RÁDIO REGIONAL
gadgets-causam-mortes-na-estrada
NACIONAL

GADGETS CAUSAM MAIS MORTES NA ESTRADA

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) apontou o uso do telemóvel e de outros dispositivos, como os ‘tablets’, durante a condução como os responsáveis pelo aumento de acidentes com vítimas que se regista desde 2012.

“Há uma série de aparelhos utilizados ao volante que tiram a atenção da estrada e são um fator de distração. Ao tirar a atenção da estrada, criam-se as condições para que haja acidentes e um agravamento do número de acidentes”, disse à agência Lusa o presidente da ANSR, Jorge Jacob, no final da apresentação da “Operação Festas Seguras 2016” e de uma campanha de sensibilização rodoviária.

Desde 2012 que o número de acidentes rodoviários aumenta anualmente, sendo acompanhado por uma descida dos mortos. De acordo com a ANSR, este ano registaram-se 121.471 acidentes, mais 4.384 do que em 2015, que provocaram 424 (menos 25) e 1.952 feridos graves (menos 202).

Jorge Jacob adiantou que este fenómeno do agravamento do índice da sinistralidade “não é português”, sendo também europeu. “A nossa interpretação é que isso decorre dos maus comportamentos atuais de utilização do telemóvel ao volante” e de outros dispositivos, como ‘tablets’ e painéis que existem em muitos carros, disse.

Dados divulgados pela ANSR mostram que os tempos de reação do condutor a utilizar o telemóvel são 30 por cento mais lentos daqueles que ocorrem na condução sob o efeito de álcool com uma taxa de 0,8 gramas por litro no sangue e 50% mais lentos dos que se verificam numa situação de condução normal.

Em 2015, as forças de segurança detetaram 54.027 infrações por uso de telemóvel durante a condução. Assim, a ANSR lançou, por ocasião do Natal, uma campanha de sensibilização que vai passar nas rádios e televisões, apelando para a não utilização do telemóvel ao volante.

A campanha deste ano sensibiliza também os condutores para não conduzirem quando estão cansados e após terem ingerido bebidas alcoólicas, outros fatores de risco de acidentes.

Jorge Jacob sublinhou que Portugal “infelizmente ainda está no vermelho”, não tendo conseguido reduzir a percentagem dos condutores mortos que apresentam uma taxa de álcool acima do limite legal.

A campanha realiza-se em coordenação com as operações que a PSP e a GNR vão desenvolver durante o Natal e Ano Novo e que se traduzem num reforço da fiscalização nas vias com maior tráfego.

Presente na apresentação da “Operação Festas Seguras 2016”, o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, afirmou à Lusa que vai estar no terreno um dispositivo “não só para aconselhamento e fiscalização, mas também para acompanhamento da situação”.

Destacando a importância destas campanha para a sensibilização dos condutores e da ação das forças de segurança, Jorge Gomes apelou para que os automobilistas tenham comportamentos corretos ao volante.

NN

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

SATÉLITE UTILIZA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA OBSERVAÇÃO AUTÓNOMA DA TERRA

Rádio Regional

MORTES NAS ESTRADAS PORTUGUESAS AUMENTAM 25% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2026

Rádio Regional

BRUXELAS ADVERTE PORTUGAL PARA ATRASO NA ADOÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Rádio Regional

PORTUGAL REFORÇA CAPACIDADE ESPACIAL COM MAIS DOIS SATÉLITES DE RADAR

Rádio Regional

BRAGANÇA: POLÍCIA APREENDE MAIS DE DUAS MIL DOSES DE DROGA

Rádio Regional

DOURO, TÂMEGA E SOUSA REFORÇA REDE DE ENSINO PROFISSIONAL

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.