Ligue-se a nós

NOTÍCIAS

ISIS APELA À VIOLÊNCIA … PARA NÃO VARIAR !

Líder do Estado Islâmico renova apelo às armas. Abu Bakr al Baghdadi fez uma rara comunicação para apelar a todos os muçulmanos que entrem na guerra contra os inimigos, admitindo que o Estado Islâmico sofreu derrotas e recuos.

Online há

em

Numa altura em que o Estado Islâmico sofreu uma das suas derrotas mais significativas, com a perda de controlo da cidade iraquiana de Ramadi, o líder do grupo ‘jihadista’ e autoproclamado califa, Abu Bakr al Baghdadi, surgiu numa rara aparição pública, e através de uma mensagem áudio, para avisar que a organização enfrenta tempos difíceis porque o “mundo inteiro” está contra o Estado Islâmico.

Na mensagem de 24 minutos de duração, a primeira desde maio, Al-Baghdadi apela a uma “guerra geral” na qual o “califado” tem que combater o Ocidente, a Rússia e os seus aliados árabes, cita a CNN.

“Não se surpreendam com a reunião das nações da descrença e de grupos contra o Estado Islâmico”, afirmou o líder jihadista antes de explicar que “se formos mortos e os ferimentos forem numerosos e se os problemas se acumularem contra nós e se as dificuldades forem grandes, então isto também não é uma surpresa”.

Nesta última comunicação, que a CNN refere que pode ter sido gravado algures nas últimas duas semanas, Baghdadi ainda admite que: “as dissensões e as dificuldades tornaram-se maiores, de tal forma que o Estado Islâmico recuou em muitas áreas que conquistou e controlou”. Mas, ao mesmo tempo, recorda anteriores derrotas para apelar aos seus apoiantes para que: “fiquem tranquilos que o vosso estado ainda é bom. Sempre que a conspiração das nações aumentar contra ele, mais certo é o apoio de Alá”.

Numa tentativa de amenizar não só a perda de controlo da importante cidade estratégica de Ramadi, mas também a destruição de várias refinarias de petróleo fundamentais para o financiamento do ‘daesh’, o autoproclamado califa tenta chamar à batalha todos os muçulmanos mobilizando a profecia islâmica, referindo-se à “batalha final” em Dabiq, chamando a atenção para a luta na cidade no norte da Síria contra os “exércitos de Roma”.

Mais do que isso, Baghdadi diz que “travar esta batalha é um dever de todos os muçulmanos e nenhum está dispensado”, enquanto goza com os inimigos por não colocarem tropas no terreno de maneira a combater cara-a-cara os militantes jihadistas: “Eles não se atrevem a vir porque os seus corações estão cheios de medo dos mujahidin”, afirmou, referindo-se aos anteriores conflitos no Afeganistão e no Iraque e à forma de atuar dos países ocidentais, como o Estados Unidos.

Para além de tudo isto, o líder do ‘daesh’ deixa um aviso: “Nós prometemos que qualquer um que participe na guerra contra o Estado Islâmico vai pagar um preço elevado e vai-se arrepender”. Ou seja, fica no ar a ameaça de que o grupo vai atacar o coração daqueles que atacarem a organização e que esta está disposta a estender a guerra “até muito longe”.

ECONOMIA & FINANÇAS

MEDIA CAPITAL: DEPOIS DE PREJUÍZOS VOLTA AOS LUCROS EM 2023

A Media Capital registou um lucro de 319 mil euros no ano passado, o que compara com prejuízos de 12,1 milhões de euros em 2022, divulgou hoje a dona da TVI.

Online há

em

A Media Capital registou um lucro de 319 mil euros no ano passado, o que compara com prejuízos de 12,1 milhões de euros em 2022, divulgou hoje a dona da TVI.

“No ano de 2023, o grupo Media Capital atingiu um resultado líquido positivo de 0,3 milhões de euros, representando uma franca recuperação face aos resultados negativos registados nos anos anteriores e em particular em 2022, de 12,1 milhões de euros”, refere a Media Capital, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Corrigido do efeito das provisões, imparidades de direitos e reestruturações, o resultado líquido ajustado atingiu 1,5 milhões de euros, representando um aumento de 5,6 milhões de euros face a 2022”, lê-se no documento.

Os rendimentos operacionais da dona da TVI ascenderam a 150,9 milhões de euros no ano passado, “cerca de 1% acima do registado” em 2022, impulsionado “essencialmente pelo desempenho do segmento de produção audiovisual, no qual se verificou um acréscimo de 25%”.

Já os rendimentos de publicidade sofreram uma queda de 4% “para 98,7 milhões de euros, decorrente da redução registada no mercado publicitário na televisão de canal aberto”, enquanto se registou “um crescimento nos rendimentos de publicidade” nos canais pagos (‘pay-tv’), “que atingiram um crescimento de 30%, fruto também dos bons resultados de audiência”, lê-se no comunicado.

Os outros rendimentos operacionais subiram 11% para 522 milhões de euros, “resultado do desempenho no segmento de produção audiovisual e na venda de conteúdos”.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) consolidado ajustado de gastos líquidos com provisões e reestruturações atingiu 10,4 milhões de euros, mais 75% que um ano antes.

“Este crescimento é o reflexo do contributo positivo dado por todos os segmentos de negócio”, refere a Media Capital.

LER MAIS

REGIÕES

VILA NOVA DE GAIA: PJ DETÉM “JOVEM” SUSPEITO DE TENTAR MATAR COM UMA GARRAFA

Um homem de 22 anos foi detido por suspeita de ter tentado matar outro com uma garrafa de vidro partida na quarta-feira à noite, em Vila Nova de Gaia, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Online há

em

Um homem de 22 anos foi detido por suspeita de ter tentado matar outro com uma garrafa de vidro partida na quarta-feira à noite, em Vila Nova de Gaia, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Na sequência desse ataque, a vítima sofreu uma grave lesão pulmonar e o alegado agressor ferimentos nas mãos, adiantou, em comunicado.

Naquela noite, o suspeito estava acompanhado por um amigo quando, por motivo fútil, se envolveu numa discussão com um desconhecido na zona do Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, sublinhou a PJ.

“A dado momento, o detido empunhou uma garrafa partida e desferiu vários golpes na vítima, ferindo-a com gravidade”, referiu.

A PJ acrescentou ainda que a agressão só parou quando algumas pessoas que circulavam na rua foram em seu auxílio.

O homem, suspeito de homicídio qualificado na forma tentada, vai ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal para primeiro interrogatório.

O alerta para o incidente foi dado pelas 21:37 de quarta-feira, junto à estação de metro General Torres, referiu à Lusa fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

O incidente envolveu a agressão com arma branca de dois homens a outros dois homens, explicou então a mesma fonte, sem detalhar os ferimentos ou o possível motivo.

Na quinta-feira, fonte policial indicou que a investigação aos desacatos ocorridos tinha passado para a alçada da Polícia Judiciária.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS