Connect with us

INTERNACIONAL

ISABEL DOS SANTOS ACUSADA DE FUGA AO FISCO

Importação de meios para a Unitel em nome da Cruz Vermelha há muito sob investigação.

Datas:

em

A revolta dos cerca de 100 funcionários da Cruz Vermelha de Angola (CVA), agora sem salários há 10 meses, levanta interrogações sobre o curso de um processo instaurado à empresária Isabel dos Santos, presidente da organização, por suspeita de fuga ao fisco na importação de bens que estarão ao serviço da sua operadora de telefonia móvel, a Unitel.

Aberto pela Direcção Nacional da Polícia Económica, que passou para a tutela do Serviço de Investigação Criminal (SIC), o processo é assente em suspeitas de que a antiga administradora da Sonangol terá usado a Cruz Vermelha, que beneficia de isenção fiscal, para adquirir meios como viaturas, material informático e geradores para a sua empresa.

Trata-se do processo nº 269, ao abrigo do qual a Polícia Económica solicitou que as 18 delegações provinciais da Cruz Vermelha apresentassem um inventário dos bens – móveis e imóveis – que possuem, conforme indicam documentos em posse da VOA.

Essas informações permitirão confrontar com o que chegou ao país em nome da CVA entre 2009 e 2016, segundo secretários provinciais, que questionam a não realização de assembleias para renovação de mandatos.

De acordo com as mesmas fontes, que optaram pelo anonimato, estas suspeitas, a par da crise de salários numa organização com papel relevante na assistência humanitária, retirou credibilidade a Angola junto de parceiros internacionais, com realce para a Cruz Vermelha Internacional.

A acompanhar o assunto, o jornalista e activista Rafael Marques aconselha Isabel dos Santos a colocar o lugar à disposição porque tem o mandato expirado

“A sua saída permitiria relançar a Cruz Vermelha, com um plano de acção, tendo em conta a sua importância no apoio humanitário em várias zonas do país. Ela foi, numa tentativa de mostrar que tem veia filantrópica, para usar o nome da CVA em benefício próprio. Acabou por destruir a organização’’, aponta Marques.

A investigação, dizem as nossas fontes, terá descortinado prejuízos para o Estado superiores a 30 milhões de dólares norte-americanos.

A VOA não conseguiu obter uma reacção do secretário-geral da Cruz Vermelha de Angola, Walter Quifica, acusado de dar guarida a engenharias que prejudicam os funcionários.

Na Unitel de Isabel dos Santos, foi-nos solicitado um formulário com todas as questões como condição para um eventual pronunciamento.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REGIÕESPublicado há 3 horas

PROTECÇÃO CIVIL ALERTA 5 MILHÕES DE CIDADÃOS PARA O RISCO DE INCÊNDIO

Protecção Civil envia 5 milhões de SMS de alerta para os "risco de incêndio": Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do...

DESPORTOPublicado há 4 horas

FUTEBOL DIRETO: CHAVES vs PORTIMONENSE

O Futebol Direto joga-se na Rádio Regional. Acompanha aqui os jogos do Benfica, Porto, Sporting, Chaves e Selecção Nacional.

DESPORTOPublicado há 4 horas

FUTEBOL DIRETO: SPORTING vs SETÚBAL

O Futebol Direto joga-se na Rádio Regional. Acompanha aqui os jogos do Benfica, Porto, Sporting, Chaves e Selecção Nacional.

DESPORTOPublicado há 4 horas

FUTEBOL DIRETO: BOAVISTA vs BENFICA

O Futebol Direto joga-se na Rádio Regional. Acompanha aqui os jogos do Benfica, Porto, Sporting, Chaves e Selecção Nacional.

DESPORTOPublicado há 22 horas

SOUSA SINTRA: “É TUDO UMA PALHAÇADA”

O presidente da SAD do Sporting, Sousa Cintra, deixou hoje patente a sua saturação em relação ao presidente destituído do...

REGIÕESPublicado há 1 dia

DRONE INSTALOU A CONFUSÃO NO AEROPORTO DO PORTO

As operações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estiveram suspensas cerca de 40 minutos ao início da tarde de...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 1 dia

CRÉDITO AUTOMÓVEL DISPAROU 20% EM JUNHO

Os novos créditos ao consumo automóvel e pessoal cresceram cerca de 20% em junho em termos homólogos e atingiram, em...

DESPORTOPublicado há 1 dia

DESPORTIVO DE CHAVES QUER “REDIMIR-SE” DA GOLEADA PORTISTA

O Desportivo de Chaves quer "limpar a imagem" da goleada sofrida frente ao FC Porto, e somar a primeira vitória...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

HÁ MAIS ANIMAIS ABANDONADOS EM PORTUGAL

A Ordem dos Veterinários alertou hoje para o aumento de animais abandonados e realojados em centros de recolha, admitindo estar...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

SINDICATOS RECLAMAM “ÊXITO” DA GREVE DOS ENFERMEIROS

A greve dos enfermeiros, que durou cinco dias e termina hoje, teve uma adesão de 95%, foi um "êxito" e...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS