RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA INTERNACIONAL

JAPÃO: COMBOIO INVISÍVEL

O COMBOIO INVISÍVELnbsp| RÁDIO REGIONAL

Centésimo aniversário da companhia que gere as linhas ferroviárias japonesas motivou a criação deste comboio do futuro.

Se há alguém, ou neste caso um país, que sonhe com transportes do futuro, esse alguém é sem dúvida o Japão.

Uma conceituada arquiteta japonesa, Kazuyo Sejima, desenhou um comboio futurista invisível que deve chegar ao país ainda em 2018, avança a Fox News. Como é óbvio, o efeito de invisibilidade deste comboio não é literal e só é conseguido graças à utilização de materiais super reflectores.

Segundo a criadora, a ideia é que o veículo se adapte aos diferentes cenários por onde circula durante as viagens por todo o território.

“O comboio passa por diferentes cenários, desde as montanhas de Chichibu ao centro de Tóquio, logo pensei que seria bom se este conseguisse co-existir com esta grande variedade de cenários”, explica a arquiteta num comunicado.

A arquiteta, que ganhou o prémio Pritzker em 2010, foi convidada pela Seibu, companhia que gere as linhas ferroviárias japonesas, para criar este comboio como uma forma de celebrar o 100.º aniversário da empresa.

“Também espero que o interior deste comboio seja propício para que os seus passageiros possam relaxar durante a viagem, como se fosse uma espécie de sala de estar, para que possam pensar para si mesmos ‘Espero andar neste comboio outra vez’”, afirma.

Sejima é conhecida pelas suas obras “clean” e com grande recurso a materiais como o vidro ou o metal. Algumas das suas criações podem ser vistas um pouco por todo o mundo como, por exemplo, o Le Louvre Lens Museum, em França, ou o Pavilhão Serpentine, em Londres.

VEJA AINDA:

ZELENSKY RECUSA CEDER ÁREAS OCUPADAS À RÚSSIA PARA NEGOCIAR FIM DA GUERRA

Lusa

UNIVERSIDADE DE COIMBRA CRIOU SISTEMAS DE FRIO E CONGELAMENTO PARA REGIÕES SEM ELETRICIDADE

Lusa

EUA: VÁRIOS MORTOS NUM TIROTEIO EM ESCOLA DO TEXAS – ATIRADOR ABATIDO

Lusa

ELON MUSK ACUSADO DE ASSÉDIO SEXUAL POR HOSPEDEIRA DA SPACEX

Lusa

PORTO: METRO ALARGA LINHA DO AEROPORTO E REFORÇA FREQUÊNCIAS

Lusa

HACKERS DO GRUPO ‘KILLNET’ PRÓ-RUSSO ATACAM SITES OFICIAIS ITALIANOS

Lusa