Ligue-se a nós

DESPORTO

CHAVES GOLEIA NACIONAL E DÁ UM PASSO IMPORTANTE NA MANUTENÇÃO

O Desportivo de Chaves passou hoje a depender de si próprio para garantir a manutenção na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Nacional, por 4-1, em jogo da 31.ª jornada.

Online há

em

O Desportivo de Chaves passou hoje a depender de si próprio para garantir a manutenção na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Nacional, por 4-1, em jogo da 31.ª jornada.

William, com um ‘hat-trick’, aos 10, 22 e 86 minutos, o último de grande penalidade, e Luther Singh, aos 64, marcaram os golos dos flavienses, enquanto João Camacho, aos 19, também de penálti, fez o tento dos insulares.

O Desportivo de Chaves mantém-se no 16.º posto, primeiro em zona de despromoção, mas agora com 31 pontos, os mesmos do Tondela, que é 15.º e que defronta os transmontanos na última ronda, enquanto o Nacional é 17.º e penúltimo, com 27.

O triunfo dos transmontanos, em casa, para a 31.ª jornada, tornou-se tranquilo na etapa complementar, e surgiu graças a três golos de William, aos 10, 22 e 86 minutos, o último de grande penalidade, e um golo de Luther Singh, aos 64. O emblema de Trás-os-Montes igualou o Tondela, que perdeu hoje na deslocação ao Marítimo, em zona de manutenção, no 15.º lugar com os mesmos 31 pontos, embora tenha para já desvantagem na diferença de golos.

A formação madeirense, que somou a terceira derrota consecutiva na prova, ainda empatou por Camacho, de grande penalidade, aos 20 minutos, mas não segurou o resultado e mantém-se no 17.º lugar com 27 pontos, agora a quatro dos flavienses.

Face à vitória no terreno do Moreirense na jornada anterior, o técnico José Mota, que venceu pela primeira vez em Trás-os-Montes, foi forçado a duas mexidas, com os médios Costinha e Ghazaryan a renderem o castigado Bruno Gallo e João Teixeira, que foi operado na quarta-feira de urgência a uma apendicite.

Já o treinador dos madeirenses, Costinha, fez seis alterações face à derrota em casa com o Sporting, lançando Kalindi, Diogo Coelho, Alhassan, Okacha, Witi e Júlio César.

A equipa da casa entrou melhor no jogo e aproveitou bem a envolvência dos laterais no ataque, pois logo aos 10 minutos, Ghazaryan combinou bem com Djavan que pela esquerda cruzou para mergulho de cabeça de William.

A precisar de pontos, o Nacional foi à procura do prejuízo e acabou por responder com eficácia. Primeiro, aos 13 minutos, Vítor Gonçalves ameaçou com remate à figura de António Filipe, mas aos 20, Campi ‘carregou’ Kalindi na área flaviense e o árbitro Luís Godinho assinalou grande penalidade, que Camacho converteu, atingindo os sete golos esta temporada.

Na fase mais emotiva do primeiro tempo, aos 22 minutos, o lateral direito Lionn subiu bem no flanco e cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de William, que bisou no encontro.

A formação de José Mota não aproveitou a melhor fase, onde Costinha, aos 28 e 32 minutos, e Niltinho, 32, desperdiçaram oportunidades de golo, mas conseguiu suster até ao intervalo as investidas da equipa da Madeira, que apostou no corredor direito, com Kalindi e Witi em bom plano.

O encontro não mudou de figura no segundo tempo, com o conjunto flaviense a jogar mais ‘fechado’ e a explorar as transições, estratégia que surtiu efeito aos 64 minutos, já com Luther Singh em campo, que servido por Niltinho, não desperdiçou na cara de Daniel.

No banco do Nacional, o técnico Costinha mexeu na equipa após o 3-1, lançando Rochez e mais tarde, Avto e Riascos, mas apenas ameaçou por Campos, aos 67 minutos, com remate forte para defesa apertada de António Filipe, aos 74 minutos, com Rochez na área a atirar ao lado e aos 90, com Avto a obrigar o guarda-redes flaviense a defesa para canto.

O resultado final foi estabelecido pela equipa da casa, após Djavan, numa transição, ter sido derrubado na área por Avto, e William, na conversão, a não desperdiçar e a chegar ao ‘hat-trick’ no encontro, fazendo o quarto golo da sua conta pessoal esta temporada no escalão máximo.

