DESPORTO
DESPORTO GEROU 1,9 MIL MILHÕES DE EUROS EM PORTUGAL EM 2021
O setor desportivo gerou 1,9 mil milhões de euros de volume de negócios, aumentando 11,9% em relação a 2020, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O setor desportivo gerou 1,9 mil milhões de euros de volume de negócios, aumentando 11,9% em relação a 2020, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo dados do Sistema de Contas Integradas das Empresas, hoje publicados no relatório “Desporto em Números 2022”, as empresas do setor desportivo registaram um volume de negócios em 2021 bem acima do ano transato, e um valor acrescentado bruto (VAB) de 731,9 milhões de euros.
É neste valor que se nota a maior subida, com 23,2% de acréscimo gerado por 14.368 empresas registadas, mais 4,5% em relação ao ano anterior, com 45,7% do volume de negócios gerado por empresas de gestão de instalações desportivas, clubes desportivos, ginásios e outras atividades.
Quanto ao financiamento público, a afetação ao setor desportivo pelas câmaras municipais subiu 7,4% para 323,3 milhões de euros, isto em 2021, ano em que o financiamento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) às federações chegou aos 41 milhões, menos 3% do que no ano anterior.
A despesa média por habitante em atividades e equipamentos desportivos foi de 31,2 euros, com a verba mais alta no Algarve (60 euros) e a mais baixa na Madeira e na Área Metropolitana de Lisboa, com 12,9 e 18 euros, respetivamente.
Quanto a dados de 2022 – os mais recentes inseridos no relatório, ainda provisórios -, os salários dos trabalhadores do setor subiram 4,7%, para uma média mensal bruta de 1.366 euros, com a componente regular também a subir, para os 1.078 euros.
Os salários mais altos registam-se nos clubes desportivos (2.645 euros), com o ensino desportivo e recreativo no outro extremo, com um total de 848 euros, mas abaixo do salário mínimo nacional de 760 euros, nos 746.
Em 2022, trabalhavam no setor cerca de 44,5 mil pessoas, uma subida de 20,3%, e na sua maioria homens (64,5%), mais de metade abaixo dos 34 anos e também acima dos 50% quanto à escolaridade avançada, com 51% já com o ensino superior completo.
Registaram-se aumentos nos preços dos bens e serviços desportivos, desde logo na assistência (7,1%), na compra de bicicletas (6,5%) e na participação (1,9%).
Em 2021, eram 9.893 os clubes desportivos regularizados, menos 10,6% do que em 2020, com uma descida acentuada no número de praticantes, para os 483.829, um decréscimo de 17,7%.
O futebol, sem surpresa, regista o maior número de praticantes, 26% do total, e os homens predominam em vários desportos, com mais ênfase no mais representativo, com 93,3% dos futebolistas do país do género masculino.
Existiam 712 praticantes de alto rendimento em 2022, 62,1% homens, com cinco sextos abaixo dos 30 anos, com 8.265 títulos profissionais atribuídos, a maior parte de treinadores (67,3%).
Quanto ao ensino superior, em 2021/22 estavam registados 10.973 alunos nas áreas desportivas, uma subida de 4,1% em relação ao período transato.
No setor das exportações, o crescimento em 2022 para 2021 foi de 7,6%, para um valor que atinge os 580,1 milhões de euros, com um saldo positivo de 175,6 milhões na balança comercial de bens desportivos.
As bicicletas representam 345,2 milhões de euros deste ‘bolo’ total, com os bens de ginástica e natação como principais responsáveis na importação, além do calçado.

DESPORTO
JOÃO PINHEIRO VAI ARBITRAR CLÁSSICO ENTRE BENFICA E FC PORTO
O árbitro João Pinheiro vai dirigir o clássico entre Benfica e FC Porto, da sétima jornada da I Liga portuguesa, na sexta-feira, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) através do site oficial.

