O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou esta terça-feira que o novo míssil nuclear estratégico Sarmat será operacionalizado até ao final do ano.
Descrito pelo líder russo como o “mais poderoso do mundo”, o sistema foi projetado para transportar ogivas nucleares capazes de atingir alvos a milhares de quilómetros de distância, na Europa ou nos Estados Unidos. Segundo Putin, o Sarmat possui um alcance superior a 35 mil quilómetros e tem a capacidade de penetrar todos os sistemas de defesa antimíssil existentes e futuros.
O anúncio ocorreu após o comandante das forças de mísseis estratégicos, Sergei Karakayev, ter reportado o sucesso de um novo teste de lançamento.
A implementação deste armamento surge após anos de atrasos e falhas técnicas, incluindo um teste mal-sucedido em setembro de 2024 que destruiu o silo de lançamento.
Analistas de segurança ocidentais sugerem que as capacidades do Sarmat podem estar a ser exageradas por Moscovo, no âmbito do programa de modernização militar iniciado em 2018. Desde a invasão da Ucrânia em 2022, Vladimir Putin tem evocado repetidamente o poderio do arsenal nuclear russo como uma estratégia de dissuasão perante o apoio do Ocidente a Kiev.
Redação c/ Reuters

