RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

INVESTIMENTO EM CONCURSOS PÚBLICOS DE OBRAS REGISTA QUEDA DE 44%

O valor total dos concursos de obras públicas promovidos em Portugal sofreu uma redução drástica de 44% em maio, fixando-se nos 2.385 milhões de euros. Os dados, revelados esta madrugada pela AICCOPN, indicam um abrandamento significativo no investimento público em infraestruturas, contrastando com o dinamismo registado no início do ano civil.


A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) publicou o seu mais recente relatório de conjuntura, onde evidencia uma quebra acentuada na promoção de novos concursos. Segundo o documento, o montante de 2.385 milhões de euros representa uma descida homóloga de quase metade do valor investido em maio do ano passado. Este indicador é crucial para a economia nacional, uma vez que o setor da construção civil é um dos principais motores do Produto Interno Bruto e do emprego em Portugal.

A análise detalhada aponta que, apesar da queda no valor dos concursos lançados, os contratos celebrados e reportados no portal BASE apresentam uma dinâmica distinta, mas insuficiente para compensar a falta de novos projetos de grande envergadura. Especialistas do setor admitem que este recuo possa estar relacionado com atrasos na execução de fundos comunitários e uma maior prudência por parte das autarquias e entidades públicas perante o cenário de instabilidade laboral e subida de custos de materiais.

Além da quebra nos concursos, o relatório sublinha que o consumo de cimento e outros indicadores de atividade no mercado interno também mostram sinais de estabilização ou ligeiro recuo. A AICCOPN alerta para a necessidade de agilizar os processos de licenciamento e lançamento de obras para evitar um hiato produtivo no segundo semestre de 2026. A situação coloca pressão sobre o Governo para que este acelere a execução do Plano de Recuperação e Resiliência em áreas estratégicas.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

MEO SOFRE CIBERATAQUE EM MASSA QUE AFETA REDE DE TRÁFEGO INTERNACIONAL

Rádio Regional

ALERTA: TEMPERATURAS CAEM DE FORMA ABRUPTA EM PORTUGAL

Vítor Fernandes

CALDAS DE MOLEDO: TERMAS REABREM APÓS INVESTIMENTO DE QUATRO MILHÕES

Rádio Regional

RELATÓRIO INTERNACIONAL ALERTA PARA “QUEDA DEMOCRÁTICA” EM PORTUGAL

Rádio Regional

BRAGANÇA: INVESTIMENTO DE 4,8 MILHÕES PARA REABILITAÇÃO DO RIO FERVENÇA

Vítor Fernandes

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO SOBE QUATRO CÊNTIMOS E GASOLINA DESCE SEIS

Rádio Regional

1 comentário

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.