Connect with us

REGIÕES

BRAGANÇA: INCÊNDIO EM AGROCHÃO (VINHAIS) DE COMBATE DIFÍCIL

Pela meia noite deflagrou um incêndio florestal em Agrochão (Distrito de Bragança), que mobilizou a GNR e Bombeiros de Vinhais para o local.

Data:

em

Esta madrugada, pela meia noite, deflagrou um incêndio florestal em Agrochão (Distrito de Bragança), que mobilizou inicialmente a GNR e Bombeiros de Vinhais e de Torre de D. Chama para o local.

O incêndio esteve em resolução desde as 2 da manhã de quinta-feira, e dado como “controlado” (em estado de vigilância) pelas 09 horas desta quinta-feira; segundo confirmado pelo CDOS de Bragança à Rádio Regional.

Ainda segundo o CDOS de Bragança, o vento terá sido responsável pela reactivação deste incêndio, que às 16 horas de hoje (quinta-feira) já mobilizava 2 meios aéreos, nomeadamente, 1 helicóptero pesado KAMOV e 1 avião FIRE BOSS, 15 viaturas de combate aos incêndios e 58 operacionais.

Fontes da Rádio Regional, dizem-nos que o incêndio terá tido mão humana, dado que ocorreu de madrugada, numa zona recentemente intervencionada, e que fica imediatamente ao lado de um pinhal denso, plantado há 30 anos e de relevante valor comercial.

Agrochão é servido pela Estrada Nacional 206, que liga a localidade de Torre de Dona Chama a Zoio e Bragança; uma estrada que segundo fontes da Rádio Regional, tem problemas de cobertura da Rede SIRESP.

Este incêndio não representa – até ao momento – qualquer risco para a população; e segundo o comando operacional estará em resolução nas próximas horas; apesar do local ser de difícil acesso aos meios terrenos.

Agrochão é uma freguesia do Concelho de Vinhais, Distrito de Bragança, com 18,07 km² de área e 280 habitantes. A sua densidade populacional é de 15,5 hab/km².

ATUALIZAÇÕES:

17:00: Foi mobilizado mais um avião FIRE BOSS para o combate aos incêndio (passando a contar com 3 meios aéreos) e mais 3 viaturas de combate aos incêndios (passando a contar com 18 viaturas), mantendo-se os mesmos 58 operacionais. Relembramos que este incêndio chegou a estar dado como “controlado” (em observação) esta manhã, tendo-se reactivado para atingir uma proporção superior à inicial durante o dia de hoje. Segundo o que a Rádio Regional apurou, juntou-se ao combate a este incêndio outras corporações de bombeiros, nomeadamente Bragança e Macedo de Cavaleiros; que às 17:00 de hora era a segunda ocorrência mais preocupante em Portugal, logo a seguir aos incêndios de Monchique.

19:00: O incêndio agrava-se e o combate intensifica-se, junta-se mais dois meios aéreos ao combate a este incêndio; passando agora a contar com 5 meios aéreos e 66 operacionais (mais 8 operacionais do que às 17:00). A Rádio Regional questionou a GNR – Comando Territorial de Bragança, que acompanha a ocorrência, não confirmando, nem desmentindo; eventual prática criminosa, relegando para um eventual inquérito de investigação a instaurar.

21:00: O anoitecer obriga à redução dos meios aéreos no combate directo ao incêndio; tendo-se reforçado o número de efectivos no terreno. Na última hora, o número de efectivos passou de 66 para 128 operacionais, e de 18 para 40 viaturas de combate aos incêndios. No local a GNR, e várias corporações de bombeiros acompanham as operações, nomeadamente Vinhais, Torre de Dona Chama, Macedo de Cavaleiros e Bragança, entre outras.

 

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

FC PORTO VENCE NOS AÇORES E REVALIDA LIDERANÇA (vídeo)

O FC Porto soma a décima terceira vitória consecutiva. Em Ponta Delgada o porto venceu por 1-2 após estar temporariamente...

SOCIEDADEPublicado há 5 horas

HELICÓPTERO DO INEM DESPENHOU-SE EM VALONGO

Um helicóptero do INEM com quatro pessoas a bordo, sediado em Macedo de Cavaleiros estará “desaparecido”, depois das comunicações com...

REGIÕESPublicado há 7 horas

MINISTRA DA CULTURA: FOZ CÔA ‘PRECISA’ DE NOVOS PÚBLICOS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu hoje em Vila Nova de Foz Côa que é preciso atrair novos públicos...

SOCIEDADEPublicado há 8 horas

PROFESSORES MANIFESTAM-SE CONTRA A SEGURANÇA SOCIAL

Cerca de 30 professores contratados com horários incompletos, que se dizem lesados pelos descontos para a Segurança Social, manifestaram-se hoje...

DESPORTOPublicado há 8 horas

CHAVES: NOVO TREINADOR E VELHAS DERROTAS (vídeo)

Na estreia do novo treinador Tiago Fernandes, o Chaves sofreu em casa uma nova derrota: Chaves 1 - Moreirense 2.

DESPORTOPublicado há 9 horas

VEJA AQUI OS GOLOS: CHAVES 1 – MOREIRENSE 2

Veja aqui todos os golos do Chaves 1 - Moreirense 2 (vídeo).

REGIÕESPublicado há 1 dia

CARRIS VAI INVESTIGAR O ACIDENTE DO ELÉCTRICO

A empresa rodoviária Carris vai abrir um inquérito detalhado para apurar quais as razões que levaram ao descarrilamento de um...

REGIÕESPublicado há 1 dia

LISBOA: ELÉCTRICO DESCARRILOU E PROVOCOU 28 FERIDOS LIGEIROS

As autoridades conseguiram já desencarcerar todas as vítimas do descarrilamento do elétrico da carreira 28, em Lisboa, que provocou 28...

DESPORTOPublicado há 1 dia

SANTA CLARA ACREDITA NA VITÓRIA FRENTE AO FC PORTO

O treinador do Santa Clara admitiu hoje que quer manter "identidade" da equipa para vencer o líder FC Porto este...

REGIÕESPublicado há 1 dia

AUTARQUIA DE GAIA ANUNCIA NOVA LIGAÇÃO FLUVIAL AO PORTO

Dois autocarros anfíbios, cada um orçado em um milhão de euros, vão fazer a ligação entre Crestuma e o cais...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS