Connect with us

INTERNACIONAL

FRANÇA PROÍBE TELEMÓVEIS NAS ESCOLAS

Foi aprovado esta quinta-feira um projeto-lei que determina a proibição de telemóveis nas escolas da França. Professores também têm novas regras.

Datas:

em

As crianças francesas vão deixar de poder utilizar o telemóvel na escola já a partir do próximo ano letivo, depois da Assembleia Nacional ter aprovado, esta quinta-feira, um projeto lei que funciona como “medida de desintoxicação” para os mais jovens.

O presidente francês Emmanuel Macron, cujo partido detém a maioria na Assembleia Nacional, já tinha manifestado durante a campanha eleitoral a intenção de proibir os telemóveis das crianças em creches e escolas primárias e básicas. O objetivo da lei é reduzir as distrações na sala de aula e combater os casos de bullying.

A lei foi aprovada por maioria, ainda que com o voto contra dos republicanos (centro-direita). Segundo esta lei, as crianças não podem utilizar os telemóveis em recreios, nas horas de pausa ou em qualquer local dentro dos estabelecimentos de ensino.

Os apoiantes da lei consideram que a proibição dos telemóveis nas escolas significa que as crianças passam a ter o “direito de se desconectarem” da pressão digital do dia-a-dia. Ao canal LCI, o ministro da Educação afirmou que “ninguém poderá encontrar o seu caminho num mundo tecnológico se não souber ler, escrever, contar, respeitar os outros e trabalhar em equipa”.

“Os telemóveis são um avanço tecnológico, mas não podem monopolizar as nossas vidas”, acrescentou Jean-Michel Blanquer, citado pela Reuters.

Além das crianças, também os professores vão ter novas regras: a partir de setembro não podem utilizar aparelhos eletrónicos nas escolas e universidades francesas.

De acordo com a agência de notícias, mais de 90% das crianças francesas com 12 anos ou mais têm telemóvel. A decisão tomada esta quinta-feira já iniciou o debate no Reino Unido, que pondera seguir as pisadas de Paris.

Nuno Veiga | LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REGIÕESPublicado há 3 horas

PROTECÇÃO CIVIL ALERTA 5 MILHÕES DE CIDADÃOS PARA O RISCO DE INCÊNDIO

Protecção Civil envia 5 milhões de SMS de alerta para os "risco de incêndio": Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do...

DESPORTOPublicado há 4 horas

FUTEBOL DIRETO: CHAVES vs PORTIMONENSE

O Futebol Direto joga-se na Rádio Regional. Acompanha aqui os jogos do Benfica, Porto, Sporting, Chaves e Selecção Nacional.

DESPORTOPublicado há 4 horas

FUTEBOL DIRETO: SPORTING vs SETÚBAL

O Futebol Direto joga-se na Rádio Regional. Acompanha aqui os jogos do Benfica, Porto, Sporting, Chaves e Selecção Nacional.

DESPORTOPublicado há 4 horas

FUTEBOL DIRETO: BOAVISTA vs BENFICA

O Futebol Direto joga-se na Rádio Regional. Acompanha aqui os jogos do Benfica, Porto, Sporting, Chaves e Selecção Nacional.

DESPORTOPublicado há 22 horas

SOUSA SINTRA: “É TUDO UMA PALHAÇADA”

O presidente da SAD do Sporting, Sousa Cintra, deixou hoje patente a sua saturação em relação ao presidente destituído do...

REGIÕESPublicado há 1 dia

DRONE INSTALOU A CONFUSÃO NO AEROPORTO DO PORTO

As operações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estiveram suspensas cerca de 40 minutos ao início da tarde de...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 1 dia

CRÉDITO AUTOMÓVEL DISPAROU 20% EM JUNHO

Os novos créditos ao consumo automóvel e pessoal cresceram cerca de 20% em junho em termos homólogos e atingiram, em...

DESPORTOPublicado há 1 dia

DESPORTIVO DE CHAVES QUER “REDIMIR-SE” DA GOLEADA PORTISTA

O Desportivo de Chaves quer "limpar a imagem" da goleada sofrida frente ao FC Porto, e somar a primeira vitória...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

HÁ MAIS ANIMAIS ABANDONADOS EM PORTUGAL

A Ordem dos Veterinários alertou hoje para o aumento de animais abandonados e realojados em centros de recolha, admitindo estar...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

SINDICATOS RECLAMAM “ÊXITO” DA GREVE DOS ENFERMEIROS

A greve dos enfermeiros, que durou cinco dias e termina hoje, teve uma adesão de 95%, foi um "êxito" e...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS