Connect with us

INTERNACIONAL

JOVEM INDONÉSIO SOBREVIVEU 48 DIAS “À DERIVA” NO MAR (vídeo)

Um jovem indonésio sobreviveu 48 dias com a ajuda de uma plataforma para captura de peixe até ter sido resgatado por um cargueiro a cerca de dois mil quilómetros do território norte-americano de Guam, no Pacífico.

Data:

em

Um jovem indonésio sobreviveu 48 dias com a ajuda de uma plataforma para captura de peixe até ter sido resgatado por um cargueiro a cerca de dois mil quilómetros do território norte-americano de Guam, no Pacífico. De acordo com fontes oficiais, o jovem foi desembarcado no Japão.

O diplomata Fajar Firdaus, do consulado da Indonésia em Osaca, no Japão, disse à agência noticiosa Efe que Aldi Novel Adilang, 19 anos, se encontra bem de saúde, tendo já regressado a casa, em Wori, nas Celebes, Mar de Sonda, no arquipélago indonésio.

No passado dia 14 de julho, Aldi encontrava-se a trabalhar na plataforma flutuante de madeira para captura de peixe, ancorada a 125 quilómetros ao largo do norte das Celebes, quando ocorreu um corte no cabo da âncora que empurrou o viveiro para norte devido aos ventos fortes que se faziam sentir.

O jovem vivia na plataforma de grandes dimensões e era responsável pela manutenção do sistema de iluminação utilizada para atrair o peixe. Aldi exercia uma atividade solitária, contactando apenas uma vez por semana com a equipa que recolhia o pescado e lhe deixava provisões.

A estrutura não dispunha de motor e permaneceu durante mais de um mês à deriva, mas o náufrago que dispunha de um aparelho de transmissão via rádio – que funcionava com energia solar – contactou ao longo das últimas semanas com pelo menos 10 navios.

Finalmente, o cargueiro “MV Arpeggio”, do Panamá, intercetou o sinal de rádio e resgatou Aldi no dia 31 de agosto, em águas territoriais da ilha de Guam.

O resgate foi difícil devido à forte ondulação que impediu o navio de se aproximar enquanto tentava não destruir a plataforma de madeira. O rapaz acabou por ser recolhido através de um cabo lançado pela embarcação de transporte de mercadorias.

“O capitão do navio que o resgatou disse que, quando o encontraram, Aldi estava tão débil que não conseguia levantar-se devido à extrema fadiga”, explicou à Efe o diplomata indonésio. O navio de carga desembarcou o náufrago no Japão e Aldi regressou à Indonésia no dia 8 de setembro.

Veja aqui o vídeo original do salvamento … bonito de ver e com um final feliz !

LUSA

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

CHUVA DE GOLOS GARANTE VITÓRIA DOS LEÕES (vídeo)

O Sporting não ganhou para o susto, mas no final acabou por vencer o Nacional por 5-2.

DESPORTOPublicado há 6 horas

BENFICA VENCE MARÍTIMO PELOS ‘SERVIÇOS MÍNIMOS’

O Benfica manteve-se hoje a quatro pontos do líder FC Porto, ao vencer por 1-0 no reduto do Marítimo, em...

REGIÕESPublicado há 6 horas

ANTENA DA MÉDIA CAPITAL SOB INVESTIGAÇÃO NA QUEDA DO HELICÓPTERO DO INEM

Média Capital Rádio está na mira da investigação da queda do helicóptero do INEM.

REGIÕESPublicado há 6 horas

BOMBEIROS EXIGEM INQUÉRITO RIGOROSO À QUEDA DE HELICÓPTERO

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, pediu hoje um inquérito rigoroso à queda de um helicóptero...

REGIÕESPublicado há 9 horas

ESTAÇÃO DE RÁDIO ESTARÁ ‘ENVOLVIDA’ NA QUEDA DO HELICÓPTERO DO INEM

Antena emissora de estação de rádio estará envolvida na queda de helicóptero do INEM.

REGIÕESPublicado há 10 horas

A PRIORIDADE É APOIAR AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DA QUEDA DE HELICÓPTERO

A empresa operadora do helicóptero do INEM que caiu este sábado em Valongo, garantiu hoje à Lusa que a prioridade...

DESPORTOPublicado há 1 dia

FC PORTO VENCE NOS AÇORES E REVALIDA LIDERANÇA (vídeo)

O FC Porto soma a décima terceira vitória consecutiva. Em Ponta Delgada o porto venceu por 1-2 após estar temporariamente...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

HELICÓPTERO DO INEM DESPENHOU-SE EM VALONGO

Um helicóptero do INEM com quatro pessoas a bordo, sediado em Macedo de Cavaleiros estará “desaparecido”, depois das comunicações com...

REGIÕESPublicado há 1 dia

MINISTRA DA CULTURA: FOZ CÔA ‘PRECISA’ DE NOVOS PÚBLICOS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu hoje em Vila Nova de Foz Côa que é preciso atrair novos públicos...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES MANIFESTAM-SE CONTRA A SEGURANÇA SOCIAL

Cerca de 30 professores contratados com horários incompletos, que se dizem lesados pelos descontos para a Segurança Social, manifestaram-se hoje...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS