RÁDIO REGIONAL
salt likit
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

ERRO DE SOFTWARE OBRIGA ADIAR LANÇAMENTO DE SATÉLITE

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Agência Espacial Europeia (ESA) adiou, por pelo menos um dia, do lançamento do satélite Cheops, previsto para a manhã de hoje, destinado a estudar planetas fora do nosso sistema solar.

O diretor de ciências da ESA, Guenther Hasinger, escreveu no Twitter que houve um erro de software que levou ao adiamento do lançamento do foguete Soyuz, que transportaria o satélite, previsto para as 08:54 de hoje (hora de Lisboa).

“Com esta missão complexa, não correremos riscos”, escreveu Hasinger, aconselhando as pessoas a “manterem os dedos cruzados para amanhã [quarta-feira]”.

A ESA tinha previsto para hoje, em Kourou, Guiana Francesa (América do Sul), o lançamento do satélite Cheops, que, com o envolvimento de várias empresas portuguesas, vai estudar planetas fora do nosso sistema solar.

A primeira missão da ESA dedicada ao estudo de exoplanetas estava prevista desde 2017, mas foi sucessivamente adiada.

O satélite foi construído a partir de uma parceria entre a ESA e a Suíça, através de um consórcio liderado pela Universidade de Berna, e tem “contribuições importantes” de mais 10 outros Estados-membros da agência europeia, entre os quais três empresas e um centro de investigação portugueses.

Segundo um comunicado da agência espacial portuguesa Portugal Space, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e a Deimos Engenharia “lideram” a componente científica do Cheops.

A FreziteHP desenhou e produziu as proteções que vão garantir que os equipamentos aguentam a amplitude térmica extrema do espaço.

A também portuguesa LusoSpace, que investiga novas tecnologias e a sua aplicação no espaço, participa igualmente no projeto.

“A missão Cheops vai medir o tamanho de exoplanetas [planetas fora do sistema solar] com uma grande precisão, descobrir se os exoplanetas têm luas, se têm anéis, e também abrir uma porta para o desconhecido”, diz Nuno Santos, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Universidade do Porto, citado no comunicado de imprensa.

O Cheops é a primeira de uma série de três missões, que incluem ainda a Plato e a Ariel, planeadas para a próxima década, com o objetivo de abordar diferentes aspetos da investigação científica dos planetas mais longínquos.

O satélite de 280 kg tem o seu corpo principal com a forma de um cubo com arestas de 1,5 metros e será colocado em órbita, a cerca de 700 quilómetros de altitude, por um foguetão Soyuz-Fregat.

A órbita escolhida permite, segundo a ESA, que a retaguarda do satélite esteja permanentemente direcionada para o Sol, mantendo a luz solar no mínimo, enquanto um telescópio está a observar alvos noturnos na direção oposta.

VEJA AINDA:

DESVENDADO MECANISMO QUE PERMITE MAMÍFERO REGENERAR SISTEMA NERVOSO CENTRAL APÓS LESÃO

Lusa

ESTUDO: CIÊNCIA DESCOBRE ÁREA DO CÉREBRO RELACIONADA COM O CLITÓRIS

Lusa

CENTRO HOSPITALAR DE COIMBRA IMPLANTOU O PRIMEIRO ‘CORAÇÃO ARTIFICIAL’

Lusa

SONDA ESPACIAL CHEGOU À CAMADA EXTERIOR DO SOL – NASA

Lusa

DESCOBERTA UMA DAS CAUSAS DE MALFORMAÇÕES EMBRIONÁRIAS DE ALGUMAS DOENÇAS GENÉTICAS

Lusa

COVID-19: UNIVERSIDADE DE COIMBRA AVALIA REAÇÕES EMOCIONAIS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Lusa
Yatak Odası Takımı Run 3 free games unblocked

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout Elektronik Sigara cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit
free hacks