RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

FACEBOOK LANÇA CAMPANHA CONTRA A DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Facebook arranca hoje com uma campanha de literacia digital em 42 países, incluindo Portugal, “desenhada para ajudar as pessoas a detetar falsas notícias”, disse à Lusa o responsável pelas parcerias do Facebook com a imprensa na Europa Central.

“Estamos a trabalhar muito para melhorar a fiabilidade da informação no Facebook”, afirmou Guido Buelow, salientando o trabalho que a rede social tem vindo a fazer para combater a desinformação.

“É uma responsabilidade que levamos muito a sério”, salientou, apontando várias iniciativas do Facebook como reduzir a distribuição de conteúdos falsos, o trabalho desenvolvido com mais de 70 ‘fact-checkers’ [verificadores de factos] em mais de 50 línguas, entre outras.

Neste âmbito, explicou, o Facebook lança hoje “uma campanha desenhada para ajudar as pessoas a detetar falsas notícias ‘online’”, em que nas próximas quatro semanas será é pedido aos utilizadores que “façam uma pausa e respondam a três questões” sobre o que realmente estão a ler, explicou Guido Buelow.

Num trabalho conjunto com os parceiros de ‘fact-checking’, o Facebook criou três perguntas que ajudam a eliminar as notícias falsas – “Isto veio de onde? O que falta? Como é que o fez sentir?”, que vão surgir através de uma série de anúncios criativos com uma ligação para o ‘site’ www.stampoutfalsenews.com.

O Facebook espera que estes anúncios levem as pessoas a questionarem-se sobre informação que veem na rede social.

Esta campanha estará em todos os países da União Europeia e Reino Unido, incluindo ainda Camarões, Costa do Marim, Egito, Etiópia, Iraque, Quénia, Líbia, Marrocos, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Uganda e Emirados Árabes Unidos, num total de 42 países.

Guido Buelow adiantou ainda que para testar a eficácia desta campanha, o Facebook vai ter inquéritos que avaliam o que as pessoas aprenderam, o que irá “permitir desenvolver campanhas de literacia digital no futuro”.

Questionado sobre se há uma diferença entre a Europa e os Estados Unidos no que respeita à propagação da desinformação, o ‘head of news partnerships’ na Europa Central do Facebook considerou que não.

“O que vemos com a desinformação sobre covid-19, por exemplo, é que viaja através de diferentes países” e “não há uma grande diferença” entre eles, considerou.

O Facebook está comprometido em ajudar a “educar as pessoas para as empoderar”, “dar ferramentas para que possam detetar a desinformação, referiu Guido Buelow.

Em Portugal, a rede social trabalha com dois ‘fact-checkers’, o Polígrafo e o Observador.

Questionado sobre em que ponto no caminho é que está o combate à desinformação, o responsável disse estar “no meio”.

“Estamos constantemente a construir” formas de verificar factos, as “campanhas [de literacia digital] estão a ficar mais sofisticadas” e isso vai “ajudar a melhorar e a educar” as pessoas, “estamos no meio [do caminho]” do combate à desinformação, concluiu.

Esta campanha surge depois do Facebook anunciar na semana passada que as notícias antigas vão ter um alerta que avisa que esse conteúdo tem mais de 90 dias e se tem a certeza que, ainda assim, quer partilhar a notícia.

VEJA AINDA:

COVID-19: TRÁFEGO NO ACESSO À INTERNET POR BANDA LARGA AUMENTA 61% EM 2020

Lusa

A EMPRESA PROPRIETÁRIA DO FACEBOOK MUDA DE NOME E VAI CHAMAR-SE: ‘META’

Lusa

APAV LANÇA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA ONLINE

Lusa

O FACEBOOK É A REDE SOCIAL DOMINANTE ENTRE OS PORTUGUESES – ESTUDO

Lusa

FACEBOOK EXPANDE POLÍTICAS CONTRA ASSÉDIO DE FIGURAS PÚBLICAS

Lusa

APLICAÇÕES DO FACEBOOK REVELAM FALHAS DE ACESSO ALGUNS DIAS DEPOIS DO APAGÃO

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme