RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

ERC APONTA DESINFORMAÇÃO A VÍDEO PARTILHADO POR ANDRÉ VENTURA

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), em parceria com o LabCom da Universidade da Beira Interior (UBI), detetou conteúdos de desinformação na campanha para as presidenciais. O projeto de monitorização sinalizou uma publicação na conta do líder do Chega, André Ventura.

Em causa está a partilha de um vídeo do jornal espanhol OK Diário, mostrando um incêndio numa igreja em Amesterdão na noite de Ano Novo. André Ventura acrescentou a legenda “islamização da Europa”, estabelecendo uma ligação entre o incidente e a comunidade muçulmana que, segundo os investigadores, “não existia na notícia original”.

João Canavilhas e Branco Di Fátima, do LabCom, alertam que estes conteúdos têm um “elevado envolvimento dos utilizadores” e um impacto significativo no espaço público digital. O protocolo assinado em novembro visa identificar e sinalizar casos onde factos são manipulados para influenciar a opinião dos eleitores durante o período eleitoral.


Vitor Fernandes

VEJA AINDA:

POR QUE RAZÃO SE COMEMORA O DIA “10 DE JUNHO” ?

Rádio Regional

OPERAÇÃO “PORTUGAL SEMPRE SEGURO” RESULTA EM 76 DETENÇÕES

Rádio Regional

ERS DETETA AUSÊNCIA DE CONSULTÓRIOS DE SAÚDE ORAL EM 98 CONCELHOS

Rádio Regional

MINISTRO DA AGRICULTURA ADMITE QUE APOIO DE 20 MILHÕES É INSUFICIENTE

Rádio Regional

GREVE NOS REGISTOS COM ADESÃO DE 80% E ACUSAÇÕES DE ILEGALIDADE

Rádio Regional

NÚMERO DE PARTOS EM PORTUGAL CRESCE 3,7% EM 2025

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.