RÁDIO REGIONAL
ESPAÇO: EXOMARS SILENCIOU-SE
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

EXOMARS: ALGO CORREU MAL

A Schiaparelli, uma nave do tamanho de uma pequena piscina insuflável, deveria ter pousado em Marte às 14:48 (mais uma hora em Lisboa) de quarta-feira após uma travessia a velocidade supersónica pela fina atmosfera do planeta, concluindo uma viagem de 496 milhões de quilómetros a partir da Terra.

Mas os controladores perderam o sinal da Schiaparelli antes de esta pousar, fazendo lembrar a primeira tentativa, falhada, da agência europeia de levar uma nave até à superfície de Marte, há 13 anos.

“Ainda não estamos em condições de determinar a condição dinâmica na qual a nave pousou na superfície”, declarou o responsável da Agência Espacial Europeia para as missões solares e planetárias, Andrea Accomazzo.

O mesmo responsável acrescentou que seria necessário analisar cerca de 600 megabytes de dados que a Schiaparelli enviou antes de ficar muda, para “perceber se sobreviveu estruturalmente ou não”.

Caso se confirme que não sobreviveu, será o segundo falhanço seguido da ESA numa missão a Marte. Em 2003, o robot Beagle 2 (construído no Reino Unido) desapareceu após se ter separado da nave-mãe, a Mars Express. A NASA conseguiu fotografar no passado os destroços do robot.

A Schiaparelli viajou ao longo de sete anos a bordo de uma nave russo-europeia, a Trace Gas Orbiter (TGO), até, no domingo, ter chegado a um milhão de quilómetros de Marte. Nesse ponto, separou-se para concluir a sua missão sozinha.

A missão de pousar a Schiaparelli visava preparar e confirmar qual a tecnologia necessária para pousar um “rover” – maior e mais caro – em 2020.

O “rover” de seis rodas estará equipado com uma broca para procurar sinais de vida, actuais ou no passado, até uma profundidade de dois metros.

LUSA

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

LAMEGO: ULSTMAD PROMOVE DOIS EVENTOS DEDICADOS À NUTRIÇÃO

Rádio Regional

CHAVES: 80 ESPECIALISTAS EM ENCONTRO INTERNACIONAL DE BIOLOGIA

Rádio Regional

BRAGANÇA: GOVERNO FORMALIZA CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE

Rádio Regional

UTAD CRIA BIOESTIMULANTES NATURAIS PARA AUMENTAR PRODUÇÃO DE CEREJA

Rádio Regional

CHAVES: III JORNADAS DA EDUCAÇÃO DEDICADAS À NEUROCIÊNCIA E INOVAÇÃO

Rádio Regional

LUÍS MONTENEGRO ANUNCIA A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRAGANÇA

Vítor Fernandes

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.