Ligue-se a nós

DESPORTO

FUTEBOL: COMPETIÇÕES NACIONAIS ESTÃO DE REGRESSO

O detentor Sporting é na quinta-feira a primeira equipa da I Liga a entrar em ação na Taça de Portugal em futebol 2019/20, numa curta deslocação, para a terceira ronda, ao reduto do Alverca, do campeonato de Portugal.

Online há

em

O detentor Sporting é na quinta-feira a primeira equipa da I Liga a entrar em ação na Taça de Portugal em futebol 2019/20, numa curta deslocação, para a terceira ronda, ao reduto do Alverca, do campeonato de Portugal.

Os ‘leões’, que arrebataram o seu 17.º triunfo na época passada, numa final frente ao FC Porto decidida nos penáltis (5-4, após 2-2), são uma das 10 formações da divisão principal que visitam equipas do terceiro escalão, tal como os ‘dragões’, adversários no sábado do Coimbrões.

Por seu lado, seis equipas primodivisionárias jogam face a conjuntos da II Liga, entre elas o Benfica, recordista de vitórias na prova, com 25, que defronta no sábado o Cova da Piedade, enquanto as restantes duas enfrentam conjuntos dos distritais, todas fora, conforme prevê o regulamento da prova.

A prova arranca com o Sporting em Alverca, onde, anos atrás, sofreu vários dissabores em jogos do escalão principal, nomeadamente três desaires consecutivos: 3-2 em 1998/99 (três golos de Nandinho), 2-1 em 1999/00 (Rui Borges e Anderson) e 3-1 em 2000/01 (José António, Mantorras e Milinkovic).

Duas décadas depois, o cenário é bem diferente, com o Alverca no terceiro escalão, mas, ainda assim, invicto, com cinco vitórias e dois empates na Série D, na qual é segundo, com 17 pontos, a um do líder Olhanense.

Quanto ao Sporting, apenas sexto da I Liga, já perdeu cinco vezes em 2019/20, em apenas 11 jogos, mas, com Silas, ganhou, mesmo sem convencer, os dois encontros (1-0 na Vila das Aves e 2-1 ao LASK), e, apesar de tudo, é claramente favorito.

Se os ‘leões’ defrontam um ‘histórico’, o FC Porto joga com um clube, o Coimbrões, sem passado ao mais alto nível e que segue no 10.º lugar da Série B do Campeonato de Portugal, num embate marcado para o ‘emprestado’ Estádio Dr. Jorge Sampaio.

O surpreendente líder da I Liga, o Famalicão, viaja ao reduto do Lusitânia Lourosa, primeiro da série do Coimbrões, enquanto o Marítimo joga em Aveiro, com o Beira-Mar, invicto segundo da Série B, que já ganhou um ‘caneco’ (1998/99), às custas de um golo do atual treinador Ricardo Sousa, ao contrário dos insulares.

Na casa de equipas do terceiro escalão, vão também jogar Rio Ave (Condeixa), Vitória de Guimarães (Sintra Football), Paços de Ferreira (Louletano), Moreirense (Fabril), Sporting de Braga (Leça) e Santa Clara (AD Oliveirense).

Por seu lado, o Benfica é uma das seis formações da I Liga que visita equipas do segundo escalão, numa viagem curta à Cova da Piedade, onde os locais, nas palavras do veterano internacional luso Edinho, se dizem prontos para fazer história.

Os ‘encarnados’ ainda só perderam em provas internas na receção ao FC Porto (0-2) e vão enfrentar o 16.º colocado na II Liga em vésperas do regresso à Liga dos Campeões, que tem sido um ‘pesadelo’ (1-2 com o Leipzig e 1-3 no reduto do Zenit).

Face ao compromisso europeu, serão, certamente, muitas as alterações que Bruno Lage irá operar no ‘onze’ inicial, o que será extensível aos outros ‘grandes’ e igualmente a bracarenses e vimaranenses, todos envolvidos na Liga Europa.

Além do Benfica, cumprem deslocações de risco Gil Vicente (Penafiel), Tondela (Feirense), Desportivo das Aves (Farense), Boavista (Desportivo de Chaves) e Portimonense, na casa da histórica Académica, vencedora da Taça de Portugal em 1938/39 (4-3 ao Benfica na final) e 2011/12 (1-0 ao Sporting).

Pelo contrário, a Belenenses SAD e Vitória de Setúbal calharam no sorteio equipas dos distritais, pelo que não se esperam grandes problemas na casa de Pevidém e Águas do Moradal, respetivamente.

A terceira ronda contempla ainda um embate entre equipas da II Liga, o Varzim e o Estoril Praia, quatro entre equipas do segundo escalão e do Campeonato de Portugal e nove entre formações do terceiro ‘patamar’, que já garantiram, assim, nove ‘passaportes’ para a quarta eliminatória.

DESPORTO

FUTEBOL: PORTUGAL DESCE AO OITAVO LUGAR NO RANKING DA FIFA

Portugal desceu do sexto para o oitavo lugar do ranking da FIFA, numa hierarquia liderada pela Argentina e na qual a Espanha, nova campeã europeia, ascendeu ao terceiro lugar, anunciou o organismo que rege o futebol mundial.

Online há

em

Portugal desceu do sexto para o oitavo lugar do ranking da FIFA, numa hierarquia liderada pela Argentina e na qual a Espanha, nova campeã europeia, ascendeu ao terceiro lugar, anunciou o organismo que rege o futebol mundial.

Afastado do Euro2024 nos quartos de final, após perder com a França no desempate por grandes penalidades, Portugal desceu duas posições e segue imediatamente atrás dos Países Baixos, que se mantiveram no sétimo lugar.

Na frente, mantém-se a campeã mundial Argentina, que no domingo venceu a Copa América, seguida da França, segunda, e da Espanha, que conquistou, também no domingo, o seu quarto título de campeã europeia e ascendeu ao pódio, subindo cinco posições no ranking.

A Inglaterra, finalista vencida no Euro2024, subiu do quinto para o quarto lugar, por troca com o Brasil, que desceu uma posição, à frente da Bélgica, sexta, depois de ter descido três lugares.

A Colômbia, que foi finalista da Copa América, subiu três posições e entrou no top 10, ocupando o nono lugar, à frente da Itália, que mantém o 10.º posto.

Entre as seleções treinadas por portugueses, os Emirados Árabes Unidos, comandados por Paulo Bento, mantiveram o 69.º, enquanto a seleção de Angola, liderada por por Pedro Gonçalves, subiu para 90.º posto.

A Guiné-Bissau, de Luís Boa Morte, ascendeu ao 114.º, e o Kuwait, orientado por Rui Bento, subiu a 136.º.

LER MAIS

DESPORTO

PRÉ-ÉPOCA: SPORTING EMPATA EM JOGO DE TREINO FRENTE AO UNION SAINT-GILLOISE

O Sporting empatou hoje 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no primeiro jogo de preparação para a época 2024/25 do campeão português de futebol aberto ao público, no Estádio Algarve, em Faro.

Online há

em

O Sporting empatou hoje 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no primeiro jogo de preparação para a época 2024/25 do campeão português de futebol aberto ao público, no Estádio Algarve, em Faro.

Rafael Nel, aos 45+1 minutos, deu vantagem aos comandados de Rúben Amorim, que voltariam a marcar, já na segunda parte, por Pedro Gonçalves, aos 54, antes de Sadiki e do canadiano Promise David, aos 73 e 88, empatarem para o vencedor da Taça da Bélgica e vice-campeão em 2023/24.

Os ‘leões’ sofreram hoje os primeiros golos da pré-temporada futebolística, no quarto jogo, depois da igualdade 0-0 com o Estoril Praia, da I Liga, e os triunfos, respetivamente, por 3-0 e 2-0 diante de Torreense e Portimonense, este último durante o dia de hoje.

O Sporting tem como primeiro jogo oficial da temporada o embate da Supertaça Cândido Oliveira, em 03 de agosto, em Aveiro, frente ao FC Porto, que bateu os ‘verde e brancos’ na final da última edição da Taça de Portugal.

A preparação da formação ‘leonina’ prossegue com jogos na terça-feira diante do Farense, à porta fechada, em Lagos, e do Sevilha, novamente no Estádio Algarve, antes de defrontar o Athletic Bilbau, no dia 27, no jogo do Troféu Cinco Violinos, que serve para apresentar o plantel aos adeptos, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

LER MAIS

MAIS LIDAS