O Governo lançou uma aplicação contra a violência doméstica que vai facilitar as denúncias das vítimas.

A chamada telefónica ou o envio de uma mensagem eletrónica podem ser efetuados diretamente a partir da aplicação.

Esta aplicação, com um guia de recursos online, disponível para os sistemas operativos iOS e Android, foi desenvolvida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género, no âmbito do programa Simplex +, “vai facilitar o acesso de qualquer cidadão e cidadã aos contactos das entidades que integram a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica, mas também o trabalho de profissionais que acompanham e encaminham estes casos”, de acordo com comunicado divulgado pelo gabinete do ministro-adjunto.

“Quer saber que serviços de apoio às vítimas de violência doméstica existem no seu concelho? Quais os contactos para fazer uma denúncia ou um pedido de informação? Que entidades podem dar aconselhamento jurídico ou psicológico nesta área? Estas e outras questões podem ser respondidas através de uma aplicação para telemóveis – a APPoio Contra a Violência Doméstica – disponível na App Store e Google Play, que concentra toda a informação relativa aos serviços de apoio às vítimas de violência doméstica e de género”, pode ler-se no comunicado.

Depois de descarregar a aplicação “App VD”, basta escolher um distrito e a categoria: Estruturas de Apoio à Vítima, Forças de Segurança, Câmaras Municipais, Intervenção com Agressores, Justiça, Proteção de Crianças e Jovens, Saúde ou Serviços locais de Segurança Social.

Os resultados das pesquisas obedecem ao critério da proximidade territorial.