Connect with us

ECONOMIA & FINANÇAS

FALÊNCIAS E NOVAS EMPRESAS EM QUEDA

No ano passado foram criadas pouco mais de 37 mil empresas, o número mais baixo dos últimos quatro anos, destaca um estudo da Informa D&B. Mas também houve muito menos a fechar e a entrar em insolvência. E são cada vez mais as que pagam fora do prazo. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Datas:

em

falencias-novas-empresas-queda

No ano passado foram criadas pouco mais de 37 mil empresas, o número mais baixo dos últimos quatro anos, destaca um estudo da Informa D&B. Mas também houve muito menos a fechar e a entrar em insolvência. E são cada vez mais as que pagam fora do prazo.

Menos nascimentos, encerramentos e insolvências. Em síntese, foi esta a dinâmica empresarial que se verificou em Portugal em 2016 face ao ano anterior.

No ano passado, foram constituídas no país 37.034 empresas e outras organizações, menos 2,4% do que no ano precedente. Um valor que “interrompe um ciclo de crescimento de três anos consecutivos”, mas mantém as constituições acima das 37 mil, registo que na última década só tinha sido atingido em 2015, destaca o Barómetro da Informa D&B, a que o Negócios teve acesso.

Os sectores que registaram mais nascimentos face a 2015 são a construção (mais 1,6%), alojamento e restauração (mais 3,2%) e actividades imobiliárias (mais 29,6%), avança o mesmo barómetro, que analisa a dinâmica de nascimentos, encerramentos e insolvências do tecido empresarial, bem como o comportamento de pagamentos das empresas.

Os sectores do retalho (menos 696 constituições) e da agricultura, pecuária, pesca e caça (menos 467) foram os sectores que mais contribuíram para a descida de nascimentos verificada no ano passado.

O distrito de Lisboa destacou-se pela positiva, ao registar mais 7,6% (866) de empresas criadas, enquanto no do Porto se verificou uma queda de 4,2% (menos 297 de empresas constituídas).

Já o número de encerramentos baixou 6,8%, passando de 16.634 em 2015 para 15.505 em 2016, uma descida que, de acordo com a Informa D&B, foi mais acentuada no segundo semestre do ano.

Contas feitas, em 2016 foram criadas 2,4 novas empresas por cada uma que encerrou.

Relativamente aos processos de insolvências iniciados no ano passado, registou-se uma forte queda (menos 23%), “mantendo uma tendência continuada que se regista desde 2013 e que se estende a quase todos os sectores e distritos”, enfatiza a mesma fonte. Em 2016 verificaram-se 3.256 novos processos de insolvência, menos 976 do que no ano anterior.

O Barómetro da informa D&B dá ainda conta que, entre 2015 e 2016, a percentagem de empresas que pagaram dentro do prazo baixou de 20,1% para 17,4%. No entanto, realça, baixou também o número de empresas que pagam com atrasos superiores a 90 dias (11,7% em 2015, contra 8,2% em 2016).

NEGÓCIOS

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.


INSTALA APLICAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

CHAVES BATEU E CONVENCEU O PORTIMONENSE

O Desportivo de Chaves regressou hoje aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar em casa o Portimonense,...

DESPORTOPublicado há 22 horas

SALVIO “SALVA” BENFICA JÁ NOS DESCONTOS (vídeo)

Já nos descontos, Salvio "salvou" o Benfica e mantém a chama do título viva. Com esta vitória o benfica regressa...

DESPORTOPublicado há 24 horas

BARCELONA CONQUISTA TAÇA DO REI

O FC Barcelona conquistou hoje a sua 30.ª Taça do Rei de Espanha em futebol, a quarta consecutiva, após golear...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 1 dia

TRABALHADORES DA “ÁGUAS DE PORTUGAL” EM GREVE A 24 DE ABRIL

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal (AdP) marcaram greve nacional para a próxima terça-feira, 24 de abril, pelo aumento...

DESPORTOPublicado há 1 dia

MÁRIO PATRÃO LIDERA RALI MOROCCO DESERT CHALLENGE

O motard Mário Patrão (KTM) manteve hoje a liderança do Rali Morocco Desert Challenge em todo o terreno, enquanto o...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 2 dias

DBRS SOBE RATING A PORTUGAL

A agência de notação financeira DBRS melhorou o 'rating' atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspectiva estável,...

MÚSICA & CINEMAPublicado há 2 dias

MORREU O “SUPER DJ” AVICCI

O DJ e produtor sueco Avicii morreu hoje, aos 28 anos, na capital de Omã, Mascate, avançaram vários meios de...

REGIÕESPublicado há 2 dias

PILOTO APONTA “FALHAS” AO AEROPORTO DA MADEIRA

O piloto de aviação comercial André Sales Caldeira disse hoje na Assembleia Legislativa que o aeroporto da Madeira tem "lacunas"...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

ABUSADOR DE MENORES CONDENADO A PENA SUSPENSA

O tribunal de Viana do Castelo condenou hoje um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo...

POLÍTICAPublicado há 2 dias

RUI RIO DENUNCIA MAIS FALHAS GRAVES DO HOSPITAL SÃO JOÃO (PORTO)

O líder do PSD criticou hoje a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

FUTEBOL EM DIRETO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS