Connect with us

REGIÕES

GONDOMAR: FESTIVAL NACIONAL DE ROBÓTICA DE 26 A 28 DE ABRIL

O Festival Nacional de Robótica, que decorre de 26 a 28 de abril em Gondomar, terá cerca de 500 aficionados nacionais e internacionais a participar em competições, indicou hoje a organização que espera a visita de 5.000 pessoas.

Data:

em

O Festival Nacional de Robótica, que decorre de 26 a 28 de abril em Gondomar, terá cerca de 500 aficionados nacionais e internacionais a participar em competições, indicou hoje a organização que espera a visita de 5.000 pessoas.

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) e organizado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) este evento tem como objetivo, descreve informação enviada à Lusa, “a promoção da ciência e tecnologia junto de jovens, professores e investigadores”.

“Ao mesmo tempo que decorrem as competições, o Festival Nacional de Robótica 2019 contará ainda com uma mostra de projetos desenvolvidos nos vários clubes de robótica das escolas do primeiro ciclo até ao ensino secundário”, acrescenta o coordenador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC, António Paulo Moreira.

O também docente da FEUP aponta que paralelamente serão dinamizadas oficinas de formação na área da robótica e programação para alunos e professores, ao mesmo tempo que as escolas estão convidadas a organizarem visitas de estudo.

A entrada no Festival Nacional de Robótica é gratuita e a organização explica que neste evento serão apuradas as equipas portuguesas para competições de robótica, uma mundial e outra europeia, que reúnem as melhores equipas de cada país, incluindo Portugal.

São dois os escalões de competição que dão acesso ao apuramento. O júnior que se destina a alunos de escolas portuguesas e cuja idade não pode ser superior a 19 anos. E o sénior que abrange as equipas que pertencem a universidades, politécnicos e institutos de investigação nacionais e internacionais.

A organização destaca a participação de equipas da Alemanha, Holanda, Croácia e Espanha, entre outros países, e realça que na ‘Liga Sénior’ as equipas podem ter mais do que cinco membros.

Por sua vez são sete os tipos de competição que fazem parte da competição sénior:

Futebol Robótico Médio, Liga de Simulação 2D, Liga de Simulação 3D, Condução Autónoma, Robot@Factory, Robot@Factory Life e FreeBots.

E são também sete tipos de competição que fazem parte da competição júnior: Futebol Robótico Júnior, OnStage, Busca e Salvamento Linha, Busca e Salvamento Labirinto, Busca e Salvamento Simulação, FreeBots Júnior e First Challenger.

Associado ao Festival Nacional de Robótica realiza-se, a partir de dia 24 e também no Pavilhão Multiusos de Gondomar, distrito do Porto, a 19.ª IEEE – Conferência Internacional de Sistemas Robóticos Autónomos e Competições 2019 (ICARSC 2019), um evento anual que visa “dar a oportunidade a investigadores nacionais e internacionais, na área da robótica, de apresentarem os seus resultados de investigação mais recentes”.

Por fim, a organização destaca a participação Bruno Siciliano da Universidade de Nápoles, Itália, bem como o apoio da Câmara de Gondomar, do Agrupamento de Escolas n.º1 de Gondomar e Colégio Paulo VI de Gondomar, entre outras instituições locais.

Já de fora do concelho são mencionados os apoios do o Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto, o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores UP, a ESPE – Espinho, o Instituto de Telecomunicações, o Instituto Politécnico de Bragança, a UTAD e a Universidade de Aveiro.

LUSA

AS MAIS LIDAS