RESUMO DO JOGO:

[KGVID]https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2019/04/chaves-goleia-nacional-e-da-um-passo-importante-na-manutencao.mp4[/KGVID]

JOGO AO MINUTO:

95′ + 5 Termina a partida! Triunfo do GD Chaves por 4-1 na recepção ao CD Nacional, em jogo da 31.ª jornada da Liga NOS. Destaque para William que fez um hat-trick (9′, 22′ e 86′), Luther foi o outro marcador dos flavienses. Do lado dos insulares, Camacho fez de penálti (19′) o único tento da equipa de Costinha.
92′ + 2 Kalindi apanhado em fora-de-jogo.
91′ + 1 Remate de Avto, a colocar António Filipe em sentido, mas o guarda-redes conseguiu desviar por cima da sua baliza.
90′ Cinco minutos de compensação.
86′ GD Chaves: William converte com sucesso a grande penalidade! Bressan deu a bola ao companheiro que não desiludiu e fez um hat-trick. Daniel Guimarães ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu travar o remate.
84′ Penálti para o GD Chaves! Avto derruba Djavan em falta já na área e Luís Godinho assinala o castigo máximo a favor da equipa da casa.
84′ CD Nacional: Cartão amarelo para Avto. Falta sobre Djavan.
84′ Dois cantos consecutivos para a equipa de Costinha, mas a defesa flaviense a resolver.
81′ GD Chaves: Entra Rúben Macedo e sai Niltinho.
81′ CD Nacional: Entra B. Riascos e sai Camacho.
75′ Pausa para hidratação.
74′ Perto do golo o CD Nacional! Kalindi cruza para o coração da área, a bola desvia em Rochez e quase traía António Filipe.
74′ CD Nacional: Entra Avto e sai Campos.
72′ CD Nacional: Júlio recebe cartão amarelo. Falta sobre Djavan.
69′ Canto batido por Camacho, António Filipe segura.
69′ CD Nacional: Entra Rochez e sai F. Tissone.
68′ Tenta reagir o CD Nacional! Remate de Nuno Campos, a obrigar António Filipe a tirar para canto.
67′ GD Chaves: Entra E. Sen e sai Costinha.
66′ GD Chaves: Cartão amarelo para Luther. O jogador flaviense vê o cartão por simulação.
64′ GD Chaves: Golo de Luther! Combinação de William com Niltinho, este cruza para a área onde aparece Luther a fugir à defesa insular e atirar à vontade para o fundo da baliza de Daniel Guimarães.
62′ Lance entre Vítor Gonçalves e Djavan.
57′ Jogo interrompido, os jogadores aproveitam para se refrescar.
55′ Livre a favor do CD Nacional batido por Camacho, a bola desvia em Jefferson e quase trai António Filipe, que ainda assim, consegue segurar.
55′ GD Chaves: Entra Luther e sai Ghazaryan.
54′ GD Chaves: Cartão amarelo para Campi.
53′ Cruzamento de Niltinho, Daniel Guimarães não arrisca e afasta a soco.
52′ Livre de Okacha a sair com algum perigo, mas a bola a passar por cima da barra.
49′ Remate de Costinha, sair por cima da baliza de Daniel Guimarães.
46′ Recomeça a partida.
48′ + 3 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
46′ + 1 Remate acrobático de Costinha, a bola não sai muito longe da baliza, mas vai para fora.
45′ Dois minutos de compensação.
44′ Canto de Camacho, bola ao primeiro poste, Bressan desvia.
41′ Novo livre de Bressan, desta vez optou por atirar diretamente à baliza do CD Nacional, a sair por cima da baliza.
40′ Livre para o GD Chaves, livre para Bressan bater, afasta a defesa insular.
35′ Ghazaryan esteve fora das quatro linhas para resolver as queixas físicas, mas já voltou ao terreno de jogo.
33′ Desvio de cabeça de Costinha, a sair ao lado da baliza.
30′ Pausa para os jogadores beberem água. Está um dia muito quente em Chaves.
28′ Calafrio para Daniel Guimarães! Costinha em posição de remate tenta o remate em arco, a bola passou a centímetros da trave.
22′ GD Chaves: Golo de William! Cruzamento largo de Lionn, William aparece ao segundo poste novamente a desviar de cabeça e bis na partida.
20′ Que perigo! Remate rasteiro e cruzado de Witi, a bola saiu a rasar o poste mais afastado da baliza de António Filipe.
19′ CD Nacional: Camacho converte com sucesso a grande penalidade! Bola para um lado, guarda-redes para o outro, está reposta a igualdade.
17′ Penálti para o CD Nacional! Campi derrubou Kalindi em falta na área no entender do árbitro que assinalou a grande penalidade.
15′ Witi a bater o livre, mas levantou muito a bola que saiu para as bancadas.
14′ Falta de William sobre Witi. Livre para os visitantes.
13′ Segura António Filipe! O CD Nacional tenta responder à desvantagem, subida rápida pela direita com Vítor Gonçalves a receber e a rematar forte à entrada da área, o guarda-redes da casa estava atento e encaixou.
12′ Ghazaryan apanhado em posição irregular.
9′ GD Chaves: Golo de William! Cruzamento preciso de Djavan, William ao primeiro poste a desviar de cabeça e a fazer o primeiro da tarde.
6′ Camacho a fugir rápido no contra-ataque, tinha Okacha por perto mas optou pelo remate, contra a defesa adversária.
6′ Remate prensado de Bressan à entrada da área, a acertar em Nuno Campos.
5′ Fora-de-jogo assinalado a William.
1′ Já se joga em Chaves!
0′ CD Nacional (Suplentes): Ohoulo, Diego Barcelos, Riascos, Palocevic, Avto, Rosic e Rochez.
0′ CD Nacional (Onze inicial): Daniel, Kalindi, Júlio César, Diogo Coelho, Campos, Camacho, Tissone, Alhassan, Witi, Vítor Gonçalves e Okacha.
0′ GD Chaves (Suplentes): Ricardo, Paulinho, Hugo Basto, Erdem Sen, Macedo, Luther e Platiny.
0′ GD Chaves (Onze inicial): António Filipe, Djavan, Campi, Maras, Lionn, Ghazaryan, Jefferson, Bressan, Costinha, Niltinho e William.
0′ Luís Godinho, da AF Évora, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre GD Chaves e CD Nacional, partida da 31.ª jornada da Liga NOS.

DESPORTO

APROVADA PLATAFORMA DE COMBATE À MANIPULAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DESPORTIVAS

A criação da Plataforma Nacional de Combate à Manipulação das Competições Desportivas foi aprovada na Assembleia da República e vai integrar a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Online há

em

A criação da Plataforma Nacional de Combate à Manipulação das Competições Desportivas foi aprovada na Assembleia da República e vai integrar a Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A plataforma, uma resposta à manipulação de resultados e apostas ilegais, foi aprovada por unanimidade e criará agora um programa nacional para a integridade no desporto, sujeito a parecer do Conselho Nacional para a Integridade no Desporto, outro mecanismo recém-criado e presidido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Em comunicado, a FPF dá conta de ser “a única federação que tem assento” neste novo órgão, cuja aprovação no Parlamento, em 01 de dezembro, visa transpor a criação de um sistema obrigatório para os subscritores da Convenção de Macolin.

Portugal assinou o documento em 2015 e agora transpôs a diretiva, criando a Plataforma para o Tratamento da Manipulação das Competições Desportivas, que o Governo, em comunicado, louva como “o maior avanço no combate aos comportamentos antidesportivos e à corrupção no desporto”.

Ainda segundo o comunicado governativo, a coordenação do órgão ficará a cargo do coordenador da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ.

“A reforma do regime jurídico da integridade do desporto, com destaque para a criação da Plataforma para o Tratamento da Manipulação das Competições Desportivas, vem por sua vez responder às múltiplas ameaças à verdade desportiva, nomeadamente a manipulação de resultados através de apostas e de apostadores”, pode ler-se no documento, publicado aquando da aprovação na Assembleia da República.

No âmbito do Regime Jurídico da Integridade, a nova plataforma liderará a luta contra a manipulação de resultados e apostas desportivas ilegais, mas também vai emitir pareceres científicos e técnicos, transmitir informações relevantes e centralizar informações.

O órgão colegial inclui também peritos indicados pela Procuradoria-Geral da República, a PJ, o Mecanismo Nacional Anticorrupção, pela Comissão de Coordenação de Políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo, bem como do Comité Olímpico de Portugal e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

LER MAIS

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: AROUCA “ACORDOU” PARA AS VITÓRIAS NO BESSA (VÍDEO)

O Arouca regressou hoje 11 jogos depois aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa do Boavista, por 4-0, em jogo da 12.ª jornada.

Online há

em

O Arouca regressou hoje 11 jogos depois aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa do Boavista, por 4-0, em jogo da 12.ª jornada.

Os arouquenses, que não venciam desde a primeira jornada, marcaram pelos espanhóis Cristo González (02 e 23 minutos), Rafa Mújica (39) e Jason (72), terminando o encontro reduzidos a 10 unidades, por expulsão do ucraniano Milovanov (49) – o boavisteiro Tiago Morais (90+4) também viu vermelho.

Apesar da vitória, o Arouca continua no 18.º e último lugar, com nove pontos, a apenas um ponto dos lugares de manutenção, enquanto o Boavista se mantém na nona posição, com 15 pontos, após a quarta derrota consecutiva.

Fonte: Vídeo Sport TV

LER MAIS

MAIS LIDAS