RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

COIMBRA: HOSPITAIS COM PROCEDIMENTOS INOVADORES EM HEMODIÁLISE

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou recentemente um procedimento inovador que permite a colocação de um dispositivo vascular para a realização de hemodiálise, foi hoje anunciado.

O procedimento realizado pela equipa de Nefrologia de Intervenção do Serviço de Nefrologia, liderada pelo nefrologista Nuno Afonso, com o apoio da Unidade de Hemodinâmica do Serviço de Cardiologia e do Serviço de Cirurgia Vascular, consistiu na desobstrução de uma oclusão completa de uma veia central para a colocação de um dispositivo vascular.

“Este procedimento utilizou pela primeira vez em Portugal um dispositivo e uma técnica pioneiras, o Surfacer®, que nos irá permitir alargar o leque de opções técnicas para a resolução de situações limite em termos de acessos vasculares em doentes em hemodiálise”, salientou o diretor do Serviço de Nefrologia, Rui Alves, citado num comunicado do CHUC enviado à agência Lusa.

Segundo o especialista, “o esgotamento de acessos vasculares tem tido um especial enfoque nesta subpopulação de doentes em hemodiálise, que possui a maior casuística nacional na implantação de outro dispositivo endovascular – a prótese HeRO (Hemodialysis Reliable Outflow)”.

De acordo com o CHUC, a Unidade de Nefrologia de Intervenção do CHUC tem funcionado desde 2012 com o apoio essencial do Serviço de Cardiologia (Unidade de Hemodinâmica), e também do Serviço de Cirurgia Vascular, tendo realizado, desde então, mais de 500 procedimentos na aplicação da prótese HeRO.

Em Portugal, existem cerca de 12.000 doentes a realizar hemodiálise regular e estima-se que entre 15 a 20% possam ter oclusões completas de veias centrais que dificultem a obtenção de um acesso venoso para a realização desta técnica.

VEJA AINDA:

COVID-19: UNIVERSIDADE DE COIMBRA AVALIA REAÇÕES EMOCIONAIS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Lusa

CINCO DISTRITOS EM ALERTA AMARELO DEVIDO À CHUVA, NEVE E AGITAÇÃO MARÍTIMA

Lusa

COVID-19: EUA CLASSIFICAM PORTUGAL EM RISCO ‘MUITO ELEVADO’ E DESACONSELHAM VIAGENS

Lusa

FIGUEIRA DA FOZ ESTUDA CONSTRUÇÃO DE ESTACIONAMENTO DE APOIO AO MERCADO MUNICIPAL

Lusa

GRIPE DAS AVES DETETADA EM PORTUGAL E MEDIDAS DE CONTROLO JÁ FORAM ATIVADAS – DGAV

Lusa

COVID-19: TESTE EXIGIDO EM EVENTOS DESPORTIVOS AO AR LIVRE ACIMA DE 5000 ESPETADORES

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit