Connect with us

MOTORES

CIRCULAM 376 MIL VEÍCULOS MUITO POLUENTES

Perto de 376.000 veículos a gasóleo com emissões excessivas de poluentes circulam actualmente nas estradas em Portugal, divulgou hoje a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Datas:

em

CIRCULAM 376 MIL VEÍCULOS MUITO POLUENTES

Perto de 376.000 veículos a gasóleo com emissões excessivas de poluentes circulam actualmente nas estradas em Portugal, divulgou hoje a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

“Portugal ocupa a 11.ª posição na Europa” em número de veículos naquelas condições, revela esta Organização Não-Governamental que cita um relatório da Federação Europeia de Transporte e Ambiente (T&E), realizado um ano depois do escândalo da Volkswagen (VW) “que mostrou apenas a ponta de um iceberg”.

França, Alemanha e Reino Unido são, segundo o estudo, os países que ocupam os três primeiros lugares no que respeita a veículos a gasóleo com emissões excessivas, revela o documento.

O estudo da T&E coincide com o primeiro aniversário do escândalo da VW e expõe o “chocante incumprimento das normas de emissões europeias relativas aos óxidos de azoto por veículos ligeiros em estrada”, observou Francisco Ferreira.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Ferreira, responsável da Zero, refere que dos 376.000 veículos estimados com emissões excessivas a circularem actualmente nas estradas em Portugal, 295.000 respeitam à norma Euro 5 e 81.000 à norma Euro 6.

A norma Euro 5 estipula que os veículos não podem emitir mais de 180 miligramas por quilómetro de óxidos de azoto (NOx), enquanto a Euro 6 fixa esse limite em 80 miligramas, explicou Francisco Ferreira.

Relativamente ao desempenho das marcas, o relatório refere que para veículos da norma 5, fabricados entre 2010 e 2014, Renault (incluindo Dacia), Land Rover, Hyundai, Opel/Vauxhall (incluindo Chevrolet) e Nissan foram as que registaram pior desempenho, por ordem decrescente a partir das emissões mais altas.

Já a Seat, Honda, BMW (incluindo Mini), Ford e Peugeot foram as que obtiveram melhor desempenho, por ordem crescente a partir das emissões mais baixas.

No que respeita aos actuais automóveis de norma Euro 6, os piores desempenhos foram da Fiat (incluindo Alfa Romeo e Suzuki, com motores fornecidos pela Fiat), Renault (incluindo Nissan, Dacia e Infiniti), Opel/Vauxhall, Hyundai e Mercedes.

“Curiosamente, a empresa que produz os automóveis Euro 6 mais limpos é o grupo VW, seguida pela Seat, Skoda e Audi, BMW (incluindo Mini) e Mazda”, refere a Zero, acrescentando, porém, que isso não resulta “de uma reacção da VW ao escândalo, dado que estes veículos começaram a ser comercializados há mais de um ano”.

Ao citar um estudo de 2015 da Agência Europeia do Ambiente que refere existirem 470 mortes prematuras por ano em Portugal associadas ao dióxido de azoto, “o composto mais problemático associado às emissões de óxidos de azoto), a Zero reclama “medidas imediatas e forte penalização” para veículos a gasóleo.

Aplicação de legislação que impeça a presença de um dispositivo manipulador das emissões, incluindo a chamada para uma revisão extraordinária dos automóveis, aumento das zonas de emissões reduzidas em cidades, à semelhança do que existe em Lisboa, melhoria e extensão dos números de testes a veículos, são algumas das medidas reivindicadas pela Zero.

Exige ainda melhor regulação e supervisão independente, melhor legislação, fixação de limites mais rigorosos para as emissões de óxidos de azoto, desencorajamento de uso de automóveis a gasóleo são outras das medidas exigidas pela Zero, para quem os “limites de emissão de veículos a gasóleo e gasolina deveriam ser equivalentes”.

A Zero preconiza ainda que os impostos sobre veículos a gasóleo devam ser mais diferenciados, reflectindo as maiores emissões.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI

INSTALA APLICAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MÚSICA & CINEMAPublicado há 12 horas

MORREU O “SUPER DJ” AVICCI

O DJ e produtor sueco Avicii morreu hoje, aos 28 anos, na capital de Omã, Mascate, avançaram vários meios de...

REGIÕESPublicado há 13 horas

PILOTO APONTA “FALHAS” AO AEROPORTO DA MADEIRA

O piloto de aviação comercial André Sales Caldeira disse hoje na Assembleia Legislativa que o aeroporto da Madeira tem "lacunas"...

JUSTIÇAPublicado há 15 horas

ABUSADOR DE MENORES CONDENADO A PENA SUSPENSA

O tribunal de Viana do Castelo condenou hoje um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo...

POLÍTICAPublicado há 18 horas

RUI RIO DENUNCIA MAIS FALHAS GRAVES DO HOSPITAL SÃO JOÃO (PORTO)

O líder do PSD criticou hoje a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a...

DESPORTOPublicado há 18 horas

FC PORTO ELIMINADO DA UEFA YOUTH LEAGUE

O FC Porto foi hoje eliminado nas meias-finais da UEFA Youth League de futebol, ao perder com o Chelsea no...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 19 horas

ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONSUMO CAÍRAM EM MARÇO

Os indicadores coincidentes para a actividade económica e para o consumo privado voltaram a diminuir em março, divulgou hoje o...

SOCIEDADEPublicado há 19 horas

ESPECIALISTA EM INCÊNDIOS “AVISA” PORTUGAL E ARRASA O COMBATE AOS INCÊNDIOS

Autor de relatório sobre fogos em Portugal acusa os bombeiros de não saberem apagar fogos ou fazer rescaldo em condições.

DESPORTOPublicado há 20 horas

RALI DE PORTUGAL NO PORTO ENTRE A BAIXA E A SÉ

A classificativa do rali de Portugal no Porto, em maio, tem um novo traçado, em plena Baixa, começando na Sé...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 20 horas

ANTÓNIO COSTA CRÍTICA A IDEIA DE “LICENCIADOS A MAIS”

O primeiro-ministro afirmou hoje que a educação e ciência têm de ser apostas estratégicas persistentes das políticas públicas e considerou...

REGIÕESPublicado há 22 horas

METRO DO PORTO PODERÁ ENCERRAR SE A GREVE NA EMEF CONTINUAR

A Metro do Porto admitiu hoje encerrar algumas linhas caso a greve dos trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

FUTEBOL EM DIRETO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS