RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

JUNCKER: “BREXIT É UM FRACASSO E UMA TRAGÉDIA”

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, classificou o Brexit como “um fracasso e uma tragédia”, a poucos dias do Reino Unido ativar o Artigo 50º do Tratado de Lisboa, que dará início às negociações formais para pela primeira vez na história um país abandonar o processo de construção europeia.

“[A saída da UE] vai entristecer-me, como me entristeceu a votação no referendo. Para mim é uma tragédia”, disse o presidente da Comissão Europeia, em entrevista à BBC. “Um fracasso e uma tragédia”, sublinhou.

Juncker considera que a saída britânica da UE acarreta um custo, que não deve ser encarado como “um castigo” ou “uma sanção” pelos britânicos. O presidente da Comissão Europeia defende ser “uma fatura que reflete os compromissos que foram assumidos pelo governo e pelo parlamento britânicos”.

Os impacto nas vidas dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido continua a ser um dos temas centrais nas negociações. O luxemburguês diz que está “fortemente empenhado em preservar os direitos dos europeus no Reino Unido e dos britânicos na Europa”, acrescentando: “Isto não é regatear, é respeitar a dignidade humana”.

VEJA AINDA:

UMA EM QUATRO PESSOAS EM IDADE ATIVA NA UE NÃO TRABALHAVAM EM 2021

Lusa

COVID-19: PORTUGAL O PAÍS DA UE COM MAIS NOVOS CASOS E SEGUNDO DO MUNDO

Lusa

UNIÃO EUROPEIA VAI CONCEDER À UCRÂNIA ESTATUTO DE “PAÍS CANDIDATO”

Lusa

UNIÃO EUROPEIA ANUNCIA CÓDIGO DE CONDUTA CONTRA AS FAKE-NEWS

Lusa

EM 2024 CHEGA O CARREGADOR UNIVERSAL PARA TELEMÓVEIS, TABLETS E CÂMARAS

Lusa

ÁRBITRO ARTUR SOARES DIAS NO HUNGRIA-INGLATERRA DA LIGA DAS NAÇÕES DE FUTEBOL

Lusa