REGIÕES
BRAGANÇA RECEBE EXPOSIÇÃO “DISRUPTIVE ORDER”
Das tragédias humanas à identidade transmontana, a nova temporada cultural de Bragança reserva, a partir de 15 de junho, quatro exposições, uma delas com o contributo da comunidade local para a obra da artista israelita Dvora Morag.
Copos de vidro, pás de padeira ou uma cama são alguns dos objectos doados para construir parte da exposição “Disruptive order” (Ordem interrompida, na tradução do inglês) sobre memórias percepcionadas pela artista israelita, filha de sobreviventes do Holocausto.
O trabalho poderá ser visitado, a partir de 15 de Junho, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em simultâneo com a exposição “A Coragem e o Medo”, sobre outra tragédia humana, a dos refugiados, da autoria de Graça Morais.
No dia seguinte, abrem ao público mais duas exposições, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, que, até 31 de dezembro, vão mostrar Trás-os-Montes captado pela objetiva do fotógrafo francês, e a segundo do fotógrafo português Orlando Ribeiro centrada na arquitetura tradicional transmontana.
As quatro novas exposições estão integradas no evento internacional “Encontros de Culturas Judaico-Sefardita Terra (s) de Sefarad”, como disse à Lusa Jorge da Costa, diretor do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e comissário de três exposições.
O evento “Terra (s) de Sefarad” decorre entre 15 e 18 de junho, em Bragança, e integra um congresso, exposições, concertos, cinema e outras atividades, além da presença de vários nomes de referência, nomeadamente Yasmin Levy, “a mais conhecida e celebrada voz da música sefardita contemporânea”.
A artista israelita Dvora Morag está em Bragança há vários dias a preparar a exposição “Ordem interrompida” com elementos simbólicos sobre a perseguição Nazi aos judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.
É uma exposição “acerca da Humanidade”, como vincou à Lusa a artista israelita, de 60 anos, que lê Fernando Pessoa e vai usar, numa instalação, frases do poeta português.
Dvora Morag questiona e desafia o público nesta instalação em que a serapilheira, símbolo de luto, pobreza, cor do deserto e usada para transporte de alimentos, cobre todos elementos, e que termina com a celebração da vida numa cascata de copos de vidro intitulada “cheers”, a expressão em inglês usada para brindar.
A tragédia humana dos migrantes e refugiados da actualidade aliada às referências da identidade transmontana, que caracterizam a artista, está retratada no desenho e pintura do mais recente trabalho de Graça Morais, a exposição “A Coragem e o Medo”, que ocupará a sala dedicada à pintora transmontana no Centro de Arte Contemporânea.
“Entre o protesto e a repulsa, o terror e a piedade, Graça Morais materializa em cada obra a dimensão de um ciclo dominado pelo medo, a perversão, a violência física e ideológica ou a crueldade que parecem ter-se instalado nas engrenagens que movem o mundo”, como descreveu Jorge da Costa, comissário da exposição.
Jorge da Costa é também o responsável pela exposição que mostra novas fotografias de Georges Dussaud, que nos últimos 37 anos tem “captado o quotidiano de Trás-os-Montes, desde o comércio, rituais os ofícios, trabalhos agrícolas e pastoreio à paisagem, mas sobretudo, as gentes da região.
A exposição resulta de um novo trabalho fotográfico realizado entre Abril de 2016 e Fevereiro de 2017, a convite do município de Bragança, com “uma narrativa sobre a contemporaneidade desta região”.
Trás-os-Montes é também o tema de outra exposição resultado de uma seleção de imagens a partir do trabalho artístico e documental de Orlando Ribeiro, com base em registos fotográficos deste território.
LUSA
REGIÕES
VILA REAL: CONCURSO PARA CONCLUSÃO DO PAVILHÃO DA ESCOLA DIOGO CÃO
O município de Vila Real abriu esta quinta-feira um concurso público, pelo preço base de 900 mil euros, para concluir a requalificação de um pavilhão desportivo, depois de tomar posse administrativa da obra, em abril, por abandono da empreitada.
O município de Vila Real abriu esta quinta-feira um concurso público, pelo preço base de 900 mil euros, para concluir a requalificação de um pavilhão desportivo, depois de tomar posse administrativa da obra, em abril, por abandono da empreitada.
O anúncio do concurso público para a conclusão da empreitada de requalificação e beneficiação do pavilhão da Escola Diogo Cão foi publicado esta quinta-feira em Diário da República (DR).
O preço base do procedimento é de cerca de 900 mil euros, o prazo para entrega de propostas decorre até 13 de fevereiro e, depois de adjudicada, a obra deve ser concluída em 270 dias.
Em abril, a Câmara de Vila Real informou que tomou posse administrativa da obra de requalificação deste pavilhão desportivo, localizado na cidade, por alegado incumprimento do empreiteiro que terá suspendido e abandonado a empreitada.
O processo encontra-se, neste momento, em tribunal.
Em março de 2022, a Câmara de Vila Real anunciou um investimento 1,2 milhões de euros na reabilitação do pavilhão desportivo da Escola Diogo Cão e, na altura, foi referido que a intervenção demoraria cerca de um ano.
O objetivo da intervenção era dotar o pavilhão, já com mais de 50 anos, de “condições de segurança” para a prática educativa e a formação desportiva, servindo a escola e, após o horário letivo, a comunidade.
A autarquia explicou que a empreitada foi organizada em duas fases distintas, adjudicadas a duas empresas e que, ambas as fases, resultaram de candidaturas apresentadas ao Norte 2020 e tiveram uma comparticipação financeira de 85%.
No entanto, segundo explicou, a “existência de duas fases ao mesmo tempo veio a revelar-se de muito difícil compatibilização exacerbando o comportamento, já de si, pouco consensual” do empreiteiro em causa, tendo mesmo esta empresa “suspendido de forma unilateral a sua empreitada e abandonado a empreitada, obrigando o município a agir em conformidade e em defesa do interesse público municipal”.
Para efeito, a câmara avançou com a aplicação de sanção contratual no valor de cerca de 217 mil euros (mais IVA), “por atraso reiterado no cumprimento das obrigações decorrentes do contrato”, e procedeu “à resolução do contrato a título sancionatório, tomando a posse administrativa da obra, bem como dos bens móveis e imóveis à mesma afetos, procedendo aos inventários, medições e avaliações necessárias”.
O município referiu que vai conseguir recuperar parte do financiamento comunitário desta obra, já no âmbito do novo quadro comunitário.
REGIÕES
MATOSINHOS: MILITAR DA GNR ALVO DE PROCESSO DISCIPLINAR POR ALEGADA AGRESSÃO
O Comando Geral da GNR instaurou um processo disciplinar a um militar na sequência de uma alegada agressão a um condutor no sábado, em Perafita, Matosinhos, confirmou hoje à Lusa a Guarda.
O Comando Geral da GNR instaurou um processo disciplinar a um militar na sequência de uma alegada agressão a um condutor no sábado, em Perafita, Matosinhos, confirmou hoje à Lusa a Guarda.
Questionada pela Lusa sobre a alegada agressão hoje revelada por vários órgãos de comunicação social com base num suposto vídeo, a Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR respondeu sem nunca mencionar ter havido agressão.
“Cumpre-me informar que a situação visualizada no vídeo ocorreu no passado sábado, dia 25 de janeiro, na localidade de Perafita, em Matosinhos, na sequência de uma ocorrência de acidente de viação, tendo resultado na detenção do condutor envolvido, pelo crime de condução sob influência de álcool”, lê-se na resposta assinada pelo major David dos Santos.
E acrescenta: “adicionalmente, importa ainda referir que, depois de analisadas as imagens no referido vídeo, foi determinada a abertura do respetivo procedimento de âmbito disciplinar, com vista ao apuramento das circunstâncias em que ocorreram os factos”.
A Lusa perguntou também se o militar permanece em funções ou se foi afastado, mas não obteve resposta.
-
REGIÕES3 semanas atrás
ANACOM E ERC RENOVAM LICENÇAS DA RÁDIO REGIONAL
-
DESPORTO4 semanas atrás
PRIMEIRA LIGA: BOAVISTA EM ÚLTIMO APÓS DERROTA COM O AROUCA (VÍDEO)
-
DESPORTO3 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: BENFICA VENCE SPORTING NA FINAL PELA MARCAÇÃO DE PENÁLTIS (VÍDEO)
-
DESPORTO3 semanas atrás
TAÇA DA LIGA: JOÃO PINHEIRO NOMEADO PARA A FINAL “SPORTING X BENFICA”
-
NACIONAL2 semanas atrás
JOSÉ MANUEL MOURA É O NOVO PRESIDENTE DA PROTEÇÃO CIVIL
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: GIL VICENTE FC X FC PORTO (20:30)
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: FC PORTO X OLYMPIACOS FC (17:45)
-
REGIÕES3 semanas atrás
PORTO: ARRANCAM AS OBRAS NA CIRCUNVALAÇÃO ENTRE CUF E MAGALHÃES LEMOS