Ligue-se a nós

REGIÕES

EM CINCO ANOS A AUTARQUIA DE VALONGO REDUZIU A DÍVIDA A METADE

A Câmara de Valongo revelou hoje que, desde o final de 2013 até 2018, reduziu a dívida do município para metade, passando de mais de 54 milhões de euros para cerca de 27,5 milhões de euros.

Online há

em

A Câmara de Valongo revelou hoje que, desde o final de 2013 até 2018, reduziu a dívida do município para metade, passando de mais de 54 milhões de euros para cerca de 27,5 milhões de euros.

Desde o final de 2013, quando a dívida era superior a 54 milhões de euros”, foi “pago metade desse montante: 26,5 milhões de euros”, afirma, em comunicado, a autarquia, referindo que o Relatório de Gestão de 2018 será votado em reunião do executivo, na quinta-feira.

A Câmara de Valongo refere que o documento demonstra também que o investimento passou de 1,9 milhões de euros, em 2014, para 8,7 milhões de euros, em 2018, sendo que, “só de 2017 (4,3 milhões de euros)” para o ano passado, “o aumento foi de 100%”.

“Com a saúde financeira que ganhámos com o nosso programa de redução da dívida, pudemos aumentar brutalmente o investimento”, afirmou o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, citado na nota do município, sublinhando o investimento na “educação, cultura, desporto, vias de comunicação, entre outras” áreas.

Enfatizando o facto de o aumento do investimento verificado ter sido conseguido “sem taxas altas ou impostos municipais elevados” e sublinhando que Valongo mantém um “quadro fiscal dos mais baixos da Área Metropolitana do Porto”, o autarca classifica os números apresentados como resultado do “trabalho de gestão”.

“A redução drástica do prazo de pagamento aos fornecedores”, segundo o comunicado, faz com que, atualmente, a Câmara esteja a pagar “a quatro dias”, facto que leva José Manuel Ribeiro a afirmar que “Valongo paga todos os seus compromissos a pronto pagamento”.

Segundo o documento, “pela primeira vez a dívida total do município não ultrapassa a média das receitas correntes líquidas dos últimos três anos, pelo que a autarquia já não se encontra sujeita ao (…) alerta precoce dos desvios e adesão facultativa ao saneamento financeiro, facto do qual o executivo municipal muito se orgulha”.

Perante estes números, o autarca socialista considera que “o desafio agora é fazer de Valongo uma referência capaz de vencer os desafios da competitividade, modernização e do desenvolvimento sustentável, através da implementação de políticas municipais que promovam a qualidade de vida dos cidadãos e o bem-estar geral das pessoas”.

O Relatório de Gestão contém já as prioridades para os restantes anos do mandato autárquico: a “melhoria contínua do modelo de governação, prosseguindo a total aproximação ao munícipe”, a “manutenção da aposta na promoção das práticas de participação cidadã, através de uma gestão aberta e transparente e do desenvolvimento de ações de educação para a cidadania”.

LUSA

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.