RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

CIÊNCIA CRIA CORAÇÃO ARTIFICIAL EM SILICONE

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Um grupo de cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, divulgou um vídeo que exibe os primeiros testes realizados com um coração artificial. O “órgão” foi elaborado em silicone através de uma impressora 3D.

O modelo conta com válvulas, artérias, ventrículos e até um músculo artificial capaz de bombear o sangue. Para completar, o coração artificial tem o tamanho de um coração humano e pesa apenas 390 gramas.

No vídeo mostrado pelo instituto é possível ver o coração a bater como se fosse um órgão real, e a bombear um fluido com a mesma densidade e viscosidade do sangue humano.

O músculo interno é dilatado por ar pressurizado, permitindo a contracção e descontracção do órgão. O modelo consegue realizar 3 mil batidas, o que equivale a 45 minutos de vida num humano.

O teste em questão foi realizado para que os cientistas conseguissem avaliar a durabilidade do material utilizado – neste caso o silicone – no coração artificial.

De acordo com o Gizmodo, o objetivo do teste foi alcançado com sucesso, visto que foi possível concluir que o sistema construído por uma impressora 3D funciona a um nível fundamental, mesmo que não esteja pronto para ser usado por um humano.

Agora, os cientistas pretendem melhorar o trabalho para que o coração artificial possa ser utilizado por pacientes que estão à espera de um transplante cardíaco.

Veja aqui o vídeo:

VEJA AINDA:

CIENTISTAS REUTILIZAM SUBPRODUTO DO BIODIESEL EM RAÇÕES DE PEIXES DE AQUACULTURA

Lusa

CANCRO: CIENTISTAS CRIAM MODELOS DE METÁSTASES CEREBRAIS PARA ESTUDAR MELHOR ESTES TUMORES

Lusa

FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA COM MENOS 32 MILHÕES DE EUROS FACE A 2021

Lusa

DESCOBERTO MÉTODO QUE PODE PERMITIR DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CANCRO RENAL

Lusa

COIMBRA: HOSPITAIS SUBSTITUEM VÁLVULA NO CORAÇÃO POR MÉTODO NÃO INVASIVO

Lusa

ESTUDO: CALOR EXTREMO VAI PROVOCAR MAIS MORTES NO FUTURO E FRIO EXTREMO MENOS

Lusa