Connect with us

MAGAZINE

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL UMA MAIS-VALIA POUCO ESTIMULADA

Quase todos os gestores nacionais (99,5%) valorizam a inteligência emocional, mas apenas 32% dos administradores e diretores inquiridos propuseram formação naquela área, conclui um estudo da QSP Consultoria de Marketing hoje divulgado.

Data:

em

Quase todos os gestores nacionais (99,5%) valorizam a inteligência emocional, mas apenas 32% dos administradores e diretores inquiridos propuseram formação naquela área, conclui um estudo da QSP Consultoria de Marketing hoje divulgado.

O estudo “Gestão e Liderança de Pessoas nas Organizações”, que contou com uma amostra de mais de 200 gestores nacionais, concluiu que a inteligência emocional é valorizada por 99,5% dos gestores nacionais, mas apenas 32% dos administradores e diretores inquiridos é que propunham formação na área. O objectivo do estudo foi perceber como é que os líderes das empresas valorizavam questões como a inteligência emocional e a comunicação.

“Apesar dos gestores portugueses valorizarem, e muito, a inteligência emocional dos seus quadros, na prática não a estimulam. A utilização da inteligência emocional aprende-se e treina-se com formação e pode ser decisiva para orientar o pensamento e também o comportamento e ainda para gerir e ajustar emoções ao ambiente que nos rodeia ou para atingir determinados objetivos”, disse Rui Ribeiro, presidente executivo da QSP.

O principal canal utilizado para comunicar com as equipas é o e-mail (correio eletrónico) com 98%, seguido depois pelas plataformas de ‘messaging’ (mensagens em tempo real) com 58% e mensagens por telemóvel (50%), ficando a intranet (22%) e as redes sociais (13%) para o fim da lista.

A maioria das “decisões importantes” (88%) são comunicadas pelos líderes das empresas aos trabalhadores presencialmente.

A falta de clareza na estratégia (32%), a falta de objetivos (26%) e a política salarial desajustada (17%) são as principais fontes de desmotivação das equipas, segundo revelam os líderes e gestores portugueses, ficando para o fim a lista a “indefinição de funções (10%) e a sobrecarga de trabalho (16%).

O estudo também revela que 71% dos líderes considera que as suas equipas não conhecem os problemas que um líder enfrenta.

O estudo foi realizado entre 16 e 29 de Janeiro deste ano, junto de directores e administradores de grandes, médias e pequenas empresas de vários sectores a operar em Portugal, através de entrevistas online, tendo sido obtido um total de 208 respostas válidas, indica a QSP, responsável pela organização da 12.ª edição da QSP Summit, uma conferência que se realiza na próxima quinta-feira, no Porto, onde são aguardados 1.700 conferencistas e cujo investimento ronda o milhão de euros.

A 12.ª edição da QSP Summmit arranca com uma conferência proferida por Daniel Goleman, o criador do conceito da inteligência emocional, mas no evento participam também Bob Goffee, professor de comportamento organizacional na London Business School, Steve Knight, professor de desenvolvimento pessoal do INSEAD Business School (Austrália), Bonin Bough, apresentador na NBC e autor do TXT Me ou Tamara McCleary, consultora de empresas nos EUA, entre as quais a Amazon.

LUSA

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 10 horas

TAÇA DE PORTUGAL: LEIXÕES SURPREENDEU E VENCEU O TONDELA

O Leixões, da II Liga, eliminou hoje o Tondela, do primeiro escalão, após vencer por 4-2 nos penáltis, depois de...

DESPORTOPublicado há 10 horas

FC PORTO VENCE MOREIRENSE E SEGUE PARA OS QUARTOS DA TAÇA DE PORTUGAL (vídeo)

O FC Porto apurou-se esta terça-feira para os quartos de final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer na...

SOCIEDADEPublicado há 10 horas

MAIS DE 1 MILHÃO DE PORTUGUESES VACINADOS CONTRA A GRIPE

Mais de 1,3 milhões de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe sazonal, representando dois...

SOCIEDADEPublicado há 13 horas

PROFESSORES LANÇAM ULTIMATO AO GOVERNO

Os sindicatos de professores ameaçaram hoje 'bloquear o normal desenvolvimento do ano letivo' se o Governo não abrir negociações sobre...

SOCIEDADEPublicado há 13 horas

MÉDIA CAPITAL ‘GARANTE’ QUE A LUZ DE SINALIZAÇÃO DA ANTENA ESTAVA A FUNCIONAR

Média Capital 'garante' que a luz de sinalização estava a funcionar; mas técnicos dizem que 'é difícil' de garantir.

REGIÕESPublicado há 13 horas

LISBOA DUPLICA A TAXA TURÍSTICA DE 1 PARA 2 EUROS

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou hoje a duplicação da Taxa Turística na capital, de um para dois euros...

SOCIEDADEPublicado há 15 horas

PEÇAS DO HELICÓPTERO DO INEM À VENDA NO OLX

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem identificados os furtos das peças do helicóptero que caiu em Valongo, mas...

REGIÕESPublicado há 16 horas

TRÊS HOMENS ‘APANHADOS’ A ROUBAR COMBUSTÍVEL AO EXÉRCITO

A PSP de Espinho identificou três homens com idades entre 41 e 44 anos, que estavam alegadamente a furtar gasóleo...

POLÍTICAPublicado há 18 horas

MARCELO DIZ QUE: ‘A SER VERDADE, O ESTADO FALHOU’

O Presidente da República afirmou hoje que caso se confirmem os erros no socorro às vítimas da queda do helicóptero...

JUSTIÇAPublicado há 22 horas

RELATÓRIO PRELIMINAR DA PROTECÇÃO CIVIL APONTA FALHAS

O relatório preliminar da proteção civil aponta para falhas nos procedimentos e vai ser enviado hoje aos ministros da Defesa...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS