Ligue-se a nós

REGIÕES

COIMBRA: SERVIÇOS MÉDICOS DO CHUC COM DESEMPENHO DE ‘EXCELÊNCIA’

A qualidade dos cuidados de enfermagem hospitalares no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) atingiram um desempenho excelente, superior a 90%, em 19 serviços prestados aos doentes, foi hoje anunciado.

Online há

em

A qualidade dos cuidados de enfermagem hospitalares no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) atingiram um desempenho excelente, superior a 90%, em 19 serviços prestados aos doentes, foi hoje anunciado.

Os dados da ‘Avaliação da Qualidade de Cuidados de Enfermagem Hospitalares’ correspondem ao período em avaliação decorrido entre março e julho, adiantou aquela estrutura hospitalar em nota enviada à agência Lusa.

A avaliação contabilizou um “total de 245 processos de auditoria em 49 serviços, com doentes elegíveis para a aplicação do instrumento de avaliação adotado, ‘doentes dependentes'”.

O CHUC salienta que a “meta preconizada para o ano de 2019 foi atingida pela maioria dos serviços”.

“Salientamos também que 19 destes serviços atingiram um desempenho excelente, superior a 90%, e que há uma franja elevada de serviços que tende a aproximar-se deste valor. O Índice de Qualidade Institucional foi de 88,22%”.

A reflexão incidiu sobre o índice de qualidade parcial por necessidade, desempenho por necessidade e fase do Processo de Enfermagem (PE), índice de qualidade parcial por fase do PE, e, por fim, o índice de qualidade global por serviço e institucional.

Na análise do índice de qualidade parcial por necessidade, a avaliação constatou que o índice de qualidade com desempenho excelente surge nas necessidades de respiração, alívio do sofrimento, e integridade física, exercício e mobilidade (com 97,23%, 96,26% e 91,32% respetivamente).

Com menor nível de concretização, surgem as necessidades de alimentação e eliminação (75,85% e 84,76%).

“Com um desvio padrão elevado, importa acrescentar o facto de que houve serviços que atingiram níveis de concretização ótimos (100%) e outros que necessitam de grande incremento”, lê-se no documento.

Em relação ao índice de qualidade por fases do PE, os dados revelam que se obteve um nível de concretização mais elevado na execução (97,44%) e planeamento (95,63%).

“Embora haja desempenhos excelentes de 100% em todas as fases, os dados revelam que é a fase de avaliação que apresenta um índice de qualidade mais baixo (73,86%)”, refere a nota.

Para a enfermeira diretora do CHUC, Áurea Andrade, “os indicadores explanados evidenciam a forma como os enfermeiros concebem, agem e avaliam a sua prática de cuidados, decorrente da sua tomada de decisão autónoma”.

A responsável considera que “as oportunidades de melhoria da qualidade só podem ser identificadas pela monitorização e avaliação da performance, e esta supõe, por sua vez, a existência de indicadores cientificamente validados e o envolvimento de todos, nos processos”.

REGIÕES

CHAVES: URGÊNCIA PEDIÁTRICA FECHA NA PRIMEIRA SEMANA DE OUTUBRO

A urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar entre as 08:00 de segunda-feira e as 08:00 do dia 09 de outubro, efetuando-se o atendimento na urgência de Vila Real, informou hoje o centro hospitalar.

Online há

em

A urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar entre as 08:00 de segunda-feira e as 08:00 do dia 09 de outubro, efetuando-se o atendimento na urgência de Vila Real, informou hoje o centro hospitalar.

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) divulgou hoje um comunicado, dirigido à população da área de influência da unidade hospitalar de Chaves, que corresponde aos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços, a explicar que o atendimento aos utentes em idade pediátrica se realiza, naqueles dias, na urgência do hospital de Vila Real.

O motivo apontado para este fecho é a dificuldade de recursos humanos para preencher as escalas de serviço.

Esta urgência já esteve fechada no período da Páscoa e por alguns dias em julho, agosto e setembro.

O centro hospitalar especificou que a urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar entre as 08:00 do dia 02 (segunda-feira) e as 08:00 do dia 09 de outubro (segunda-feira).

“Assim sendo, solicita-se aos utentes que, nestes dias, não se desloquem à urgência pediátrica de Chaves, sem contacto prévio com a Linha SNS 24 — 808 24 24 24 – que disponibilizará aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação”, informou ainda o CHTMAD, através de uma informação publicada na rede social Facebook.

O centro hospitalar acrescentou que, em caso de confirmação pela Linha SNS 24 da necessidade de deslocação à urgência pediátrica, os utentes deverão dirigir-se à urgência da unidade hospitalar de Vila Real do CHTMAD, que se mantém disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Em situações urgentes e/ou emergentes, o CHTMAD aconselha o contacto com o 112 e que se aguardem indicações por parte do operador.

As cidades de Chaves e de Vila Real distam cerca de 70 quilómetros e são ligadas pela Autoestrada 24 (A24).

O hospital de Chaves, instalado no Alto Tâmega, está integrado no CHTMAD, que tem sede social em Vila Real e agrega ainda a unidade hospitalar de Lamego.

LER MAIS

REGIÕES

LISBOA: EM SEIS MESES 20 TAXISTAS DETIDOS PELO CRIME DE ESPECULAÇÃO

Vinte taxistas foram detidos entre março e setembro deste ano pelo crime de especulação, sendo alguns deles reincidentes neste tipo de práticas, disse hoje à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).

Online há

em

Vinte taxistas foram detidos entre março e setembro deste ano pelo crime de especulação, sendo alguns deles reincidentes neste tipo de práticas, disse hoje à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).

De acordo com a mesma fonte, durante este mês de setembro a PSP deteve cinco taxistas, com idades compreendidas entre os 30 e os 65 anos, que se juntam a uma lista de 15 detenções que já tinham sido efetuadas entre março e agosto deste ano.

“Estas detenções surgem da pesquisa de informação e da perceção de uma prática que se tem revelado cada vez mais recorrente e de certa forma cristalizada no seio do transporte de passageiros através do serviço de táxi, e que alimenta negativamente a perceção de todo o universo de clientes que se socorrem destes transportes públicos, grande maioria deles turistas que viajam até Lisboa”, explica uma nota divulgada pelo Cometlis.

A PSP adianta ainda que as viaturas utilizadas para a prática do crime de especulação foram “cautelarmente apreendidas”, de forma a prevenir novos crimes da mesma natureza.

Os detidos já foram presentes junto dos serviços do Ministério Público, Instância Local de Pequena Criminalidade, sendo que alguns têm historial pela prática deste mesmo crime.

“A PSP continuará a investir esforços neste quadro criminal, visando prevenir a reincidência em práticas enganosas por parte destes operadores comerciais”, sublinha ainda a nota da PSP.

LER MAIS

JORNAL ONLINE


Jornal Audiência

RÁDIO ONLINE


LINHA CANCRO


DESPORTO DIRETO


GOLOS: BRAGA X SPORTING


GOLOS: PORTO X AROUCA


GOLOS: GIL VICENTE X BENFICA


GOLOS: RIO AVE X PORTO


RÁDIO REGIONAL: SD | HD





RÁDIO REGIONAL VILA REAL




RÁDIO REGIONAL CHAVES




RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA




RÁDIO REGIONAL MIRANDELA



MUSICBOX


WEBRADIO 100% PORTUGAL




WEBRADIO 100% POP-ROCK




WEBRADIO 100% OLDIES




WEBRADIO 100% LOVE SONGS




WEBRADIO 100% DANCE




WEBRADIO 100% BRASIL




WEBRADIO 100% INSPIRATION


PAGAMENTO PONTUAL


KEYWORDS

MAIS LIDAS