RÁDIO REGIONAL
salt likit
NACIONAL

HÁ MENOS PRESOS MAS MAIS PULSEIRAS ELECTRÓNICAS

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Celso Manata, revelou hoje que a população reclusa em Portugal “tem decrescido” de forma sustentada, o que se deve também ao incentivo da vigilância eletrónica, que está a “subir exponencialmente”.

“O número de pessoas reclusas nos estabelecimentos prisionais tem vindo a descer e de uma forma sustentada. Todas as quinzenas temos menos (…) presos”, afirmou hoje, em Vila Real, Celso Manata, que lidera a Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) desde 2016.

É precisamente, segundo o responsável, desde 2016 que se verifica “uma tendência de decrescimento da população prisional”.

“Começamos com 14.400 presos e, neste momento estamos, com 13 mil e poucos. As coisas estão a seguir o caminho que nós queremos e isto tem muito a ver com a alteração que foi feita, no ano passado, ao código penal, com o incentivo da vigilância eletrónica, que está a subir exponencialmente”, salientou.

E continuou: “nós tínhamos um problema grave nas prisões e agora temos um problema complicado na vigilância eletrónica que, quando eu cheguei, não chegavam aos 1.000 e agora são mais de 1.500”.

A alteração ao código penal foi introduzida em novembro de 2017 e, segundo o responsável, em menos de um ano, verificou-se um “crescimento de mais de 500 pulseiras”, o que considerou ser “muito bom para o problema da população prisional”.

“Neste momento, praticamente não há sobrelotação a nível nacional, embora haja alguns focos com sobrelotação. Mas levanta-nos problemas a nível de vigilância eletrónica, continuamos a ter algumas dificuldades quer em termos de pessoal quer em termos de automóveis, que estamos a tentar resolver”, frisou.

Celso Manata falou ainda sobre os “défices crónicos” nos orçamentos para a DGRSP, uma situação que se arrasta há décadas.

“Nós já há muitos anos que começamos o ano com um orçamento que é inferior àquilo que foi o gasto do ano anterior e isto é um problema que temos que enfrentar (…). Se temos menos dinheiro quando começamos a trabalhar do que aquele que gastamos, as coisas não podem funcionar muito bem”, referiu.

O responsável disse que o “problema se mantém”, mas salientou que “as coisas têm vindo a ser colmatadas”, por “força da diminuição da população prisional” e “com algum apoio que volta e meia” tem “tido também do Governo”.

“Era bom que um dia estas coisas fossem de todo em todo regularizadas”, frisou.

O orçamento de 2018 para Direção-Geral foi de 248 milhões de euros, mais baixo do que o que 2017, que foi de 259 milhões de euros.

Celso Manata falava aos jornalistas à margem de uma entrega de bens, vestuário e calçado, doados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aos 76 reclusos do estabelecimento prisional de Vila Real.

nbsp| RÁDIO REGIONAL

LUSA

VEJA AINDA:

LEIRIA: ATROPELEAMENTO NA LINHA DO OESTE CAUSA UM MORTO

Lusa

VILA NOVA DE GAIA: HOMEM DE 71 ANOS MORRE ATROPELADO NA A44

Lusa

MOGADOURO: GNR CAPTURA FORAGIDO DA CADEIA DE IZEDA

Lusa

GONDOMAR: MAIS DOIS MILHÕES DE EUROS PARA RETIRAR RESÍDUOS PERIGOSOS DE SÃO PEDRO DA COVA

Lusa

JUSTIÇA: DONA DE LAR QUE MANTEVE IDOSA MORTA 12 DIAS COMEÇA A SER JULGADA

Lusa

MUSEU DO CÔA ACOLHE EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL QUE CELEBRA MOSTRA PIONEIRA DA PRÉ-HISTÓRIA

Lusa
Yatak Odası Takımı Run 3 free games unblocked

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout Elektronik Sigara cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit
free hacks