O árbitro João Pinheiro vai dirigir o clássico entre Benfica e FC Porto, da sétima jornada da I Liga portuguesa, na sexta-feira, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) através do site oficial.
O juiz da Associação de Futebol de Braga, de 35 anos, vai arbitrar pela 10.ª vez um embate entre ‘grandes’ e pela segunda um duelo entre ‘águias’ e ‘dragões’, tendo como árbitros assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto Artur Soares Dias desempenhará as funções de videárbitro (VAR).
O Benfica, campeão em título e terceiro classificado com 15 pontos, recebe o FC Porto, que divide a liderança com o Sporting, na sexta-feira, a partir das 20:15, no Estádio da Luz, em Lisboa.
DESPORTO
GP DE PORTUGAL PASSA A SEGUNDA PROVA DO CALENDÁRIO DE MOTOGP EM 2024
O Grande Prémio de Portugal de MotoGP será a segunda prova do Campeonato do Mundo de Velocidade em 2024, de acordo com o calendário provisório hoje divulgado pela organização.

O Grande Prémio de Portugal de MotoGP será a segunda prova do Campeonato do Mundo de Velocidade em 2024, de acordo com o calendário provisório hoje divulgado pela organização.
Depois de ter acolhido a prova de abertura da temporada em curso, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) vai receber a segunda prova do próximo ano, em 24 de março.
O Mundial de MotoGP, que conta com o português Miguel Oliveira (Aprilia) no pelotão, arranca em 10 de março, no Qatar, sendo que outra das novidades do próximo ano passa pela introdução de mais duas corridas, passando das atuais 20 para 22.
O Circuito Internacional de Sokol, no Cazaquistão, torna-se na 75.ª pista a acolher uma ronda do campeonato, em 16 de junho, e de regresso está, também, o GP de Aragão, em 01 de setembro do próximo ano.
Desta forma, serão 22 corridas em 18 países, agrupadas por regiões.
O campeonato de 2024 arranca em 10 de março, no Qatar, e termina em 17 de novembro, em Valência.
Depois do Qatar e de Portugal, seguem-se o GP da Argentina (07 de abril) e o GP das Américas (14 de abril), antes do regresso à Europa, para o GP de Espanha, em 28 de abril.
Em 12 de maio disputar-se-á o GP de França, seguindo-se as provas na Catalunha (26 de maio), Itália (02 de junho) e a estreia do Cazaquistão (16 de junho).
O Mundial prossegue nos Países Baixos (30 de junho), Alemanha (07 de julho) e, a seguir à pausa de verão, Grã-Bretanha (04 de agosto).
Seguem-se os GP da Áustria (18 de agosto), Aragão (01 de setembro) e San Marino (08 de setembro), na despedida do continente europeu.
A caravana mundialista viaja, depois, para a Índia (22 de setembro), Indonésia (29 de setembro) e Japão (06 de outubro).
Austrália (20 de outubro), Tailândia (27 de outubro) e Malásia (03 de novembro) completam a ronda da Oceania e Ásia.
O campeonato encerra na Europa, em 17 de novembro, em Valência.
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: SC BRAGA X SPORTING CP (20:30)
-
DESPORTO DIRETO4 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X FC AROUCA (18:00)
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC VIZELA X SL BENFICA (20:30)
-
DESPORTO DIRETO5 dias atrás
DIRETO: FC PORTO X GIL VICENTE FC (20:30)
-
MAGAZINE3 semanas atrás
CINEMA E DESPORTO: UMA UNIÃO DE SUCESSO
-
REGIÕES4 semanas atrás
MATOSINHOS: AUTARQUIA REQUALIFICA 56 KM DE CAMINHOS PARA PEÕES E BICICLETAS
-
NACIONAL4 semanas atrás
MARCELO QUER SER LEMBRADO COMO UM “PRESIDENTE DE PROXIMIDADE”
-
DESPORTO4 semanas atrás
AVANÇADO FRANCISCO CONCEIÇÃO REGRESSA AO FC PORTO POR EMPRÉSTIMO