RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

LEGISLATIVAS 2022: DEBATE ANTÓNIO COSTA (PS) E RUI RIO (PSD) – VEJA AQUI

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O presidente do PSD e o secretário-geral do PS divergiram hoje sobre o modelo económico para o país, com Rio a defender prioridade à redução fiscal para empresas e Costa a prometer menos impostos para famílias este ano.

Estas posições foram assumidas no frente a frente entre António Costa e Rui Rio, moderado e transmitido pela RTP, SIC e TVI, na parte dedicada à economia, impostos e salários.

O presidente do PSD foi confrontado com o facto de o seu programa prever uma redução imediata do IRC para as empresas e apenas pretender descer os impostos para as famílias, o IRS, no final da legislatura.

“Se quisesse ganhar eleições mais rapidamente, em vez de olhar para o futuro do país, fazia o contrário, mas isso era persistir na política do PS que deu o resultado que deu (..) Portugal está na cauda da Europa”, acusou, defendendo que a descida de impostos tem de começar pelas empresas, que criam riqueza, para depois a poder distribuir.

Na resposta, António Costa defendeu que, nos seis anos do Governo do PS, as empresas tiverem, através de várias políticas de incentivos, uma redução equivalente “a três pontos percentuais do IRC”.

“Eu apresento-me a eleições não só com um programa de Governo, mas com o Orçamento do Estado para 2022, que será apresentado no parlamento no dia em que terminar a discussão do programa de Governo”, afirmou, frisando que esse documento prevê para este ano a redução do IRS para as famílias da classe média com o desdobramento dos escalões, bem como para as famílias com filhos, bem como a isenção desse imposto para mais pessoas.

Ou seja, defendeu, se o PS vencer as eleições a redução do IRS “não é algo que acontecerá eventualmente em 2025 ou 2026”, garantindo que esta trajetória será para prosseguir até final da legislatura.

“Acabei de ouvir que a política económica que o dr. António Costa se propõe seguir é exatamente a mesma que fez desde que é primeiro-ministro e até desde que o PS tem governado maioritariamente o país desde 1995, em governos em que sempre teve cargos de responsabilidade”, afirmou.

Rui Rio insistiu que na prioridade à criação de riqueza e só depois à distribuição: “Quero o futuro dos portugueses, não quero só o amanhã”.

Veja Aqui – Vídeo SIC Notícias:

LEGISLATIVAS 2022: ANTÓNIO COSTA x RIO RIO

LEGISLATIVAS 2022: ANTÓNIO COSTA x RIO RIO

VEJA AINDA:

OS GOLOS E AS REAÇÕES: PORTO X ESTORIL

Lusa

ANTÓNIO COSTA: O CONGRESSO DA UEFA EM PORTUGAL É UMA ‘ESCOLHA VENCEDORA’

Lusa

SABROSA: ‘TROCA DE VEREADORES’ PARA GARANTIR ESTABILIDADE AUTÁRQUICA

Lusa

JUSTIÇA: GOVERNO ESTUDA NOVO TRIBUNAL CENTRAL ADMINISTRATIVO NO CENTRO

Lusa

PORTO 4 VIZELA 2: O RESUMO E OS GOLOS (VÍDEO)

Lusa

A HISTÓRIA DO 25 DE ABRIL

Rádio Regional
Hide picture