Ligue-se a nós

REGIÕES

BRAGANÇA: POLÍCIA E AUTARQUIA AVANÇAM PARA SISTEMA DE VIDEOVIGILÂNCIA

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e o município de Bragança estão a elaborar a primeira rede de videovigilância nas ruas da cidade, para aumentar o sentimento de segurança em locais alvo de vandalismo naquela capital de distrito.

Online há

em

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e o município de Bragança estão a elaborar a primeira rede de videovigilância nas ruas da cidade, para aumentar o sentimento de segurança em locais alvo de vandalismo naquela capital de distrito.

A novidade foi avançada durante as comemorações dos 149 anos da PSP no distrito de Bragança.

Paulo Xavier, presidente da câmara, enfatizando que Bragança é uma cidade com bons índices de segurança, revelou que há uma situação que dura há anos, com foco em artérias que incluem a zona histórica, Avenida Sá Carneiro ou Parque Urbano do Fervença, conhecido como Parque Polis.

“Posso dizer que é rara a noite em que ou floreiras, ou semáforos, ou postes, ou caixotes do lixo não são vandalizados. Isso faz milhares e milhares de euros de prejuízo no erário público”, afirmou Paulo Xavier, que classificou esta inovação como uma mais-valia para acautelar o património.

Por isso, esta foi uma das preocupações que transmitiu ao novo comandante distrital da PSP em Bragança, Rui Jorge da Rocha e Silva, que tomou posse há menos de um mês.

“É exequível e estamos a trabalhar nesse sentido. Porque a videovigilância é um sistema que dá segurança às pessoas, permite uma recolha de prova muito mais fiável e que terá um impacto muito positivo no exercício da justiça. (…) Já existe noutras cidades. Aqui será pioneiro”, afirmou aos jornalistas o comandante distrital.

O estudo para a implementação desta rede está a ser feito com o efetivo da investigação criminal da PSP de Bragança, em articulação com a autarquia.

Assim, além de atos criminosos, podem detetar-se atos “de mera incivilidade que pode causar alguma insegurança subjetiva”, considerou.

Ainda que sem prazos para entrar em funcionamento ou números concretos sobre este investimento, o comandante distrital da Polícia avançou que a força de segurança e a câmara municipal já têm o dossier quase concluído, de onde irão ficar instaladas as câmaras.

“Ficam só a faltar questões técnicas para a colocação das câmaras e, consequentemente, termos os sistemas de monitorização, que têm de ser feitos pela PSP, sempre com o respeito pelos direitos fundamentais das pessoas”, finalizou o comandante.

Nos últimos Censos, o concelho de Bragança tinha cerca de 34.600 habitantes, quase 23 mil residentes na zona urbana.

A PSP está também na cidade de Mirandela, com mais de 11 mil moradores. Conta atualmente com 190 elementos nos efetivo.

Nas comemorações foram divulgados números sobre atividade operacional do ano de 2024, naquele que se mantém como um dos distritos mais seguros do país.

Foram feitas 192 operações policiais, onde foram detidas 100 pessoas. Os principais ilícitos cometidos foram infrações à legislação rodoviária e no tráfico de estupefacientes, tendo sido detidos sete suspeitos deste crime.

Houve 409 ações de sensibilização para a população idosa, com contactos individuais de prevenção criminal. Paralelamente, no âmbito do Programa Escola Segura, as equipas promoveram 209 ações de informação e sensibilização de Bragança e de Mirandela, que chegaram a 7.039 alunos de 34 escolas.

Na Investigação Criminal, foram instaurados 906 inquéritos, efetuadas 12 buscas domiciliárias e apreendidas sete armas de fogo, e valores monetários superiores a 65 mil euros.

Na segurança rodoviária, destacam-se as 392 operações de fiscalização realizadas, que permitiram detetar 2.162 infrações. No total, foram fiscalizados 11.355 condutores, sendo que 5.076 foram submetidos a testes de alcoolemia.

Estes números estão, segundo o comandante distrital, em linha com a atividade operacional dos anos transatos. Nos primeiros meses deste ano houve até um decréscimo dos ilícitos na região.

No que toca ao cibercrime, não têm sido reportadas queixas no distrito de Bragança. Estão a ser preparadas ações a nível local direcionadas para os mais velhos e que vivem mais isolados, para os preparar para esta eventualidade.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.