Connect with us

INTERNACIONAL

COREIA DO SUL: MULTA GIGANTE À VW

A Coreia do Sul passou hoje uma multa recorde de 37.300 milhões de wones (29,8 milhões de euros) à delegação local da Audi Volkswagen por publicidade enganosa no âmbito do escândalo de manipulação de emissão de poluentes. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Datas:

em

coreia-do-sul-multa-gigante-vw

A Coreia do Sul passou hoje uma multa recorde de 37.300 milhões de wones (29,8 milhões de euros) à delegação local da Audi Volkswagen por publicidade enganosa no âmbito do escândalo de manipulação de emissão de poluentes.

A Comissão de Comércio Justo (FTC, na sigla inglesa), que impôs a sanção, informou em comunicado que também vai apresentar queixa contra cinco executivos e ex-executivos da empresa.

A multa é a mais elevada da história por este tipo de prática na Coreia do Sul — quase 18 vezes maior do que o valor recorde anterior — e supera a de 11,5 milhões de euros já imposta à Volkswagen por fraude após ser conhecido o caso “Dieselgate”, no final de 2015.

“A Audi Volkswagen Coreia realizou anúncios publicitários enganosos sobre os seus automóveis, em que alegou que cumpriam os requisitos de emissões e ofereciam um consumo mais eficiente de combustível”, expressou o organismo estatal em comunicado.

A FTC argumentou que a Volkswagen tinha assegurado nas campanhas publicitárias entre 2008 e 2015 que os seus veículos cumpriam com as mais estritas normas de emissões e que os modelos a gasóleo eram altamente ecológicos e eficientes.

No entanto, a empresa alemã usou um ‘software’ fraudulento para manipular as emissões poluentes dos seus veículos em vários países, incluindo a Coreia do Sul.

No país asiático, o Ministério Público acusou a Volkswagen de falsificar, entre agosto de 2010 e fevereiro de 2015, mais de cem relatórios sobre emissões, níveis de ruído e eficiência de combustível dos seus automóveis para obter a aprovação das autoridades locais.

Para justificar o montante da sanção, a FTC argumentou que “os consumidores estão cada vez mais preocupados com a contaminação do meio ambiente”, um problema grave nos centros urbanos da Coreia do Sul.

No último ano e três meses, desde que se descobriu o “Dieselgate”, as autoridades sul-coreanas obrigaram a Volkswagen a inspecionar 125 mil veículos, impuseram multas milionárias, investigaram os seus escritórios e interrogaram vários dirigentes da empresa.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI

INSTALA APLICAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MÚSICA & CINEMAPublicado há 11 horas

MORREU O “SUPER DJ” AVICCI

O DJ e produtor sueco Avicii morreu hoje, aos 28 anos, na capital de Omã, Mascate, avançaram vários meios de...

REGIÕESPublicado há 12 horas

PILOTO APONTA “FALHAS” AO AEROPORTO DA MADEIRA

O piloto de aviação comercial André Sales Caldeira disse hoje na Assembleia Legislativa que o aeroporto da Madeira tem "lacunas"...

JUSTIÇAPublicado há 14 horas

ABUSADOR DE MENORES CONDENADO A PENA SUSPENSA

O tribunal de Viana do Castelo condenou hoje um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo...

POLÍTICAPublicado há 17 horas

RUI RIO DENUNCIA MAIS FALHAS GRAVES DO HOSPITAL SÃO JOÃO (PORTO)

O líder do PSD criticou hoje a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a...

DESPORTOPublicado há 17 horas

FC PORTO ELIMINADO DA UEFA YOUTH LEAGUE

O FC Porto foi hoje eliminado nas meias-finais da UEFA Youth League de futebol, ao perder com o Chelsea no...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 18 horas

ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONSUMO CAÍRAM EM MARÇO

Os indicadores coincidentes para a actividade económica e para o consumo privado voltaram a diminuir em março, divulgou hoje o...

SOCIEDADEPublicado há 19 horas

ESPECIALISTA EM INCÊNDIOS “AVISA” PORTUGAL E ARRASA O COMBATE AOS INCÊNDIOS

Autor de relatório sobre fogos em Portugal acusa os bombeiros de não saberem apagar fogos ou fazer rescaldo em condições.

DESPORTOPublicado há 19 horas

RALI DE PORTUGAL NO PORTO ENTRE A BAIXA E A SÉ

A classificativa do rali de Portugal no Porto, em maio, tem um novo traçado, em plena Baixa, começando na Sé...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 19 horas

ANTÓNIO COSTA CRÍTICA A IDEIA DE “LICENCIADOS A MAIS”

O primeiro-ministro afirmou hoje que a educação e ciência têm de ser apostas estratégicas persistentes das políticas públicas e considerou...

REGIÕESPublicado há 21 horas

METRO DO PORTO PODERÁ ENCERRAR SE A GREVE NA EMEF CONTINUAR

A Metro do Porto admitiu hoje encerrar algumas linhas caso a greve dos trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

FUTEBOL EM DIRETO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS