INTERNACIONAL

ESPANHA RECEBEU EM JANEIRO MENOS 78% DE TURISTAS VINDOS DE PORTUGAL DO QUE UM ANO ANTES

A Espanha recebeu em janeiro último 28.747 turistas com residência em Portugal, menos quase 78% do que um ano antes, quando a pandemia de covid-19 ainda não tinha sido declarada, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística espanhol.

O número total de turistas internacionais que se deslocaram a Espanha em janeiro foi de 432.362, uma redução de quase 90% em relação a um ano antes.

O facto de a queda dos turistas com residência em Portugal ser 12 pontos percentuais inferior ao da redução do número total da entrada de turistas terá a ver com o facto de este país ter a sua única fronteira terrestre com Espanha.

O principal país de origem dos turistas que chegaram a Espanha continuou a ser, assim como em toda a pandemia, a França, de onde chegaram 117.625 turistas (75,6% menos do que um ano antes), seguida da Alemanha, com 51.098 visitantes (menos 89,7%) e Portugal, com 28.747 turistas (menos 77,9%).

A epidemia de covid-19 levou a que França, Alemanha e Portugal tenham agora contribuído com mais turistas em Espanha do que o líder tradicional, que antes da pandemia era o Reino Unido, de onde em janeiro apenas chegaram 23.200 pessoas (96,7% menos), ocupando agora a quarta posição.

As despesas totais efetuadas pelos turistas internacionais que visitaram Espanha em janeiro atingiram 452 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 90,5% em relação ao mesmo mês de 2020.

A despesa média por turista foi agora de 1.040 euros, com um decréscimo de 9,8% comparando com um ano antes.

A duração média das viagens dos turistas internacionais foi de 9,8 dias, o que significa um aumento de 1,8 dias em comparação com a média de janeiro de 2020.

Os turistas que visitaram Espanha durante o primeiro mês do corrente ano tiveram como primeiro destino as Ilhas Canárias (Atlântico), com 19,9% do total, seguidas da Catalunha (nordeste) e Valência (leste).

VEJA AINDA:

ANTIGOS COMBATENTES JÁ ESTÃO ISENTOS DO PAGAMENTO DE TAXAS MODERADORAS

Lusa

CHEGA PROPÕE ‘LEI-TAMPÃO’ DE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS DURANTE PANDEMIA

Lusa

ESPANHA MANTÉM FRONTEIRA COM PORTUGAL FECHADA ATÉ PELO MENOS 16 DE ABRIL

Lusa

METADE DOS TRABALHADORES INDEPENDENTES DA CULTURA GANHA MENOS DE 600 EUROS POR MÊS

Lusa

CRISE: EXECUÇÕES FISCAIS REGRESSAM EM JUNHO DE 2021

Lusa

COVID-19: CONSUMO DE ELETRICIDADE AUMENTA 21% NO SETOR DOMÉSTICO EM FEVEREIRO

Lusa