RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA INTERNACIONAL

JAPÃO: COMBOIO INVISÍVEL

O COMBOIO INVISÍVELnbsp| RÁDIO REGIONAL

Centésimo aniversário da companhia que gere as linhas ferroviárias japonesas motivou a criação deste comboio do futuro.

Se há alguém, ou neste caso um país, que sonhe com transportes do futuro, esse alguém é sem dúvida o Japão.

Uma conceituada arquiteta japonesa, Kazuyo Sejima, desenhou um comboio futurista invisível que deve chegar ao país ainda em 2018, avança a Fox News. Como é óbvio, o efeito de invisibilidade deste comboio não é literal e só é conseguido graças à utilização de materiais super reflectores.

Segundo a criadora, a ideia é que o veículo se adapte aos diferentes cenários por onde circula durante as viagens por todo o território.

“O comboio passa por diferentes cenários, desde as montanhas de Chichibu ao centro de Tóquio, logo pensei que seria bom se este conseguisse co-existir com esta grande variedade de cenários”, explica a arquiteta num comunicado.

A arquiteta, que ganhou o prémio Pritzker em 2010, foi convidada pela Seibu, companhia que gere as linhas ferroviárias japonesas, para criar este comboio como uma forma de celebrar o 100.º aniversário da empresa.

“Também espero que o interior deste comboio seja propício para que os seus passageiros possam relaxar durante a viagem, como se fosse uma espécie de sala de estar, para que possam pensar para si mesmos ‘Espero andar neste comboio outra vez’”, afirma.

Sejima é conhecida pelas suas obras “clean” e com grande recurso a materiais como o vidro ou o metal. Algumas das suas criações podem ser vistas um pouco por todo o mundo como, por exemplo, o Le Louvre Lens Museum, em França, ou o Pavilhão Serpentine, em Londres.

VEJA AINDA:

5G: NOS ASSUME-SE VENCEDORA DO LEILÃO E DIZ QUE SE ABRE ‘UM NOVO CAPÍTULO’ NA HISTÓRIA DA EMPRESA

Lusa

TERRORISMO: MAIS DE 12 MILHÕES DE CRIANÇAS TRAUMATIZADAS NA NIGÉRIA

Lusa

GREENPEACE PEDE À UE QUE PROIBA VOOS DE CURTA DISTÂNCIA E OS SUBSTITUA POR COMBOIOS

Lusa

FIFA REÚNE-SE COM SELECIONADORES PARA DISCUTIR CALENDÁRIO E MUNDIAL DE DOIS EM DOIS ANOS

Lusa

PETRÓLEO: CONSUMO E PROCURA ULTRAPASSARÁ NÍVEIS DE PRÉ-PANDEMIA EM 2022

Lusa

5G: PRESIDENTE DA ANACOM GARANTE ‘COBERTURA PLENA’ EM PORTUGAL EM 2025

Lusa