Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

CRISE: COMÉRCIO MUNDIAL SOFRE QUEDA SEM PRECEDENTES ESTE ANO

O comércio mundial sofreu uma queda recorde em 2020, devido à situação de saúde global causada pela pandemia de covid-19, anunciou hoje a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Online há

em

O comércio mundial sofreu uma queda recorde em 2020, devido à situação de saúde global causada pela pandemia de covid-19, anunciou hoje a Organização Mundial do Comércio (OMC).

A entidade, citada pela agência Efe, publicou uma atualização do seu barómetro, cujo índice se situa em 84,5 pontos, 15,5 abaixo do valor de referência de 100, menos 18,6 pontos do que no mesmo período de 2019.

A organização indicou que este resultado é consistente com a sua estimativa em junho passado, na qual apontava para uma queda de 18,5% do Comércio de Mercadorias no segundo trimestre do ano.

Todos os itens que compõem o barómetro estão abaixo da tendência e vários registaram mínimos históricos recorde, com alguns a começarem a dar sinais de melhoria.

Os índices relativos a produtos automóveis e transporte aéreo de mercadorias registaram os piores resultados desde 2007, com 71,8 e 76,5 pontos, respetivamente.

O transporte marítimo de carga também se mantém em baixa, com 86,9.

A carteira de encomendas para exportação, por sua vez, começa a dar sinais de recuperação (88,4).

Os setores do barómetro menos afetados foram os componentes eletrónicos (92,8) e os bens agrícolas não processados (92,5).

Ainda que o ambiente se mantenha negativo, a OMC sublinhou que a sua evolução está em linha com o cenário menos pessimista que tinha traçado em abril passado, que indicava que o volume de comércio de mercadorias poderia reduzir-se este ano em 13% em relação ao ano passado.

Ao mesmo tempo, o organismo moderou as suas previsões de que 2021 seria um ano de recuperação acentuada, o que, face à evolução verificada no terreno, pode agora ser visto como excessivamente otimista.

“Dado que a incerteza continua elevada, em termos de políticas económicas e comerciais, e acerca da evolução da crise sanitária, uma recuperação em forma de L [um cenário mais pessimista] é uma possibilidade real”, diz a OMC no seu barómetro.

JORNALONLINE
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
GIL VICENTE X FC PORTO




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X HOFFENHEIM




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X SPORTING CP




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X VITÓRIA SC




SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional
Nacional
NacionalNacional
Nacional HDNacional HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

FABIO NEURAL @ ENCODING


BRAGA BRAGANÇA CHAVES CIÊNCIA COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO DESPORTO DIRETO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GREVES GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LIGA DOS CAMPEÕES LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRABALHO TRÁS-OS-MONTES TURISMO UCRÂNIA VILA REAL VÍDEOS