DESPORTO

CRISTIANO RONALDO À PORTA DA VITÓRIA 100 POR PORTUGAL

Esta quarta-feira, no particular diante da Andorra, no estádio da Luz, Cristiano Ronaldo pode chegar à vitória número 100 de quinas ao peito.

O avançado da Juventus estreou-se na seleção nacional aos 18 anos, pela mão de Luiz Filipe Scolari, a 20 de agosto de 2003, num jogo em que Portugal venceu o Cazaquistão por 1-0. Daí para a frente, já se passaram 17 anos.

No total, Cristiano Ronaldo venceu 53 seleções, sendo que o continente com o maior número de equipas nacionais que o avançado português já venceu é a Europa, com 35 vitórias.

O país que CR7 venceu por mais vezes é o Luxemburgo, com um total de oito triunfos. Quatro deles em solo português, três fora de portas e ainda um em campo neutro.

Depois, segue-se um conjunto de cinco países a quem Cristiano Ronaldo ganhou por quatro ocasiões. A Holanda é uma das seleções em questão, mas neste caso, CR7 venceu a “laranja mecânica” sempre em fases finais de grandes competições. Primeiro, nas meias-finais do Euro 2004 (2-1), depois nos oitavos-de-final do Mundial de 2006 (1-0), num jogo que ficou conhecido pela “batalha de Nuremberga”, na fase de grupos do Euro 2012 (2-1) e por último, na final da edição inaugural da Liga das Nações (1-0).

A lista de países que o internacional português venceu por quarto vezes é ainda composta pela Rússia, Dinamarca, Hungria e Letónia.

Em 99 triunfos, há alguns campeões europeus e mundiais que também entram nas contas de Cristiano Ronaldo. A Espanha foi derrotada por duas vezes, na fase de grupos do Euro 2004 e num encontro de preparação em 2010, seguindo-se o Brasil (2-0, em 2006), Argentina (1-0, 2014) e França (1-0, 2016).

Mais um grande feito prestes a ser alcançado por CR7, numa partida em que pode, também, ficar ainda mais perto de outro recorde. Para já, o jogador da Juventus tem 101 golos por Portugal e está apenas a 8 de igualar a marca de Ali Daei. Avançado iraniano que é o melhor marcador de sempre de seleções, com um total de 109 golos.

Cristiano Ronaldo chega ao jogo com Andorra em grande forma, já que nas últimas três partidas, depois da pausa obrigatória causada pela Covid-19, marcou três golos e chegou às 41 assistências na Liga dos Campeões. Igualando a marca de Ryan Giggs, antigo colega de equipa no Manchester United, que era o melhor assistente da história da liga milionária.

O jogo entre Portugal e Andorra está marcado para as 19h45.

Diogo Miguel Nunes

VEJA AINDA:

FUTEBOL DIRETO: UD OLIVEIRENSE X GD CHAVES (14:00)

Rádio Regional

BOAVISTA VENCE FAMALICÃO E ENTREGA ‘LANTERNA-VERMELHA’ AO MARÍTIMO (VÍDEO)

Lusa

FC PORTO BATE O GIL VICENTE E SOBE AO SEGUNDO LUGAR DA LIGA (VÍDEO)

Lusa

FUTEBOL DIRETO: BOAVISTA FC X FC FAMALICÃO (20:30)

Rádio Regional

FUTEBOL DIRETO: GIL VICENTE FC X FC PORTO (18:00)

Rádio Regional

FC PORTO TENTA REENCONTRAR-SE COM VITÓRIAS EM BARCELOS E SUBIR À VICE-LIDERANÇA

Lusa