASAS ARDERAM, 30 DE PRIMEIRA HABITAÇÃO

O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, quantificou esta quinta-feira em 30 o número de primeiras habitações danificadas pelo...

CIÊNCIA & TECNOLOGIAPublicado há 1 dia

DESCODIFICADO O GENOMA DO TRIGO APÓS ANOS DE INVESTIGAÇÃO

Uma descrição detalhada do genoma do trigo foi hoje publicada na revista Science, permitindo no futuro produzir novas variedades do...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

O CALOR ESTÁ DE VOLTA E O ALERTA AMARELO TAMBÉM

A partir da manhã de sábado, catorze distritos vão estar com aviso amarelo devido ao tempo quente, de acordo com...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS