Ligue-se a nós

REGIÕES

LISBOA: TODOS OS 18 MUNICÍPIOS DA AML EM RISCO ‘ELEVADO’ E ‘MUITO ELEVADO’

A Área Metropolitana de Lisboa (AML), que continua isolada ao fim de semana devido à incidência da covid-19, tem todos os seus 18 municípios sujeitos a medidas mais restritivas de desconfinamento, com destaque para Lisboa e Sesimbra.

Online há

em

A Área Metropolitana de Lisboa (AML), que continua isolada ao fim de semana devido à incidência da covid-19, tem todos os seus 18 municípios sujeitos a medidas mais restritivas de desconfinamento, com destaque para Lisboa e Sesimbra.

Lisboa juntou-se a Sesimbra e deu um passo atrás no processo de desconfinamento por estar em “risco muito elevado”, com uma taxa de incidência de covid-19 superior a 240 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias.​​

Os restantes 16 municípios da AML encontram-se em “risco elevado” de incidência da covid-19, por terem 120 casos por 100 mil habitantes.

São eles Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Na semana passada, Sesimbra já estava em risco muito elevado, Lisboa, Cascais e Sintra estavam em risco elevado e os restantes 14 concelhos estavam em “alerta”.

Tal como no passado fim de semana, entre estes 18 concelhos pode-se circular à vontade.

No entanto, será proibido circular para fora desta área entre as 15:00 de sexta-feira e as 06:00 de segunda-feira.

Os concelhos que limitam a fronteira da AML com as regiões vizinhas são os de Mafra, Loures e Vila Franca de Xira, que ligam a Norte com a região Oeste, e os de Setúbal, Palmela, Montijo e Alcochete, que a Sul ligam com o Alentejo.

No próximo fim de semana, por exemplo, quem sair de Lisboa para Norte pela A8 – Autoestrada do Oeste, terá de sair no nó de Enxara do Bispo (Mafra), junto ao vizinho concelho de Sobral de Monte Agraço e no limite do concelho de Mafra (e da AML), enquanto que, pela A1, que liga Lisboa ao Porto, o Carregado já fica em Alenquer e, portanto, fora da AML.

Na direção ao Algarve, quem não quiser sair dos limites metropolitanos terá de sair na Marateca (Palmela, ainda na AML).

Esta semana, segundo a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o Governo decidiu manter um conjunto de exceções para esta proibição, mas acrescentou outra forma de passar os limites metropolitanos, que é ter um certificado digital ou um teste negativo à covid-19.

Segundo a ministra, o teste válido a apresentar, caso seja pedido pelas autoridades, é o de PCR (feito nas últimas 72 horas) ou de antigénio feito nas últimas 48 horas (autotestes não servem).

Em alternativa, pode ser apresentado o certificado digital que está disponível no ‘site’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e que contém os dados em como o utente tem a vacinação completa ou em como recuperou da doença.

Na semana passada existiam 18 exceções admitidas para entrar e sair da AML ao fim de semana.

Entre elas estavam “motivos de saúde” ou “outros motivos de urgência imperiosa” e deslocações para trabalhar, atestadas por declaração da entidade empregadora ou uma declaração emitida pelo próprio no caso dos trabalhadores independentes.

Os profissionais de saúde no exercício da sua função não precisavam de qualquer declaração para passar a fronteira da AML, assim como trabalhadores de lares e instituições de apoio social, pessoal docente e não docente, agentes de proteção civil, das forças de segurança, militares, pessoal civil das forças armadas e inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), titulares de órgãos de soberania, dirigentes de partidos políticos representados no parlamento, ministros de culto e pessoal de missões diplomáticas e consulares, desde que se encontrassem a desempenhar funções oficiais.

Menores e acompanhantes podiam deslocar-se para cumprir a regulação do poder paternal e, tal como estudantes do ensino superior e utentes idosos, podiam ir para estabelecimentos escolares, atividades de tempos livres e centros de dia ou realizar provas e exames.

Os cidadãos, assim como os advogados e os solicitadores, podiam deslocar-se para participar em atos processuais junto de entidades judiciárias ou se fossem a um serviço de atendimento público agendado.

Podia ainda circular quem se deslocasse para fora do país, nomeadamente através do aeroporto, assim como quem precisasse de ultrapassar as fronteiras metropolitanas para se deslocar para o local de residência.

Segundo o Governo, as medidas pretendem “a contenção” da variante ‘delta’ do coronavírus no resto do país, uma vez que a sua incidência é maior na AML, devido a vários fatores.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos 3.893.974 vítimas em todo o mundo, resultantes de mais de 179.516.790 casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.079 pessoas e foram confirmados 869.879 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

REGIÕES

VILA NOVA DE GAIA: PJ DETÉM “JOVEM” SUSPEITO DE TENTAR MATAR COM UMA GARRAFA

Um homem de 22 anos foi detido por suspeita de ter tentado matar outro com uma garrafa de vidro partida na quarta-feira à noite, em Vila Nova de Gaia, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Online há

em

Um homem de 22 anos foi detido por suspeita de ter tentado matar outro com uma garrafa de vidro partida na quarta-feira à noite, em Vila Nova de Gaia, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Na sequência desse ataque, a vítima sofreu uma grave lesão pulmonar e o alegado agressor ferimentos nas mãos, adiantou, em comunicado.

Naquela noite, o suspeito estava acompanhado por um amigo quando, por motivo fútil, se envolveu numa discussão com um desconhecido na zona do Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, sublinhou a PJ.

“A dado momento, o detido empunhou uma garrafa partida e desferiu vários golpes na vítima, ferindo-a com gravidade”, referiu.

A PJ acrescentou ainda que a agressão só parou quando algumas pessoas que circulavam na rua foram em seu auxílio.

O homem, suspeito de homicídio qualificado na forma tentada, vai ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal para primeiro interrogatório.

O alerta para o incidente foi dado pelas 21:37 de quarta-feira, junto à estação de metro General Torres, referiu à Lusa fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

O incidente envolveu a agressão com arma branca de dois homens a outros dois homens, explicou então a mesma fonte, sem detalhar os ferimentos ou o possível motivo.

Na quinta-feira, fonte policial indicou que a investigação aos desacatos ocorridos tinha passado para a alçada da Polícia Judiciária.

LER MAIS

REGIÕES

LISBOA: POLÍCIA DETEVE CINCO HOMENS COM 370 KG DE HAXIXE

A PSP deteve cinco homens por tráfico de drogas e aprendeu quase 370 quilos de haxixe na zona de Lisboa e Algarve no âmbito de uma investigação que durava há cerca de um ano, indicou hoje à Lusa aquele polícia.

Online há

em

A PSP deteve cinco homens por tráfico de drogas e aprendeu quase 370 quilos de haxixe na zona de Lisboa e Algarve no âmbito de uma investigação que durava há cerca de um ano, indicou hoje à Lusa aquele polícia.

Segundo o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, as detenções dos cinco homens, com idades entre 25 e os 60 anos, foram feitas através da esquadra de investigação criminal da divisão policial de Loures e do Grupo de Operações Especiais da Unidade Especial de Polícia.

A Polícia de Segurança Pública refere que estas detenções surgem no âmbito de uma investigação dirigida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Loures que decorria há cerca de um ano, tendo sido dado cumprimento a sete mandados de busca domiciliária e quatro mandados de busca não Domiciliária nas zonas de Odivelas, Loures, Lisboa, Quarteira e Ericeira.

A PSP refere também que dois dos detidos de nacionalidade espanhola tinham mandados emitidos pelo país de origem para o cumprimento de cino e 15 anos de prisão efetiva pelos crimes de tráfico de droga.

Durante esta operação, a PSP apreendeu 732.000 doses individuais de haxixe, o equivalente a 366 quilos, 9,7 doses individuais de ectasy, 122.170 euros em notas, 18 telemóveis e três viaturas.

Os cinco detidos foram presentes ao juiz de instrução, tendo quatro ficado em prisão preventiva e um com termo de identidade e residência.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS