RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA INTERNACIONAL

CHINA: O NOVO COMBOIO MAIS RÁPIDO QUE UM AVIÃO

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A empresa aeroespacial chinesa CASIC (China Aerospace Science and Industry Corporation) pretende desenvolver comboios capazes de atingir  uma velocidade inimaginável de 4 mil km/h, superando qualquer avião comercial. O sistema de transporte HyperFlight é um comboio que funciona sobre uma “almofada magnética” que se desloca num túnel de baixa pressão; e segundo os responsáveis, só assim se poderão atingir velocidades para lá de supersónicas (pelo menos em teoria).

Os comboios de levitação magnética, que atingem uma velocidade máxima de 4000 km/h, vão ser desenvolvidos na China, informa o portal Sina.com. ​Em comparação, a velocidade máxima dos caças norte-americanos de quinta geração F-35 Lightning II é de 1.930 km/h.

O sistema HyperFlight desenvolvido pela empresa aeroespacial CASIC vai permitir viajar de Lisboa a Paris em poucomais de 20 minutos. Parece “demais” mas é o que a CASIC pretende fazer com recurso à tecnologia HyperFlight.

Mais de 20 institutos chineses e estrangeiros estão a trabalhar em conjunto no HyperFlight. A CASIC já registou mais de 200 patentes relacionadas com este sistema de transporte do futuro.

O projeto desenvolve-se em três etapas. Primeiro serão lançados comboios em linhas regionais que podem acelerar à velocidade de 1000 km/h. Depois serão construídas as redes ferroviárias entre as grandes cidades chinesas para que os comboios possam duplicar a velocidade. Finalmente, o HyperFlight vai atravessar as fronteiras chinesas.

Projetos semelhantes estão também em curso nos EUA. Recentemente o protótipo da cápsula de transporte de passageiros Hyperloop, propulsada em um tubo de vácuo, conseguiu acelerar à velocidade recorde de 355 km/h.

VEJA O VÍDEO AQUI:

VEJA AINDA:

FIFA REÚNE-SE COM SELECIONADORES PARA DISCUTIR CALENDÁRIO E MUNDIAL DE DOIS EM DOIS ANOS

Lusa

PETRÓLEO: CONSUMO E PROCURA ULTRAPASSARÁ NÍVEIS DE PRÉ-PANDEMIA EM 2022

Lusa

5G: PRESIDENTE DA ANACOM GARANTE ‘COBERTURA PLENA’ EM PORTUGAL EM 2025

Lusa

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PROVOCA 1,1 MILHÕES DE MORTES EM ÁFRICA EM 2019, SEGUNDO UM ESTUDO

Lusa

EUA: HOMEM EXECUTADO POR CRIME QUE COMETEU HÁ QUASE TRÊS DÉCADAS

Lusa

COVID-19: VÍRUS NÃO ESTÁ CONTROLADO NEM PANDEMIA VENCIDA, ALERTA OMS

Lusa