RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

BRAGANÇA: IPB VAI FAZER TESTES EM LARES DE IDOSOS DO DISTRITO

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai fazer os testes de diagnóstico da covid-19 nos lares de idosos de Trás-os-Montes, garantindo em cinco horas as análises que até agora eram feitas no Porto, informou hoje a instituição.

O IPB “estima iniciar a fase de cruzeiro de realização de análises” na sexta-feira com 174 testes por dia, capacidade que duplicará “numa segunda fase”, com 348 análises por dia.

O serviço resulta de um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que será oficializado, na quarta-feira, em Bragança.

O presidente do politécnico, Orlando Rodrigues, disse à Lusa que a base de trabalho foi instalada no edifício do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), no compus académico, onde trabalhará uma equipa de “mais de 30 pessoas” entre cientistas e técnicos do IPB e da ULS do Nordeste, que “aceitaram trabalhar neste projeto de forma voluntária”.

As duas entidades desenvolverão todas as fases do diagnóstico, incluindo a recolha de amostras. A ULS do Nordeste será responsável pela recolha de amostras, bem como pela fase de descontaminação das mesmas e inativação do vírus nessas amostras, como explicou o IPB.

Mediante este acordo, o IPB, em cooperação com a ULS, “compromete-se a realizar em média 200 testes por dia em instituições tuteladas pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social na região de Trás-os-Montes, enquanto se mantiver o atual estado de emergência”.

O IPB e a ULS desenvolverão todas as fases do diagnóstico, incluindo a recolha de amostras junto dos utentes e trabalhadores destas instituições.

O politécnico “constitui ainda uma equipa de várias de dezenas de voluntários, disponíveis para responder em situações de crise em residências de acolhimento de idosos e outras instituições sociais”.

Com as aulas presenciais suspensas e os alunos em casa, o instituto disponibilizou também as suas residências de estudantes para responder a eventuais situações de emergência que venham a ocorrer.

Para o desenvolvimento dos testes de diagnóstico da covid-19, o politécnico de Bragança “adaptou parte significativa dos laboratórios do CIMO, dedicando um dos pisos integralmente à realização desta atividade e concentrando aí diversos meios e equipamentos”.

O instituto explicou que “foi também desenvolvida uma aplicação informática que permite o registo e acompanhamento do processo de análise” e assegurou que “após a chegada das amostras ao IPB, o protocolo laboratorial de análise tem uma duração aproximada de cinco horas”.

O teste de diagnóstico para coronavírus 2 (SARS-COV-2) implementado no IPB “é um ensaio de identificação do vírus em RT-qPCR (PCR em tempo real) e usa reagentes produzidos em Portugal, pela empresa de biotecnologia NZYTech, conforme as recomendações do Instituto de Medicina Molecular (IMM)”.

Desta forma, garante o IPB, “fica ultrapassada a escassez de reagentes que existe no mercado internacional devido à elevada procura e que levou à inoperacionalidade de outros métodos de análise”.

“Com esta atividade o IPB coloca as suas capacidades de investigação ao serviço da comunidade e fortalece a sua parceria com a ULS, procurando construir um projeto científico diferenciador na área da saúde no Nordeste Transmontano”, conclui.

Na assinatura do protocolo estarão também presentes o ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e a ministra da Coesão Territorial, que aproveitarão para discutir diversos projetos em curso no IPB, na área do combate ao Covid-19.

O distrito de Bragança não regista nenhuma situação de covid-19 nos lares de idosos entre os 156 casos confirmados de infeção no último balanço da Direção-geral da Saúde.

Em Portugal registam-se 345 mortes 12.442 casos de infeções confirmadas.

VEJA AINDA:

COVID-19: PORTUGAL PODE ULTRAPASSAR AS 480 INFEÇÕES POR 100 MIL HABITANTES EM MENOS DE 15 DIAS

Lusa

COVID-19: IDENTIFICADOS 34 CASOS DA VARIANTE ÓMICRON EM PORTUGAL – ‘LINHAS VERMELHAS’

Lusa

MIRANDA DO DOURO: AUTARQUIA PEDE MEDIDAS DE SEGURANÇA NA EN218

Lusa

FIGUEIRA DA FOZ ESTUDA CONSTRUÇÃO DE ESTACIONAMENTO DE APOIO AO MERCADO MUNICIPAL

Lusa

AÇORES QUEREM TER 30% DE ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS ATÉ 2023

Lusa

COVID-19: RISCO ‘MUITO RARO’ DE MIOCARDITE E PERICARDITE APÓS VACINAÇÃO – REGULADOR DA UE

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme