Ligue-se a nós

NOTÍCIAS

CHARLIE … OUTRA VEZ !

Moscovo em fúria com cartoons do “Charlie Hebdo” sobre acidente com avião russo. Putin considera ilustrações uma “blasfémia” e o país exige um pedido de desculpas formal do Estado Francês. Recordar que foi este tipo de “provocações” que culminaram num atentado recente às instalações desta publicação “satírica”.

Online há

em

Pças e destroços de um avião em queda livre e até um passageiro a cair do céu, atingindo o que se percebe ser um combatente islâmico, armado. Na legenda do desenho lê-se apenas : “Daesh: a aviação russa intensifica os seus bombardeamentos”.

Assim se pode descrever um dos cartoons publicados pelo “Charlie Hebdo” desta quarta-feira, a propósito do acidente com o Airbus russo que caíu no Sinai. Um segundo desenho, evocando também um cenário de desastre, fala nos “perigos das viagens low cost russas e mostra os destroços de um avião enquanto uma caveira diz que o melhor será “apanhar a Air-Cocaína”, numa referência ao aparelho recentemente intercetado no Líbano com um carregamento de droga, supostamente destinado ao financiamento dos radicais islâmicos na Síria.

Estas ‘interpretações’ que provocaram a ira de Vladimir Putin. Um porta-voz do Presidente russo afirmou que Moscovo considera os cartoons uma “blasfémia”, pedindo ao seu Governo que classifique a publicação satírica como “extremista”, além de exigir que as autoridades francesas tomem uma posição e enderecem um pedido formal de desculpa à Rússia. “Na nossa opinião, isto tem um nome: blasfémia. Não tem nada que ver com a democracia, nem com a liberdade de expressão”, disse aos jornalistas Dmitir Peskov.

Para o jornal, esta é apenas mais uma polémica associada às suas edições, cujo teor tem levantado muitas discussões sobre a liberdade de expressão e os seus limites, sobretudo depois do atentado sofrido na sua própria redação, do qual resultaram 12 mortos.