RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

ESTADO ISLÂMICO AMEAÇA PENÍNSULA IBÉRICA (vídeo)

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A organização terrorista Estado Islâmico divulgou esta quarta-feira, através da rede social Telegram, no qual elegia os seus “irmãos autores dos ataques” da semana passada em Barcelona, e ameaça realizar mais atentados na Península Ibérica.

Numa gravação intitulada “A Conquista de Barcelona”, cuja origem não foi ainda verificada, aparecem dois terroristas, um dos quais com a cara coberta, dirigindo-se em castelhano a todos os “cristãos infiéis de Al-Ándalus“, designação que o Estado Islâmico dá à Península Ibérica.

Na gravação, que segundo o jornal El País foi divulgada na rede solcial Telegram, um dos supostos terroristas, vestido com uniforme militar, de cara descoberta e que se identifica como ‘Al Qurtubí’ (O Cordobês), assegura que “a guerra contra nós irá continuar até ao dia do juízo final. Se não se converterem ao Estado Islâmico, a jihad não terá fronteiras”.

“Façam a jihad onde quer que estejam, e Alá será complacente convosco“, conclui.

O segundo terrorista, que aparece de cara coberta e se identifica como Abu Salman al Andalusi, “O Andaluz”, repete, com um castelhano que parece não ser nativo, que “a nossa guerra contra vocês é até ao fim do mundo. Saiam da união dos cristãos, porque nós nunca vos deixaremos tranquilos“.

Na mensagem, com cerca de 3 minutos, os terroristas avisam ainda “todos os cristão espanhóis” que “não está esquecido o sangue de todos os muçulmanos derramado pela Inquisição Espanhola”.

“Vingaremos a vossa matança, que estão agora a fazer contra o Estado Islâmico, e, com a permissão de Alá, Al-Ándalus voltará a ser o que era, a Terra do Califado“, acrescenta.

O vídeo, durante o qual se ouve em pano de fundo uma música em árabe e francês, termina com imagens transmitidas pelas cadeias de televisão, entre as quais excertos das homenagens às vitimas dos atentados de Barcelona, do autor do ataque nas Ramblas, Younes Abouyaaqoub, do primeiro-ministro Mariano Rajoy e do Rei de Espanha, Felipe IV.

nbsp| RÁDIO REGIONAL
É ESTE O MAPA QUE O ESTADO ISLÂMICO REIVINDICA COMO SEU CALIFADO.

Sucessivas ameaças à Península Ibérica

Esta não é a primeira vez que o Estado Islâmico lança ameaças directas a Espanha e Portugal através de mensagens vídeo divulgadas nas redes sociais.

Em fevereiro do ano passado, numa destas mensagens a organização terrorista ameaçou Portugal e Espanha e jurou recuperar a Península Ibérica. “Al-Andalus, tem paciência. Não és espanhola nem portuguesa, mas sim muçulmana”, referia a mensagem.

Um mês mais tarde, após os atentados em Bruxelas, na Bélgica, o Estado Islâmico fez um ameaça uma directa a Portugal e Hungria: “Hoje Bruxelas e o seu aeroporto, amanhã pode ser Portugal e a Hungria“.

Em novembro de 2015, ameaçou atacar Portugal, Espanha e Itália. “Realmente o que queremos, insha Allah [se Deus quiser], é Paris antes de Roma e de Al Andalus”, pode ouvir-se no vídeo.

Segundo o livro “Empire of Fear: Inside the Islamic State”, lançado em julho de 2015 por Andrew Hosken, jornalista da BBC, mostra a extensão de território que o grupo quer controlar até 2020.

Segundo Hosken, o Estado Islâmico “quer sob o seu controlo tudo o que consideram fazer parte do mundo islâmico” – território no qual se inclui toda a Península Ibérica.

Veja o vídeo aqui:

ZAP

VEJA AINDA:

FIFA REÚNE-SE COM SELECIONADORES PARA DISCUTIR CALENDÁRIO E MUNDIAL DE DOIS EM DOIS ANOS

Lusa

RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE PASSAGEIROS ALARGADO A PORTO, FARO E FUNCHAL

Lusa

PETRÓLEO: CONSUMO E PROCURA ULTRAPASSARÁ NÍVEIS DE PRÉ-PANDEMIA EM 2022

Lusa

CP REPÕE LIGAÇÃO PORTO-VIGO A 100% NO DOMINGO

Lusa

COVID-19: SUBSÍDIO DE RISCO EXTRAORDINÁRIO RETIRADO A MILITARES DA GNR

Lusa

PARLAMENTO APROVA PROPOSTA DO GOVERNO SOBRE USO DA VIDEOVIGILÂNCIA PELAS POLÍCIAS

Lusa