Connect with us

REGIÕES

INCÊNDIOS DE MONCHIQUE ACALMAM COM REGISTO DE 36 FERIDOS

A situação do incêndio de Monchique e Silves está hoje mais calma, não existindo frentes ativas, mas alguns “pontos quentes”, de acordo com o Proteção Civil, que alerta para a possibilidade de reativações durante a tarde.

Datas:

em

A situação do incêndio de Monchique e Silves está hoje mais calma, não existindo frentes ativas, mas alguns “pontos quentes”, de acordo com o Proteção Civil, que alerta para a possibilidade de reativações durante a tarde.

A 2.ª comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, informou, num ‘briefing’ em Monchique, no distrito de Faro, que os “pontos quentes” são a Fóia (concelho de Monchique) e a zona entre São Marcos da Serra, São Bartolomeu de Messines e Silves (concelho de Silves).

O número de feridos subiu para 36, um dos quais grave, sendo que 19 são bombeiros, adiantou Patrícia Gaspar.

“Neste momento temos, não diria frentes ativas, mas pontos quentes em pequenas áreas onde ainda temos efetivamente chamas”, sublinhou, acrescentando que logo ao início da manhã os meios aéreos não tiveram condições para operar, por não terem teto, devido à nebulosidade.

Patrícia Gaspar adiantou, contudo, que perto das 10:00 foram acionados dois meios aéreos de vigilância para monitorizar as áreas críticas e dois aviões médios anfíbios de combate.

Um helicóptero de reconhecimento está a percorrer todo o perímetro do incêndio a uma altitude mais baixa, permitindo visualizar a disposição das forças e um avião que voa a uma altitude superior e que tem capacidade para fazer vídeos.

“Acionámos também um meio de vigilância que vai transmitir em direto imagens para o posto de comando e que nos permite ver melhor onde são estes pontos quentes”, esclareceu.

A estratégia de combate adotada pela Proteção Civil tem também incidido na abertura de aceiros, com recurso a máquinas de rasto, que têm estado a fazer um “trabalho fundamental”, referiu Patrícia Gaspar.

Estão também no terreno pelotões das Força Armadas a ocupar posições em áreas de consolidação do incêndio, permitindo já realizar algumas operações de rescaldo e vigilância.

Na quarta-feira, sobretudo durante a tarde, o incêndio alastrou de forma significativa ao concelho de Silves, mas Patrícia Gaspar não conseguiu precisar o número de reativações que deram origem ao crescimento do fogo.

Ao todo, desde o início da operação, já foram deslocadas um total de 299 pessoas, que estão distribuídas por centros de apoio em Portimão, Monchique, Marmelete (concelho de Monchique) Silves e São Bartolomeu de Messines (concelho de Silves).

Há ainda registo de nove acamados que se encontram dispersos por unidades de saúde daquela zona do barlavento algarvio.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 10 horas

SOUSA SINTRA: “É TUDO UMA PALHAÇADA”

O presidente da SAD do Sporting, Sousa Cintra, deixou hoje patente a sua saturação em relação ao presidente destituído do...

REGIÕESPublicado há 16 horas

DRONE INSTALOU A CONFUSÃO NO AEROPORTO DO PORTO

As operações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estiveram suspensas cerca de 40 minutos ao início da tarde de...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 16 horas

CRÉDITO AUTOMÓVEL DISPAROU 20% EM JUNHO

Os novos créditos ao consumo automóvel e pessoal cresceram cerca de 20% em junho em termos homólogos e atingiram, em...

DESPORTOPublicado há 16 horas

DESPORTIVO DE CHAVES QUER “REDIMIR-SE” DA GOLEADA PORTISTA

O Desportivo de Chaves quer "limpar a imagem" da goleada sofrida frente ao FC Porto, e somar a primeira vitória...

SOCIEDADEPublicado há 16 horas

HÁ MAIS ANIMAIS ABANDONADOS EM PORTUGAL

A Ordem dos Veterinários alertou hoje para o aumento de animais abandonados e realojados em centros de recolha, admitindo estar...

SOCIEDADEPublicado há 16 horas

SINDICATOS RECLAMAM “ÊXITO” DA GREVE DOS ENFERMEIROS

A greve dos enfermeiros, que durou cinco dias e termina hoje, teve uma adesão de 95%, foi um "êxito" e...

ARTE & CULTURAPublicado há 1 dia

MORREU ARETHA FRANKLIN AOS 76 ANOS

A cantora norte-americana Aretha Franklin, considerada a “Rainha da Soul”, morreu hoje, aos 76 anos, anunciou a sua agente.

REGIÕESPublicado há 1 dia

MONCHIQUE: 70 CASAS ARDERAM, 30 DE PRIMEIRA HABITAÇÃO

O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, quantificou esta quinta-feira em 30 o número de primeiras habitações danificadas pelo...

CIÊNCIA & TECNOLOGIAPublicado há 1 dia

DESCODIFICADO O GENOMA DO TRIGO APÓS ANOS DE INVESTIGAÇÃO

Uma descrição detalhada do genoma do trigo foi hoje publicada na revista Science, permitindo no futuro produzir novas variedades do...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

O CALOR ESTÁ DE VOLTA E O ALERTA AMARELO TAMBÉM

A partir da manhã de sábado, catorze distritos vão estar com aviso amarelo devido ao tempo quente, de acordo com...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS